top of page

Educação e Informação

É possível uma nova abordagem na educação superior?

Paulo De Tarso Moraes, CEO da XP Educação, afirma que a tecnologia e a experiência podem fazer toda a diferença no processo


Tendo em vista as rápidas mudanças tecnológicas do mundo contemporâneo, as instituições de ensino precisam se adaptar para fornecer uma educação atualizada. Nesse contexto, o EAD (ensino à distância) é uma tendência que deve permanecer, inclusive por permitir uma diversidade geográfica e cultural nas turmas de estudantes.


Outra tendência do setor educacional é a proximidade entre as instituições de ensino e o mercado de trabalho. É preciso preparar os alunos para a atuação cotidiana, oferecendo programas que atendem às demandas dos empregadores. Para isso, é fundamental investir na formação continuada dos docentes e em formas de personalizar o aprendizado.


Quais habilidades devem estar cada vez mais inseridas nos cursos superiores?

Paulo de Tarso Moraes, CEO da XP Educação, destaca a relevância da resolução de problemas, pensamento crítico e as chamadas people skills – em português, habilidades interpessoais –, compostas por comunicação eficaz, trabalho em equipe, liderança, colaboração, empatia, gestão do tempo e capacidade de tomar decisões.


“As people skills estão cada vez mais em foco, tendo em vista que são elas que podem diferenciar um profissional à medida que novas tecnologias que automatizam atividades mais mecânicas, a exemplo do ChatGPT, são desenvolvidas.”


Segundo o especialista, as habilidades comportamentais devem ocupar um espaço de destaque no conteúdo programático das instituições de Ensino Superior. O objetivo é mobilizar corpo docente e discente em prol da criação de iniciativas que fomentem a prática dessas competências.


Uma nova abordagem para a educação superior: “Employer University”

“O conceito de ‘Employer University’ (faculdade conectada à empresa), tem tido muito sucesso em países como: Estados Unidos, Alemanha e Áustria. Esta abordagem contribui para que os futuros profissionais já se familiarizem com o ambiente corporativo de grandes empresas e, assim, se preparem de forma mais holística para o mercado de trabalho”, explica Paulo Moraes.


Como essa metodologia beneficia os estudantes e os professores?

Tendo em vista o desenvolvimento global oferecido, de hard e soft skills, o Employer University aumenta o nível de empregabilidade dos estudantes. Por outro lado, os professores possuem rotinas mais flexíveis e otimizadas, por conta do EAD (ensino à distância). Outra vantagem é o networking entre esses profissionais que compartilham experiências do mercado.

Por que é importante que as instituições de ensino busquem sempre inovar?

“Para formar profissionais altamente qualificados e preparados para enfrentar e solucionar os desafios de hoje e do amanhã, as faculdades devem ter uma visão nítida sobre quais são as habilidades e comportamentos que serão requisitados. E, principalmente, como podem transmiti-los aos seus alunos com a certeza de que serão, não apenas memorizados, como também absorvidos durante o processo de aprendizagem e aplicados ao longo da jornada profissional”, finaliza o CEO da XP Educação.


Paulo de Tarso Moraes falará sobre “Os últimos avanços da Faculdade XP: case de uma nova abordagem na educação superior” no GEduc 2023.


O GEduc é o maior Congresso de Gestão Educacional do país. Realizado pela HUMUS, empresa que desenvolve capacitações para gestores de universidades e escolas, o evento reunirá mais de 60 palestrantes e conteúdos inovadores para discutir o tema “Os novos caminhos da educação – resultados PARA a instituição e PELO Brasil”. Serão três dias – de 29 a 31/03 – de imersão às novidades e tendências da área educacional. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo link.

125 visualizações0 comentário

Comments


categorias
Categorias
Especial
A Pandemia do Novo Coronavirus e as Estratégias Educacionais
logho.png
Telefone:
(11) 5535-1397
Endereço:
Al. dos Pamaris, 308 - Moema - São Paulo - SP
CEP:
04086-020
WhatsApp:
(11) 96855-0247
bottom of page