Encontro Nacional de CPAs e de PIs

18 e 19 de setembro de 2019

CPA e Procurador Institucional: dinâmicas e atividades para bons indicadores institucionais

Programa

 

18 DE SETEMBRO

8h30 – Retirada das Credenciais e Welcome Coffee

 

9h00 – Abertura pela Presidente do Encontro

Profa. Ma. Denise Sawaia Tofik

Diretora Acadêmica e Procuradora Institucional da Faculdade Zumbi dos Palmares. Consultora Associada da HUMUS Consultoria. Foi Coordenadora do Curso de Serviço Social - EaD da Universidade Salvador - UNIFACS. Foi Professora e Coordenadora dos Cursos da área de Negócios - EaD da Universidade Potiguar - UNP. Administradora pelas Faculdades Hoyler. Assistente Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Diretora Acadêmico-Pedagógica da Universidade de Santo Amaro de 1999 a 2013. Mestre em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

9h10 – Movimentos da CPA e PI: Instrumentos Regulatórios, Relato Institucional e o NDE

Profa. Ma. Maria Helena Kruger

Assessora Acadêmica na AMPESC.  Diretora no Sistema Energia de Educação/SC. Presidente do Comitê Gestor do Acervo Acadêmico da FEAN/SC. Membro da Câmara de Formação do CRA-SC. Coordenadora do Núcleo de Educação do Instituto Keynes/PR. Mestre em Gestão Estratégica das Organizações - ESAG-UDESC/SC. Na trajetória acadêmica assumiu cargos de Vice-Reitora e Pró-Reitora de Instituições Públicas e Particulares. 

10h30 – Coffee break e networking

10h50 – A inteligência artificial na avaliação do aprendizado do aluno a distância

Prof. Dr. Maurício Garcia

Cientista digital. Foi Vice-Presidente de Inovação e Ensino da Adtalem Brasil Pesquisa tecnologias ligadas à inteligência artificial e análise de dados, auxiliando instituições, empresas e organizações a inovar e se transformar digitalmente. Atuou em diversos grupos educacionais públicos e privados no Brasil, na Índia e nos Estados Unidos. É Mestre e Doutor pela Universidade de São Paulo e MBA pela Fundação Getúlio Vargas. Realizou projetos, cursos e estágios em instituições como a Universidade de Milão, a Escola Nacional de Alfort em Paris, a Universidade de Montreal no Canadá e a Universidade de Stanford nos Estados Unidos.

12h00 – Intervalo para o almoço

 

13h30 – Compartilhamento de experiências

 

14h00 – Painel: O papel da CPA e os indicadores de qualidade nas avaliações in loco do MEC/INEP – potencializando os resultados

Profa. Ma. Valeska Nakad

Presidente da CPA, Coordenadora dos Cursos Design de Moda, e Ciência Cosmética e Biodiversidade Brasileira e professora do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. É mestre em Comunicação Contemporânea pela Universidade Anhembi Morumbi, Especialista em Negócios da Moda pela Universidade Anhembi Morumbi. Cursou Business Communication pela FIU- Florida International University. Graduada em Desenho Industrial pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Membro da CPA desde 2012. É consultora de Gestão de Negócios e Design.

Marcelo Franca Alves

Secretário-Geral e Procurador Institucional no Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP), dando consultoria e suporte a outras IES da Rede Educacional Adventista de Educação no Brasil e Exterior.  É graduado em Processamento de Dados e Direito, especialista em Direito Constitucional e mestrando em Gestão Educacional. Profissional do UNASP desde 1988, atuou na área de Tecnologia da Informação por 15 anos (Desenvolvimento de Sistemas e Docência).

15h30 – Coffee break e networking

 

15h50 - Pesquisas com egressos, comunidades externas e aplicações efetivas dos resultados das autoavaliações institucionais

Profa. Dra. Leila Figueiredo de Miranda

Coordenadora de Avaliação Acadêmica Institucional e Coordenadora da CPA da Universidade Presbiteriana Mackenzie, docente do Curso de Engenharia de Materiais e do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Materiais e Nanotecnologia da UPM. Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, Bacharelado e Licenciatura em Química pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, mestrado em Engenharia Química pela Escola Politécnica da USP e doutorado em Tecnologia Nuclear pelo Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares-IPEN/Universidade de São Paulo.

16h50-  A cultura de avaliação institucional e gestão das IES

Prof. Me. Erik Pereira Wohnrath

Gerente Administrativo da Faculdade Cásper Líbero.  Contador - Especialista em Finanças Empresariais - Mestre em Ciências Contábeis e Atuariais pela PUC/SP - Docente no ensino superior por mais de 10 anos nos cursos de Administração, Econômica e Ciências contábeis.

18h00 – Encerramento do primeiro dia

19 DE SETEMBRO

9h00 –  Dilemas e desafios da função do Procurador Institucional nas IES

Profa. Dra. Celina Camargo Bartalotti

Procuradora Institucional e Coordenadora Geral de Graduação do Centro Universitário São Camilo - São Paulo. Terapeuta Ocupacional pela USP. Doutora em Educação: Psicologia da Educação pela PUC/SP.

10h10 – Coffee break e networking

 

10h30 – A avaliação da CPA na modalidade EAD: subsídios para o monitoramento da atuação dos polos de apoio presencial

Prof. Me. Hélio Rubens Godoy Lechinewski

Presidente da CPA do UNINTER, atua há dez anos em processos de avaliação institucional, tendo acompanhado dezenas de processos de reconhecimento e renovação de reconhecimento de curso, e também, recredenciamento de IES e recredenciamento para oferta de cursos EAD. Bacharel em Ciência Política, Especialista em Educação a Distância, Mestre em Gestão Urbana. Professor dos cursos de Ciência Política, Relações Internacionais e Gestão Pública, nas modalidades presencial e EAD, do Centro Universitário Internacional – UNINTER. É membro do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis).

11h40 – Visão da comunidade sobre a Avaliação Institucional Interna na IES

Profa. Dra. Luciane Franquelin G. de Souza

Presidente da Comissão Própria de Avaliação do CEUN-IMT e professora de Operações Unitárias e Mecânica dos Fluidos do Instituto Mauá de Tecnologia. Engenheira de Alimentos formada pela Escola de Engenharia Mauá do Instituto Mauá de Tecnologia. Mestre e Doutora em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atua na prestação de serviços no Centro de Pesquisas do CEUN-IMT. Membro do NDE e do Colegiado do Curso de Engenharia de Alimentos do CEUN-IMT. Membro da Comissão do Vestibular Mauá.

13h00 – Intervalo para o almoço

 

14h30 –  A importância da sinergia do PI com a CPA

Mariana Vicentini Gomes

Pesquisadora Institucional do INATEL - Instituto Nacional de Telecomunicações. Graduada em Secretariado, especialista em Gestão de Processo e Qualidade

15h30 – Roda de Conversa - Experiências e práticas relativas às CPA e PI

Profa. Ma. Denise Sawaia Tofik

Diretora Acadêmica e Procuradora Institucional da Faculdade Zumbi dos Palmares. Consultora Associada da HUMUS Consultoria. Foi Coordenadora do Curso de Serviço Social - EaD da Universidade Salvador - UNIFACS. Foi Professora e Coordenadora dos Cursos da área de Negócios - EaD da Universidade Potiguar - UNP. Administradora pelas Faculdades Hoyler. Assistente Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Diretora Acadêmico-Pedagógica da Universidade de Santo Amaro de 1999 a 2013. Mestre em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

17h00 – Encerramento

Para quem se destina:

 

Presidentes/Coordenadores de CPA, Procuradores Educacionais Institucionais (PI), membros dos diversos segmentos que compõem a CPA, Reitores, Pró-Reitores Acadêmicos, Diretores, Assessores Educacionais, Coordenadores de Cursos e demais profissionais interessados no assunto.

Local:

 

Hotel Meliá Ibirapuera

Av. Ibirapuera, 2534 - Moema, São Paulo - SP

Investimento:

 

*Datas limites para confirmação (pagamento) das inscrições com os valores informados.

Inscrições:

 


1. Efetue o pagamento no valor correspondente à opção desejada em favor de Humus Consultoria, nos Bancos:
Banco Itaú  (Agência 0745 - Conta Corrente 32696-7)
Banco Bradesco (Agência 2272-1 - Conta Corrente 14672-2)
CNPJ: 73.732.539/0001-09
2. Após, favor enviar comprovante de depósito para o e-mail atendimento@humus.com.br, identificando o(s) nomes(s) do(s) inscrito(s) e o da instituição.
3. Incluso: pasta, material de apoio, certificado eletrônico e coffee breaks.

Atenção
- Os valores são líquidos. Quando cabível, os impostos serão acrescentados na NF.
- A inscrição somente será efetivada após o pagamento e envio do comprovante.
- Somente serão aceitas substituições com até 3 dias úteis antes da data de realização do evento. Em caso de desistência, será efetuada a devolução de 70% (setenta por cento) da taxa de inscrição, mediante o envio de solicitação por escrito até 5 dias úteis antes da realização do evento. A devolução desse valor será efetuada em 5 dias úteis após a realização do evento. Não haverá devolução da taxa de inscrição no caso de no show.
- A organização reserva-se o direito de cancelar o evento caso não atinja um número mínimo de participantes. 
- A programação científica está sujeita a eventuais alterações.  Contamos com a sua compreensão.
- As fotos de todos os participantes e palestrantes poderão ser divulgadas na internet (site e mídias sociais da HUMUS), bem como forma impressa. No caso de discordância, o interessado deverá pronunciar-se expressamente na ocasião da inscrição.

SEJA NOSSO PATROCINADOR

Una sua marca a este consagrado evento! Preencha os campos abaixo para que entremos em contato.