O ensino híbrido é muito mais do que incluir as tecnologias digitais no processo de aprendizagem. É necessário a revisão das metodologias e recursos usados pela instituição de ensino, que impactam diretamente na ação do professor, e exige dinâmicas diferenciadas que possam criar um ambiente presencial que ofereça suporte ao aprendizado no ambiente virtual.

 

Também se faz necessário neste momento um olhar adequado para a construção de um Projeto Pedagógico inovador e eficaz, idealizado frente às diretrizes da BNCC, a revisão do plano de ensino e do plano de aula que privilegie a adaptação e os diferentes níveis de aprendizagem dos alunos, bem como a acessibilidade digital. Uma análise geral do que já se tem e do que ainda precisa ser feito.

Benefícios

 

A consultoria irá apresentar as possibilidades de integração das tecnologias digitais ao currículo escolar, de forma a criar a sua aproximação ao cotidiano do aluno, proporcionar o entendimento dos professores sobre o ensino híbrido, maior engajamento dos alunos no aprendizado, melhor aproveitamento do tempo dos professores e a ampliação do potencial do professor para intervenções efetivas com o olhar no aluno e no planejamento personalizado do ensino.

 

É previsto, junto à consultoria, o curso de capacitação para os professores para  que conheçam os modelos de ensino híbrido e a elaboração de trilha de aprendizagem adaptativas, sua importância neste momento de retomada do ensino presencial, uma vez que precisarão entender o perfil cognitivo atual dos alunos, proporcionando uma trajetória adequada, adaptativa e eficaz de acordo com o que os alunos apresentarem de deficiências no aprendizado neste período.

 

O professor aprenderá, na prática, a construir um plano estruturado para a implementação do modelo híbrido para sua disciplina.

 

Fases

 

Para a implantação do ensino híbrido, a consultoria prevê as seguintes fases:

 

FASE 1 – Diagnóstico situacional da Instituição de Ensino (15 dias)

FASE 2 – Planos de ações e de melhorias a serem implementados (20 dias)

FASE 3 – Capacitação dos professores para o ensino híbrido e trilhas de aprendizagem adaptativas (3 encontros síncronos de 2h e 4h de atividades assíncronas)

FASE 4 – Acompanhamento do processo de implantação e tira dúvidas remoto para suporte aos professores (3 meses de acompanhamento das ações implementadas – Criação da Sala dos Professores remoto)

Consultora

Profa. Ms. Raquel Acciarito Motta

Consultora Associada da HUMUS. Especialista em Educação a Distância, MBA em Gestão Universitária com ênfase na Avaliação Institucional. Coordenou por 9 anos o Núcleo de Educação à Distância do Centro Universitário São Camilo. Atualmente é Consultora em Processos de melhoria contínua, Gestão de EaD, Credenciamento Presencial e EaD e Tecnologias no Ensino em grandes Universidades e Corporações. Diretora Executiva na Prisma Digital.

PODEMOS AJUDAR?

Foque no sucesso de sua instituição! Solicite-nos uma proposta.

Central de Atendimento:

Tel: (11) 5535-1397 

WhatsApp: (11) 96855-0247