A Pandemia e as Estratégias Educacionais | HUMUS

A Pandemia do Novo Coronavirus e as
Estratégias Educacionais

Boas práticas em meio à dificuldade

Conheça a experiência da Faculdade do Futuro – FAF (Manhuaçu/MG)

A FAF, por meio de seu Comitê de Contingência, desenvolveu uma série de estratégias remotas para atender a sua comunidade acadêmica diante da pandemia da COVID-19. Antes mesmo da oficialização da suspensão das aulas presenciais, nos preparamos para a continuidade do processo pedagógico de ensino e aprendizagem por meio de aulas remotas, contemplando momentos síncronos e assíncronos de atividades no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

 

Os desafios iniciais foram quanto a escolha da melhor plataforma para atender toda a comunidade acadêmica, bem como de ferramentas digitais, da estrutura semanal de atividades e da capacitação dos docentes frente à adoção de novas tecnologias digitais e orientações aos alunos. Vencida estas etapas do planejamento, elaboração e execução, as aulas presenciais dos cursos de Graduação foram totalmente transferidas para o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) no dia 19 de março de 2020.

 

Nossos alunos estão assistindo as aulas ao vivo no mesmo horário dos cursos noturnos e com os mesmos professores das aulas presenciais, e posteriormente, têm acesso a gravação das aulas no AVA para aqueles que não puderem assistir ou tiverem falha de conexão, e ainda, para a revisão dos conteúdos.

 

A equipe docente está em home office, gravando os conteúdos e tendo suporte técnico da equipe de Tecnologia da Informação. 

 

Para os alunos que não tem acesso a uma boa conexão de internet, e por isso, não acessam diariamente o AVA, disponibilizamos todos os conteúdos semanais gravados em um pen-drive, para que o aluno possa ter a continuidade de seus estudos remotos.

 

Veja mais informações no vídeo: