BANNER EVENTO  (8).png
04 de outubro.png
 
  • 8h30 – Retirada das Credenciais e Welcome Coffee

  • 9h00 – Autoavaliação e gestão da aprendizagem e do impacto social: das acreditações internacionais à regulação do MEC

Rogerio Paes Costa.png

Rogerio Paes Costa
Procurador Institucional, Secretário-Geral e Coordenador de Acreditações do Insper Instituto de Ensino e Pesquisa. Gerente da SAVI - Secretaria de Avaliação Institucional desde 2014. Experiência de mais de vinte e cinco anos no ensino superior, com atuação em assuntos regulatórios (MEC, INEP, CAPES e CNPq), registro acadêmico, gestão do corpo docente e projetos de acreditação internacional. MBA Executivo pelo Insper, pós-graduado em Direito Educacional, Gestão Empresarial, Ensino da Língua Inglesa e Tradução; licenciado em Letras (Inglês/Português) e bacharel em Ciência da Computação.

  • 10h00 – Coffee break e networking

  • 10h20 – A atuação da autoavaliação institucional para o aperfeiçoamento da curricularização da extensão

Aline Alves de Andrade.png

Aline Alves de Andrade
Vice-presidente Executiva de Estratégia e Transformação nos Centros Universitários FMU e FIAM-FAAM, docente, mentora, avaliadora institucional e de curso pelo INEP/MEC e membro do Conselho Deliberativo da ANUP. Bacharel em Fisioterapia com especialização em Gestão Educacional e Mestrado em Administração – Governança Corporativa, atua na gestão de grandes instituições de ensino desde 1998, em posições, tais como Diretora Nacional de Regulação e Suporte Acadêmico em grande grupo educacional internacional, como Vice-reitora e Vice-presidente Acadêmica e de Inovação em renomadas Instituições de Ensino Superior.

  • 11h10 – Inovações tecnológicas no processo autoavaliativo

Tatiana Bernacci Sanchez.png

Tatiana Bernacci Sanchez
Gerente de Regulação Educacional e Ombudsperson da Saint Paul Escola de Negócios.  Diretora de Acreditações, Produtos e Serviços da ANAMBA - Associação Nacional de MBA. Docente em MBAs On-line da FGV. Mentora voluntária no Climate Reality Project e na Generation Brasil. MBA Executivo Internacional em Liderança e Gestão (Saint Paul & ESMT Berlim), Mestrado em Letras (UERJ) e Pós-Graduação em Educação a Distância (Senac). Formação em Tecnologia & Negócios no Programa Leading Digital Reinvention (Saint Paul & IBM-NY).

  • 12h00 – Intervalo para o almoço

  • 13h30 – A tríade PI, CPA e Coordenação: a sinergia necessária para o bom desempenho acadêmico

Hugo Musetti.png

Prof. Hugo Musetti
Coordenador da Comissão Própria de Avaliação - CPA da USF. Coordenador do Núcleo de Legislação e Normas Educacionais, Recenseador Institucional e Procurador Educacional Institucional das instituições Universidade São Francisco - USF - Bragança Paulista - SP e do Instituto Teológico Franciscanos - ITF - Petrópolis – RJ. Mestre em Psicologia na área de Construção e Validação de Instrumentos pela Universidade São Francisco – USF. Experiência de mais de 20 anos na área de avaliação institucional e de cursos. Avaliador do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis - INEP) e Tutor dos cursos de Capacitação para Ingresso de Docentes e de Formação Continuada do BASis - INEP.

  • 14h30 – A CPA como instrumento auxiliar para evitar a evasão escolar

Denise Fabretti.png

Profa. Dra. Denise Fabretti
Coordenadora da CPA e professora da Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM-SP. Consultora jurídica na área de legislação especial: comunicação, marketing e propaganda. Consultora jurídica na área fiscal e tributária. Autora de vários livros. Possui graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, mestrado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e doutorado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

  • 15h30 – Coffee break e networking

  • 15h50 - Regulação, currículo e qualidade: transformando indicadores em inteligência de dados com foco na melhoria de experiência do estudante

luciana santos.png

Luciana Santos
Doutoranda no programa Tecnologias da Inteligência e Design Digital e mestre em Gerontologia [PUC-SP]. Pedagoga e pós-graduada em Design Tecnologia e Produção Gráfica. Docente no ensino superior nas modalidades presencial e online, coordenadora educacional em projetos de Criatividade, Inovação e Tecnologias Educacionais, com ênfase na formação de professores, desenvolvimento de competências e habilidades, Learning Analytics e sistemas personalizados de aprendizagem. Professora Certificada pelo programa Google Certified Innovator. Pesquisadora na área de Processos Cognitivos e Ambientes Digitais.

  • 16h40 - Desafios das avaliações virtuais

Úrsula Andrade.png

Úrsula Andrade
Coordenadora de processos regulatórios na Cogna. Pedagoga formada pela Universidade do Estado de Minas Gerais. Especialista em Gestão de Escolas: Abordagem Administrativa e Pedagógica. Especialista em Docência do Ensino Superior. Bacharel em Direito pela Faculdade Pitágoras de Belo Horizonte.

  • 17h25 - Inovação, tecnologia e empreendedorismo: a CPA como instrumento catalisador de ações transversais na instituição

Prof. Dr. John Paul Lima
Diretor de EaD da FIAP, coordenador da CPA e coordenador do MBA em Health Tech da FIAP. Doutor em Engenharia Elétrica pela USP com período de estudos na KU Leuven - Bélgica. Engenheiro Eletrônico e Mestre em Engenharia Elétrica. Professor da PUC-SP, coordenador do PIBIC - PUC-SP. Além da Engenharia e ensino de engenharia, sua experiência abrange diversas áreas como:  Nanotecnologia, polímeros condutores, Sensores, Materiais semicondutores, Microcontroladores, Machine Learning, Inteligência Artificial, Equipamentos eletromédicos, Instrumentação, project and problem based learning, challenge based learning, metodologias ativas de ensino.

  • 18h00 – Encerramento do primeiro dia

05 de outubro.png
 
  • 9h00 – A adequação ou inadequação dos indicadores de avaliação para a Educação a Distância

Francisco Borges.png

Francisco Borges
Vice-presidente de Regulatório do Descomplica. Executivo do setor de educação, com mais de 25 anos de experiência no desenvolvimento e implantação de projetos educacionais atuando em todos os níveis da Educação. Atuou em grandes grupos educacionais como SENAI, ANIMA, SOMOS Educação e Grupo IBMEC. Mestre em Educação pela Universidade de São Paulo Mestre em Automação e Robótica pela Universidade de Salford Inglaterra. Engenheiro Elétrico pela Faculdade de Engenharia da FAAP. Físico Bacharel pelo Instituto de Física da USP. Experiência em projetos educacionais inovadores e disruptivos.

  • 10h00 – Coffee break e networking

  • 10h20 – Sistematização da CPA em parceria com o setor de qualidade

Marco Antonio Conti Carlotti Filho.png

Me. Marco Antonio Conti Carlotti Filho
Coordenador da CPA e professor da Faculdade Engenheiro Salvador Arena. É mestre em Processos Químicos e Bioquímicos pelo Instituto Mauá de Tecnologia, Especialista em Desenvolvimento de novos produtos pelo Instituto Mauá de Tecnologia. Graduado em Engenharia de Alimentos Universidade Estadual de Campinas. Membro da CPA desde 2010.

  • 11h20 – Desenvolvimento de ações a partir dos resultados da avaliação junto às coordenações e gestores da IES

Mônica de Carvalho.png

Mônica de Carvalho
Coordenadora da Comissão Própria de Avaliação da PUC-SP desde 2018. Socióloga, especialista em Sociologia Urbana, docente vinculada ao Departamento de Ciências Sociais da PUC-SP e pesquisadora da Rede Observatório das Metrópoles-INCT, Núcleo São Paulo.

  • 12h30 – Intervalo para o almoço

  • 14h00 – O contexto da CPA na Avaliação Institucional de Recredenciamento

Felipe Ferrucio.png

Felipe Ferrucio
Coordenador de Regulação Acadêmica na Ânima Educação. Engenheiro Civil com Mestrado Profissional em Administração. Carreira educacional desenvolvida como Tutor Acadêmico, Professor, Coordenador de Curso, Coordenador de estágio e TCC, coordenador de Pesquisa e Extensão, líder ENADE e Coordenador de CPA, sendo todos os cargos desenvolvidos na Universidade Potiguar. Migração para área Regulatória da Laureate Universities (agora Ânima Educação), atuando inicialmente como Especialista de Regulação Acadêmica e atualmente como Coordenador de Regulação Acadêmica. Avaliador de Cursos de Graduação no INEP.

  • 14h40 – A importância da sinergia do PI com a CPA

  • 15h30 – Roda de Conversa - Experiências e práticas relativas às CPA e PI

Denise Sawaia Tofik.png

Coordenação: Profa. Ma. Denise Sawaia Tofik

Diretora Acadêmica na Faculdade Ideal Trends. Consultora Associada da HUMUS Consultoria. Foi Procuradora Institucional da Faculdade Zumbi dos Palmares e Coordenadora do Curso de Serviço Social - EaD da Universidade Salvador - UNIFACS. Administradora pelas Faculdades Hoyler. Assistente Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Diretora Acadêmico-Pedagógica da Universidade de Santo Amaro de 1999 a 2013. Mestre em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

INVESTIMENTO_edited.png
 
INSCRIÇOES_edited.png
 
1. Efetue o pagamento no valor correspondente à opção desejada em favor de Humus Consultoria, nos Bancos:
Banco Itaú  (Agência 0745 - Conta Corrente 32696-7)
Banco Bradesco (Agência 2272-1 - Conta Corrente 14672-2)
CNPJ: 73.732.539/0001-09
2. Após, favor enviar comprovante de depósito para o e-mail , identificando o(s) nomes(s) do(s) inscrito(s) e o da instituição.
Atenção
- A inscrição somente será efetivada após o pagamento e envio do comprovante.
- Somente serão aceitas substituições com até 3 dias úteis antes da data de realização do evento. Em caso de desistência, será efetuada a devolução de 70% (setenta por cento) da taxa de inscrição, mediante o envio de solicitação por escrito até 5 dias úteis antes da realização do evento. A devolução desse valor será efetuada em 5 dias úteis após a realização do evento. Não haverá devolução da taxa de inscrição no caso de no show.
- A programação científica está sujeita a eventuais alterações.  Contamos com a sua compreensão.
regina matos.png

Regina Matos
Procuradora Institucional da Faculdade FIPECAFI e do Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL), Coordenadora da Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Faculdade FIPECAFI. Experiência de mais de vinte e cinco anos no ensino superior, com atuação em assuntos regulatórios (MEC, INEP e CAPES), Secretária Acadêmica, Coordenadora Acadêmica e Diretora de Graduação. Graduada em Processamento de Dados, com especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional e MBA em Melhores Práticas de Docência em Ambientes Tecnológicos e Mestranda em Educação.