A Pandemia e as Estratégias Educacionais | HUMUS

A Pandemia do Novo Coronavirus e as
Estratégias Educacionais

Boas práticas em meio à dificuldade

SUGESTÕES PARA ESCOLAS

Escolas de todo o Brasil têm compartilhado conosco ações que estão realizando neste momento difícil. Seguem abaixo algumas sugestões enviadas pelos diretores / coordenadores pedagógicos:

 

Infantil

  • Disponibilizar atividades diárias através de site e Matific para 4/5 anos (acesso gratuito liberado temporariamente devido à pandemia)

 

Fundamental 1

  • 1°, 2° e 3° anos - Disponibilizar atividades diárias através de sites e Matific

  • 4° e 5° anos - Recursos da plataforma do Sistema de Ensino adotado e Google Classroom

 

Fundamental 2 e Médio

  • Recursos da plataforma do Sistema de Ensino adotado, Google Classroom e Hangout meet

  • AppProva, disponível para Android e iOS, traz ainda uma seleção de simulados reais, utilizados pelos principais vestibulares do Brasil. Os testes têm um relógio com uma contagem regressiva, para o aluno treinar resoluções dos problemas no menor tempo possível. A correção é feita baseada no padrão TRI (Teoria de Resposta ao Item), o mesmo usado no Enem. Assim, o candidato consegue ter uma noção do seu desempenho e comparar com a nota de corte das respectivas universidades. 

  • Disponível para celulares Android e PC, o Geekie Games Enem é destinado para quem vai prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O app disponibiliza listas de exercícios, simulados, planos de estudo e relatórios de desempenho. Depois das questões, o serviço é capaz de traçar o perfil do aluno. Com essas informações armazenadas, o estudante encontra as melhores estratégias de estudo, de acordo com a sua necessidade.

  • O app Física Interativa possui um banco de 100 questões do Enem resolvidas em vídeo, além de resumos e aulas de Física completas. Nele, é possível navegar pelas fórmulas offline, auxiliando na resolução de diversas atividades. O app está disponível apenas para celulares Android.

 

 

Geral

  • Estruturação do conteúdo no Google Class e aula ao vivo por Google Hangouts, Zoom Meeting, WhatsApp, etc para ajudar a estabelecer rotinas e motivar os alunos

 

  • Wattpad oferece acesso a milhares de livros e contos gratuitos. Os usuários podem encontrar obras clássicas e novos escritores separados por diversos estilos e temas literários. A ferramenta gratuita está disponível em versão web para computadores e como aplicativo para Android e iOS.

 

  • Duolingo disponibiliza cursos grátis, em português, de línguas estrangeiras (inglês, espanhol, italiano, francês e alemão, além de várias outras, em inglês), com atividades de tradução, escrita, fala e escuta, divididas em módulos que variam de acordo com o tema escolhido. O estudante deve acessar o app todo dia e cumprir as tarefas de modo gradual para desbloquear os próximos níveis. Também é possível interagir com outros usuários e estabelecer competições por meio de pontos. Versão disponível para Android e iOS.

 

  • Evernotedisponível para Android e iOS, é uma espécie caderno virtual, que ajuda a se organizar e  registrar conteúdos de aula, em diversos formatos. Com o app, é possível criar cadernos de anotações para diferentes matérias, inserir arquivos, como textos em PDF, apresentação de slides, fotos, prints de tela, além de gravar áudios.

 

  • Com o aplicativo Aprovadoé possível criar um cronograma de estudos, usando recursos como seleção de temas de matérias a serem revisadas, e cronômetro de tempo para estudar cada conteúdo. Fica registrado o histórico de tempo utilizado pelo estudante com cada matéria, assim ele pode acompanhar e controlar sua rotina de estudos. Download disponível para Android e iOS.