15h – Cenários econômicos

Fábio_Cavalheiro_edited.jpg

Fábio Mattos Cavalheiro

Advogado formado pela PUC (SP), com MBA em Gestão Financeira pela FIA-USP e pelo IBMEC e Curso de extensão em Operações Financeiras,  pela FGV (SP). Foi Professor de Estratégia Empresarial da Pós Graduação em Negócios da Universidade Mackenzie entre 2014 e 2019. Desenvolveu sua carreira por 35 anos em posições Comerciais e de Gestão no mercado Financeiro, nos Bancos do Brasil e Santander e atua há 05 anos em Organizações Educacionais na Administração Financeira e Operacional.

direto ao ponto (4).png
FORMATO
ON LINE e AO VIVO
HORÁRIOS

03 e 04 de maio – das 15h às 18h

Educação básica:
05 de maio - das 14h às 16h

Educação superior:

05 de maio – das 16h30 às 18h30

PARA QUEM SE DESTINA
Mantenedores, diretores, gerentes e profissionais que atuam na área financeira das instituições de ensino.
INVESTIMENTO

R$480,00

15h40 – A gestão de custos como diferencial competitivo e a sua importância nas decisões estratégicas sobre oferta de cursos, turmas ou expansões

Robson Luis E. Santo.jpg

Robson Luis E. Santo 

Diretor da XHL Consultoria. Especialista em Gestão Financeira e Gestão Estratégica de Custos para prestadores de serviço. Responsável por inúmeras implantações de Gestões de Custos na área de prestação de serviço. Professor e palestrante convidado para eventos e cursos sobre Gestão Estratégica de Custos.

03 de Maio

Moderador:

Luis Fernando Prado.jpg

Luiz Fernando Prado

Atuando como Diretor Adjunto de grande grupo de saúde do Rio de Janeiro e Consultor na área educacional. Oriundo do mercado de gestão hospitalar, atua desde 2005, como executivo em Instituições de ensino de educação básica e ensino superior. Formado em Administração de Empresas, com especialização em Gestão Hospitalar e Marketing. MBA em Gestão Estratégica Empresarial e Gestão Escolar.

Patrocínio

Logo-Asaas-azul.png

Realização

humus 2022 colorido.png

16h30 – O impacto da gestão de sucesso do aluno na rentabilidade das IES/Escolas

Wilson dos Santos1.jpeg

Prof. Wilson dos Santos

Vice-Reitor e Professor do Centro Universitário Vale do Salgado (UniVS). Coordenador da Coleção Teoria e Prática em Administração e Ciências Contábeis: intercâmbios nordestinos, junto a Editora Alexa Cultural. Autor do livro: Profissional Show. Pesquisador do Laboratório Interdisciplinar em Estudos Organizacionais e do Trabalho (LIEOT). Doutorando em Administração. Doutorando em Educação. Mestre em Administração. Graduado em Administração e Pedagogia e está concluindo uma graduação em Marketing Digital.

17h20 – A LGPD nas instituições de ensino

Argemiro Severiano da Silva1.jpeg

Argemiro Severiano da Silva

Ex-Diretor Financeiro na Associação Santa Marcelina. Consultor educacional em gestão da inadimplência, retenção de alunos e LGPD. Autor do livro: Evitando a evasão: estratégias de retenção e permanência. Bacharel em Língua e Literatura Inglesa, licenciatura em Língua e Literatura Inglesa pela PUC-Pontifícia Universidade Católica. Bacharel em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie; Especialização em Direito Tributário e Mestrado em Direito Político e Econômico, com a dissertação sobre Retenção ou Permanência de alunos, pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Pós-graduação em Administração de Empresas pela FGV-Fundação Getúlio Vargas.

18h – Encerramento do primeiro dia

04 de Maio

Moderador:

Fernando Souza.jpg

Fernando Souza

Consultor de gestão de instituições de ensino com foco em orçamento, finanças e processos. Sócio idealizador e investidor nas plataformas Juristta.com (prática jurídica simulada e gestão de NPJ) e Planedu.com.br (gestão financeira para instituições de ensino).

15h – Painel: Cobrança 5.0 – futuro e possibilidades para recuperação

Luis Fernando Rodrigues.jpeg

Dr. Luis Fernando Rodrigues

Diretor Geral da Camargo Rodrigues Assessoria em Cobranças. Advogado pela PUC-SP e Professor de Direito Empresarial. Professor convidado de Direito Empresarial FIA/USP. Tem MBA em Administração pelo IBMEC, Pós-Graduação em Direito Tributário pelo IBMEC, Planejamento Estratégico, Contabilidade e Finanças pela FGV-SP, Curso Avançado em Administração pela Universidade Carlos III de Madrid, Gestão Empresarial pela Universidade da Califórnia – USA.  É mestre em Ciências pela USP no programa do Mestrado Profissional em Empreendedorismo. Autor do livro “Gestão da Inadimplência Educacional”.

Raphael Motta.jpeg

Raphael Motta  

Diretor Financeiro na UNISUAM. Com mais de 20 anos de experiência na área financeira, MBA em Controladoria e Finanças pela Universidade Federal Fluminense, MBA em mercados capitais e finanças corporativo, MBA em liderança 4.0 pela UNISUAM e Bacharel em Administração de Empresas.

16h20– A evolução dos meios de pagamentos para as instituições de ensino.

Marcelo Aparecido Vital.jpg

Marcelo Aparecido Vital

Diretor de Vendas, Novos Negócios e Parcerias no Asaas. Formado em Administração pela PUC-Campinas, com especialização em Gestão de Projetos pela ESPM, possui mais de 15 anos de experiência na área comercial (Varejo & B2B). Atuou na área comercial de grandes empresas como Chevron, Valvoline Ashland, British Petroleum e Cielo. É membro da Acate desde 2018, na vertical “Fintech”.

17h10 – Controladoria estratégica - um diferencial para as Instituições de Ensino

Tiago Carrera de Andrade1.jpg

Tiago Carrera de Andrade

Head de Planejamento e Negócios e membro do Comitê Estratégico Organizacional no Centro Universitário Integrado de Campo Mourão. Há 20 anos na Instituição, passou por diversas áreas, sendo responsável pela criação da área de Controladoria, bem como implantação e desenvolvimento dos processos inerentes ao Planejamento e Controle Orçamentário. Liderou a implantação do Escritório de Processos e atualmente também atua em reestruturações e consultorias internas, apoiando a gestão dos negócios da Instituição.

18h – Encerramento do segundo dia

05 de Maio – Educação Básica

Moderadora:

Zilda de Oliveira Sousa.png

Zilda de Oliveira Sousa

Carreira com mais de 22 anos na Gestão Administrativa, Financeira e Operacional de renomadas Instituições de Ensino. Diretora Administrativa, Financeira e Operacional na Kinder Kampus School, atuando também como Consultora Administrativa e Financeira. Bacharel em Ciências Contábeis. Licenciatura Plena em Matemática e em Pedagogia. Pós-Graduada em Docência do Ensino Superior e Metodologias Ativas e em Gestão de Pessoas: liderança, carreira e coaching.

14h – Gestão escolar por indicadores

Wallace Morato.jfif

Wallace Morato

Diretor Financeiro e Tecnologia na Escola Beit Yaacov. Administrador de Empresas Formado pelo Instituto Metodista Izabela Hendrix - Belo Horizonte. MBA em Gestão Empresarial FGV-BH - Extensão Ohio University. MBA - Controladoria e Finanças FGV - RJ/SP. 28 anos de carreira profissional, sendo 20 anos dedicados a gestão escolar - Educação Básica. 7 anos atuando como Diretor Administrativo Escolar respondendo por Áreas de Administração, Finanças e Tecnologia. Carreira desenvolvida em Educandários Confessionais de Grande porte nas cidades de Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo.

14h40 – Como a integração das áreas financeira e pedagógica melhora o resultado financeiro nas escolas

Luiz Henrique Cordeiro1.jpg

Luiz Henrique Cordeiro

Head de Administração e Finanças da Associação Escola Suíço-Brasileira, que congrega a Escola Suíço-Brasileira de São Paulo e o Colégio Suíço-Brasileiro de Curitiba. É Economista com carreira desenvolvida em empresas nacionais e multinacionais. Pós-graduado em finanças pela FGV, possui MBA em marketing pelo Instituto COPPEAD-UFRJ, MBA em Contabilidade e Finanças para Gestão de Negócios – UFRJ, especialização em gestão financeira pela Columbia University, certificação em Compliance Financeiro pela LEC – Legal, Ethics & Compliance e Conselheiro de Administração pelo IBGC.

15h20 - Os desafios da inadimplência com a pandemia 

Charles Michachi Corrêa.jpg

Charles Michachi Corrêa

Administrador e consultor financeiro, especialista no segmento educacional.

Atua na área administrativa financeira há 35 anos, sendo 25 anos na área de ensino, em escolas como Colégio Santo Américo, Colégio Rio Branco, Colégio Villa Lobos, Universidade Nove de Julho, Faculdades Integradas Rio Branco. Fundou a Organização Presente de Serviços Educacionais – Escola Dumbinho de Educação Infantil, na cidade de Itaquaquecetuba, a qual administrou por 28 anos. Graduado em Ciências Contábeis e Ciências da Computação, pós-graduado em Didática do Ensino Superior e Finanças de Empresas. 

16h - Encerramento

05 de Maio – Educação Superior

Moderador:

Paulo Renato Foletto.jpeg

Paulo Renato Foletto

Pró Reitor Administrativo e Professor no Centro Universitário La Salle de Lucas do Rio Verde. Avaliador Institucional e de Cursos BASIS/MEC. Doutorando em Ciências Empresariais e Sociais / UCES – Buenos Aires / Argentina. Mestre em Economia do Desenvolvimento / UFRGS – Porto Alegre/RS.  Mestre em Direção e Administração de Empresas / UDE – Montevideo – Uruguay.  Especialista em Gestão Universitária / Universidade São Camilo, São Paulo – SP.  Especialista em Contabilidade Gerencial / UNIJUÍ, Ijuí – RS.  Bacharel em Ciências Contábeis / PUC-RS.

16h30 – Gestão financeira pós-pandemia: que lições extraímos para implementar de positivo no processo de gestão de IES?

Aparicio Pereira Duarte Filho.jpg

Aparicio Pereira Duarte Filho

Diretor Financeiro do Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos – UNICEPLAC e Diretor de Administração da Academia de Ciências Contábeis do Distrito Federal - ACICON/DF. Possui graduação em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário do Distrito Federal, pós graduação em Auditoria pela Universidade de Brasília e mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. Foi Diretor dos Campi do UniCEUB - Centro Universitário de Brasília, localizados em Taguatinga e também foi Reitor do Centro Universitário Estácio de Brasília - Estácio Brasília.

17h10 – Planejamento e controle dos ativos imobilizados nas IES

Mônica Maria Lima Fialho Alcantara_edited.jpg

Profa. Mônica Maria Lima Fialho Alcantara

Membro e Presidente da Comissão Própria de Avaliação da UNIFSA. Graduada em Ciências Contábeis. Mestrado em Economia de Empresas (UFC). Doutoranda em Ciências Contábeis- (FUCAPE). Especialização em Auditoria e Contabilidade (UFPI) e Especialização em Docência do Ensino Superior (UNIFSA). Experiência na área de Gestão de Ensino, voltado para Analise de Documento Institucional, Instrumentos de Avaliação Institucional e de Curso e CPA. Avaliadora do Ministério da Educação.

17h50 - Avaliação de rentabilidade em cursos de graduação

Pedro Loula Cavalcante Júnior.jpg

Pedro Loula Cavalcante Júnior

Gestor Executivo Financeiro do Centro Universitário Dr. Leão Sampaio.

Atuou como Executivo de Administração e Finanças na função de Diretor Executivo do Grupo Leão Sampaio, na Direção Administrativa Financeira da Faculdade Vale do Salgado, atualmente UNIVS, com experiência em elaboração de orçamentos anuais, gestão financeira e análise de investimento. Mestre em Economia – UFC/CE. Especialista em Investimento e Finanças pela PUC-RS.

18h30 - Encerramento

INSCRIÇÕES
 
1. Efetue o pagamento no valor correspondente à opção desejada em favor de Humus Consultoria, nos Bancos:
Banco Itaú  (Agência 0745 - Conta Corrente 32696-7)
Banco Bradesco (Agência 2272-1 - Conta Corrente 14672-2)
CNPJ: 73.732.539/0001-09
2. Após, favor enviar comprovante de depósito para o e-mail , identificando o(s) nomes(s) do(s) inscrito(s) e o da instituição.
Atenção
- A inscrição somente será efetivada após o pagamento e envio do comprovante.
- Somente serão aceitas substituições com até 3 dias úteis antes da data de realização do evento. Em caso de desistência, será efetuada a devolução de 70% (setenta por cento) da taxa de inscrição, mediante o envio de solicitação por escrito até 5 dias úteis antes da realização do evento. A devolução desse valor será efetuada em 5 dias úteis após a realização do evento. Não haverá devolução da taxa de inscrição no caso de no show.
- A programação científica está sujeita a eventuais alterações.  Contamos com a sua compreensão.
abed.png
abmes.png
abrafi.png
afeesmig.png
amesg.png
ampesc.png
anec.png
aneceu.png
anep.png
anup.png
colegio 24h.png
crub.png
direcional.png
fenep.png
fudanesp.png
guia escolas.png
semerj.png
semesg.png
sinepe-ce.png
sinepe-df.png
sinepe-mg.png
sinepe-ne.png
sinepe-nopr.png
sinepe-pe.png
sinepe-rj.png
sinepe-pr.png