BANNER EVENTO  (1).png

Locais de Realização:

  • 01 de setembro – Programa conceitual: FECAP - Av. da Liberdade, 532 - São Paulo/ SP

  • 02 de setembro – Visitas e vivências em projetos sociais da Comunidade de Paraisópolis – São Paulo/SP

BANNER EVENTO  (3).png

Realização

logo humus

APOIO

LOGO ELA.png
JURISTTA (2).png
FECAP.png
UNIFEOB.png

Com a participação especial de

G10 FAVELAS.png

Primeiro dia – 01 de setembro

  • 8h30 – Welcome Coffee

  • 9h00 – Abertura pelos Coordenadores do Fórum

Wanderley Carneiro.jpeg

Prof. Dr. Wanderley Carneiro
Pró-Reitor de Extensão e Desenvolvimento da FECAP.  Engenheiro Agrônomo pela UFV-Universidade Federal de Viçosa-MG. Bacharel em Administração pela UFRRJ-Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Doutor em Educação pela PUC SP. Mestre em Produção Vegetal pela UFV. Especialista em Gestão de Projetos pela USP. Componente do Banco de Avaliadores (BASis) do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior do INEP-MEC.

Patricia G. Furlanetto.jpg

Dra. Patricia G. Furlanetto

Procuradora Institucional na UNIFEOB. Gestora Regional do Estado de São Paulo do Instituto ELA Educadoras do Brasil. Doutora em Ciências, Professora de Graduação e Pós-Graduação e Gestora Educacional, com a filosofia de que a Educação é a única transformação possível. Sua mais recente área de estudo é a educação digital e o novo perfil docente.

  • 9h20 – Painel: Desafios operacionais da curricularização da extensão: implicações do campo regulatório

Ivanete Oliveira.jpeg

Dra. Ivanete Oliveira

Doutora em Políticas Públicas (UERJ). Formada em Educação Física (UNIFOA) e Pedagogia  (UNIRIO) é docente de cursos de graduação e pós-graduação lato e stricto sensu. Compõe o Diretório Nacional do Forpibid-RP. Atua como Procuradora e Pesquisadora (Recenseadora) Institucional do UniFOA e como Presidente da Associação Nacional de Procuradores Institucionais (ANPI-IES).

aparecida-ber.jpg

Profª. Drª. Aparecida do Carmo Frigeri Berchior 

Consultora associada da HUMUS para Gestão Acadêmica. Doutora e mestre em Letras. Possui mais de 20 anos de experiência em docência no ensino superior e mais de 15 anos em gestão acadêmica, exercendo funções de Coordenadora de Curso, Coordenadora de CPA, Diretora e Pró-Reitora Acadêmica. Atua na implementação de currículos por aquisição de competências; gestão e processos acadêmicos; pesquisa na área educacional; capacitação de docentes, na implementação de novas metodologias e avaliação por matriz de referência de competências.

  • 10h20 – Cofee break e networking

  • 10h40 - Documentações e evidências necessárias no processo da regulamentação

Paulo Monteiro Vieira Braga Barone.jpg

Prof. Dr. Paulo Monteiro Vieira Braga Barone        

Possui Bacharelado em Física (UFJF); Bacharelado em Engenharia Elétrica (UFJF). Mestrado e Doutorado em Física (UNICAMP). Professor Associado do Departamento de Física da Universidade Federal de Juiz de Fora (desde 1986). Assessor Parlamentar no Senado Federal (desde 2019). Secretário Nacional de Educação Superior do Ministério da Educação (2016-19). Conselheiro da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação (mandato 2014-2016). Conselheiro da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação (2004-2012; 2014-2019); Presidente (2008-2010) e Vice-Presidente da Câmara (2006-2008, 2010-2011).

  • 11h30 – Case de sucesso

Ricardo Ciaco.jpeg

Prof. Ricardo Ciaco       

Professor e coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo da UNIFEOB em São João da Boa Vista. Formado em Arquitetura e Urbanismo pela PUCCAMP-SP em 1998. Mestrado em Arquitetura, Urbanismo e Tecnologia pelo IAU – USP São Carlos/SP em 2010. Autor de projetos arquitetônicos, urbanísticos e de revitalização em diversos setores de atividade nas regiões de São Paulo, Campinas e São João da Boa Vista, assim como envolvimento na execução destas obras projetadas.

  • 12h00 – Intervalo para o almoço

  • 13h30 – Prática: Projetos, por área de conhecimento, que dialogam a DCN e atendem à Resolução n.º 7 – Presente e futuro

Os participantes serão distribuídos em grupos, por área de conhecimento, de diferentes instituições e estados.

Será elaborado um e-book pela HUMUS com todas as ideias produzidas a serem  compartilhadas posteriormente.

Coordenação dos trabalhos: Prof. Dr. Wanderley Carneiro e Dra. Patricia G. Furlanetto

  • 14h45 – Prática: Projetos que possam ser trabalhados intercursos integrando os currículos por meio da extensão

Neste segundo trabalho os participantes serão redistribuidos para uma nova rodada de trabalho, com o foco em apresentar projetos que possam ser trabalhados entre as áreas de conhecimento e entre instituições  de ensino diferentes, como está previsto no Art. 17 da resolução

Coordenação dos trabalhos: Prof. Dr. Wanderley Carneiro e Dra. Patricia G. Furlanetto

  • 16h00 – Intervalo

  • 16h20 – Apresentação dos trabalhos produzidos

  • 17h20 – As parcerias das IES com as organizações sociais

Um panorama das ações concretas para atender as  necessidades da sociedade em situação de vulnerabilidade .

Sandra Garcia.jpg

Profa. Sandra Garcia

Vice-Presidente do Instituto ELA Educadoras do Brasil. Mestre em Psicologia do Desenvolvimento Humano e Processos de Ensino e Aprendizagem, Neuroeducadora, Pedagoga, Psicomotricista, Graduada em Taller Internacional de Modificabilidade Cognitiva Estructural Y Enriquecimento Instrumental – PEI. Autora do livro “Mediação da Aprendizagem”, em parceria com Marcos Meier.

  • 17h40 – Criação e sustentabilidade de um projeto social dentro da comunidade.

Telma Sobolh.jpg

Telma Sobolh

Conselheira da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein, participante da idealização e gestão do Programa Einstein na Comunidade de Paraisópolis e Presidente do Departamento de Voluntários Einstein desde 1996. A frente do Voluntariado Einstein, ela lidera um grupo de 600 voluntários atuando em 5 frentes: Einstein Morumbi e Unidades Externas (Alphaville, Ibirapuera e Perdizes), Programa Einstein na Comunidade de Paraisópolis (PECP), Residencial Israelita Albert Einstein (RIAE) e Hospitais Municipais Dr. Moysés Deutsch - M'Boi Mirim e Vila Santa Catarina - Dr. Gilson de Cassia Marques Carvalho. Formada em pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica - SP, com Especialização na Universidade de Boston.

  • 18h00 – Encerramento do primeiro dia

Segundo dia – 02 de setembro

O Instituto ELA  Educadoras do Brasil, ciente da sua missão de fortalecer ações que buscam o fortalecimento  por meio do conhecimento e da educação, organiza junto às lideranças da comunidade de Paraisóplis uma aproximação dos gestores de IES  que desejam incluir, nas suas práticas de extensão, projetos que provoquem impactos na sociedade.

  • 8h30 – Saída da FECAP rumo ao Pavilhão Social do G10 Favelas, em Paraisópolis

  • 9h30 – Visita e vivências – conhecendo projetos de Paraisópolis que impactam a sociedade

Como os projetos contribuem para minimizar as dores sociais e a busca de soluções. Como a academia pode ajudar a potencializar a atenção efetiva em favor da sociedade.

 

Os líderes de 12 projetos sociais de Paraisópolis apresentarão e dialogarão com o grupo de gestores das IES.

Gilson Rodrigues_edited.jpg

Gilson Rodrigues

Presidente G10 Favelas e CEO G10 Bank Participações. Responsável pelo salto de inovação e crescimento que colocou Paraisópolis como a comunidade mais bem organizada com iniciativas para diminuir o impacto da pandemia da Covid-19.

  • 12h30 – Intervalo para o almoço dentro do projeto Mãos de Maria em Paraisópolis

  • 14h00 – Conclusões do grupo

  • 15h00 – Encerramento e retorno rumo à FECAP