BLOCO JUNHO
MÓDULOS I ao IV
-
MÓDULO I – MERCADO E ESTRATÉGIA EMPRESARIAL NA EDUCAÇÃO – CENÁRIOS PARA 2024 e 2025
-
Desafios atuais no setor da educação no Brasil
-
Mario Ghio
É membro do Conselho de Administração da Vasta Somos, Presidente da Abraspe e da Fundação Pitágoras. Também é conselheiro de várias organizações não governamentais (ONGs). Foi CEO da Abril Educação, Diretor Acadêmico da Kroton e da Estácio (YDUQS), Diretor de plataformas educacionais do Grupo Santillana, entre outros cargos no setor educacional. Iniciou a carreira lecionando Química no Anglo Vestibulares. Tem como formação a Engenharia Química pela USP, MBA pelo INSPER e pós-graduação pelo MIT.
-
MÓDULO II – GESTÃO DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM
-
O papel da gestão do ensino e da aprendizagem nos cenários educacionais
-
Desenvolvimento e Design de Currículo
-
Estratégias e Metodologias Pedagógicas (Neurodiversidade)
-
Avaliação e Feedback Discente
-
Ações para implementação das estratégias aprendidas
-
Rodrigo Teixeira Conceição
Consultor associado da HUMUS. Profissional com mais de 20 anos de experiência no cenário educacional, atuou como gestor pedagógico em renomadas instituições de ensino como por exemplo Colégio Santo Américo e o Colégio Nossa Senhora do Rosário. Graduado em Educação Física, licenciado em pedagogia, possui especializações em School Management & Leadership pela Harvard Graduate School of Education, Universidade de São Paulo e cursa Pós-graduação em Administração de empresas na FGV. Além de diretor, atua como palestrante e é escritor de artigos na área de gestão escolar e liderança.
-
MÓDULO III – O NOVO ENSINO MÉDIO EM AÇÃO
-
Estrutura e organização do ensino médio no Brasil
-
Referencial Curricular e Políticas Educacionais
-
Desafios e Oportunidades no Ensino Médio Brasileiro
-
Abordagens Pedagógicas e Métodos de Ensino
-
Sistemas de Engajamento e Suporte ao Aluno
-
Rodrigo Teixeira Conceição
Consultor associado da HUMUS. Profissional com mais de 20 anos de experiência no cenário educacional, atuou como gestor pedagógico em renomadas instituições de ensino como por exemplo Colégio Santo Américo e o Colégio Nossa Senhora do Rosário. Graduado em Educação Física, licenciado em pedagogia, possui especializações em School Management & Leadership pela Harvard Graduate School of Education, Universidade de São Paulo e cursa Pós-graduação em Administração de empresas na FGV. Além de diretor, atua como palestrante e é escritor de artigos na área de gestão escolar e liderança.
-
MÓDULO IV - GESTÃO DE TALENTOS E LIDERANÇA
-
Desafios da liderança na educação
-
Cultura organizacional com foco na excelência
-
Liderando Líderes
-
Liderar equipes heterogêneas - o grande desafio
-
Motivação X movimento
-
Sonia Simões Colombo
CEO e fundadora da HUMUS. Presidente do Instituto ELA – Educadoras do Brasil. É Consultora nas áreas de Planejamento Estratégico e Gestão de Pessoas. Escritora e organizadora de diversos livros na área de gestão educacional, destacando-se: “Gestão Universitária - os caminhos para a excelência”, “Desafios da Gestão Universitária Contemporânea”, “Nos Bastidores da Educação Brasileira – a gestão vista por dentro”, “Gestão Educacional: Uma Nova Visão”; “Marketing Educacional em Ação” e “Escolas de Sucesso”. Psicóloga, com especialização em Administração de Empresas, e Lead Assessor pela Quality Management International.
Visitas a escolas de referência
-
Camino School
Escola trilíngue — português, inglês e espanhol — ativa, conectada e humana. Embasa sua prática nas pesquisas mais relevantes sobre educação e adota uma metodologia centrada na aprendizagem
-
Lourenço Castanho
A escola tem se destacado na missão de fazer uma pedagogia aprimorada que ressalta a importância de formação integral. Seu projeto pedagógico inovador e ousado contempla desenvolver a autonomia e a dimensão social do aluno, além da aprendizagem das áreas acadêmicas.
DEPOIMENTO
LUDMYLLA RONDON
Manaus/AM
BLOCO AGOSTO
MÓDULOS V ao XI
-
Módulo V – GESTÃO PEDAGÓGICA BASEADA EM DADOS
-
Coleta e monitoramento baseado em dados
-
Pensamento estruturado para tomada de decisão
-
Evidências e construção de hipóteses
-
Profa. Dra. Fabia Antunes
Diretora Pedagógica da Escola Lourenço Castanho e com certificação IB administrator. Doutora e Mestre em Pedagogia do Movimento pela Universidade de São Paulo – USP, com pesquisa voltada para a construção curricular e aprendizagem educacional, Bacharel e Licenciada em Educação Física pela Universidade de São Paulo, Especialista em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing ESPM. Visitas internacionais em instituições educacionais, em cidades como: Nova Iorque, São Francisco, Seattle, Vancouver e Reggio Emilia.
-
MÓDULO VI – GESTÃO DA SEGURANÇA ESCOLAR
-
Análise de Riscos: Como identificar e avaliar os riscos inerentes ao ambiente escolar
-
Implementação de Normas: Como aplicá-las eficientemente na prática escolar
-
Cultura de Segurança: Estratégias para fomentar uma cultura de segurança que envolva toda a comunidade escolar, incluindo alunos, pais e funcionários
-
Resposta a Emergências: Técnicas e procedimentos essenciais para uma resposta eficaz em casos de emergência
-
Case Studies e Melhores Práticas: Exemplos reais e orientações práticas de escolas que alcançaram sucesso em suas iniciativas de segurança
-
Eric Amorim
Especialista em Segurança Escolar. Enfermeiro com Especializações em Cardiologia, Gestão de Saúde e Gestão Escolar pela Universidade de São Paulo (USP). Autor de 14 livros sobre Prevenção de Acidentes e Primeiros Socorros, desenvolvedor da metodologia Projeto Anjo - Lições que Salvam Vidas. Eric é frequentemente convidado para participar de entrevistas na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) sobre segurança escolar, apresentando técnicas para redução da violência nesse ambiente. Também é colunista na revista "Direcional Escolas", com o tema segurança escolar.
-
MÓDULO VII - A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PARA POTENCIALIZAR A EDUCAÇÃO
George R. Stein
Diretor Fundador da Pedagog.IA - Inovação em Aprendizagem. Atua em Inovação para Aprendizagem, Inovação Social e Gestão com mais de 20 anos desenvolvendo projetos de transformação em Escolas e Organizações do 2º. e 3º. setores. Consultor, Palestrante e Mentor internacional (SXSW Edu e innovationhub.school) Associado da Reos Partners e Conselheiro na Labor Educacional. Doutor em Educação, com tese em Mediação Docente Diferenciada, na linha de pesquisas Novas Tecnologias Educacionais (pela PUC-SP), Engenheiro de Produção (Poli- USP), Especialista em Diferenciação Pedagógica (Harvard Graduate School of Education) e Inovação Social / Teoria U (MIT - Presencing Institute e Reos Partners).
-
MÓDULO VIII – O OLHAR DA GESTÃO ESCOLAR PARA A SUSTENTABILIDADE FINANCEIRA
-
Por que a gestão financeira da escola deve ser realizada com o mesmo cuidado e disciplina que dedicamos ao planejamento escolar?
-
Análise econômica dos serviços educacionais prestados e o gerenciamento dos recursos para garantia da sustentabilidade financeira da escola
-
Pedagogo vs Finanças: desmistificando paradigmas sobre a necessidade de muito conhecimento para organizar e analisar as informações financeiras
-
A importância do aprendizado e utilização de algumas ferramentas na gestão financeira: Orçamento, Custos e Formação de preço
-
Robson Luis do Espirito Santo
Consultor associado da HUMUS. Sócio Diretor da XHL Educacional. Administrador de Empresas. Especialista em Gestão Financeira e Gestão Estratégica de Custos para prestadores de serviço. Professor de Custos no Curso de Pós-Graduação de Hotelaria Hospitalar do Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa (Albert Einstein). Responsável por inúmeras implantações de Gestões de Custos na área de prestação de serviço
-
MÓDULO IX – EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
-
Desafios enfrentados na promoção da inclusão escolar
-
As diversas possibilidades para tornar as escolas ambientes mais inclusivos e acolhedores
-
PEI (Planejamento Educacional Individualizado)
-
Adaptações curriculares e formação de professores
-
O papel da família e da comunidade na inclusão
-
Carla Pina
Psicóloga e psicopedagoga com formação em Psicologia Junguiana pelo Instituto Sedes Sapientae. Com mais de 20 anos de experiência, se destaca como psicóloga escolar, especialista em desenvolvimento humano e distúrbios de aprendizagem é reconhecida por sua atuação como mentora de projetos de formação socioemocional e projeto de vida, programas de inclusão, capacitação de professores e orientação parental.
-
MÓDULO X – FAMÍLIA NA ESCOLA
-
Família na escola - aproximando e agregando valores a esta parceria
-
Professor capacitado para ser agente de aproximação e vínculo
-
Aluno como protagonista
-
Exemplo de escolas internacionais
-
Roberta Ibanez Castro Mardegam
Diretora Executiva da RRA Educacional, empresa mantenedora dos colégios Cermac e High Line School. Gestora da Regional São Paulo do Instituto ELA Educadoras do Brasil. Pedagoga, graduada em Letras e pós-graduada em Literatura. Visita sistematicamente escolas no Brasil e em países que mais se destacam no contexto internacional, como Portugal, França, Espanha, Holanda, Finlândia, Singapura, Japão, Canadá, Nova Zelândia e Austrália, entre outros.
-
MÓDULO XI - FORMAÇÃO DOCENTE
-
Encontros de formação e capacitação continuada
-
Fortalecendo a equipe pedagógica
-
Exemplos de Singapura e Finlândia
-
Roberta Ibanez Castro Mardegam
Diretora Executiva da RRA Educacional, empresa mantenedora dos colégios Cermac e High Line School. Gestora da Regional São Paulo do Instituto ELA Educadoras do Brasil. Pedagoga, graduada em Letras e pós-graduada em Literatura. Visita sistematicamente escolas no Brasil e em países que mais se destacam no contexto internacional, como Portugal, França, Espanha, Holanda, Finlândia, Singapura, Japão, Canadá, Nova Zelândia e Austrália, entre outros.
Visitas a escolas de referência
-
Colégio Humboldt
Escola bilíngue, de encontro cultural e linguístico, com foco no protagonismo do aluno, no ensino para um mundo em constante movimento e em oportunidades de formação e carreiras internacionais. Oferece formação da Educação Infantil ao Ensino Médio – seja com diploma brasileiro e/ou alemão – além da Formação Profissional Dual.
-
Instituto J&F
É um centro de educação para os negócios, que apoia empresas educadoras por meio de projetos socioeducacionais. Atua na verticalização da educação, iniciando suas atividades nos primeiros anos do Ensino Fundamental (Apoio às Escolas Públicas), abrangendo o Ensino Fundamental II e o Ensino Médio (por meio das suas três escolas voltadas para o desenvolvimento e para a formação em Negócios, Tecnologia e Liderança com ênfase em Produção), alcançando também o Ensino Superior.
DEPOIMENTOS
Rosângela Markmann Messa
Juliana Scarcello Conte
Carolina Mascarenhas