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Educação e Informação

Como a inteligência artificial pode ser uma aliada ao marketing de resultados para sua instituição

Kenneth Corrêa, professor de MBA da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e entusiasta da Inteligência Artificial, afirma que a tecnologia pode prever o comportamento do consumidor e gerar conteúdos personalizados





A Inteligência Artificial (IA) já é uma realidade cada vez mais implantada por empresas, e a previsão é apenas de crescimento. Segundo uma pesquisa de mercado encomendada pela IBM, empresa de inovação tecnológica em IA, 41% das empresas brasileiras já estavam implementando ativamente a tecnologia até o final de 2022 e 34% relataram já estarem explorando o uso da ferramenta.


Dentre as diversas funções corporativas que a Inteligência Artificial passou a exercer, o Marketing de Resultados é uma área que está passando por transformações por conta dessa tecnologia, que possibilita a automação e otimização de processos, além de fornecer insights valiosos para a tomada de decisões estratégicas.


Kenneth Corrêa, entusiasta de IAs e do Metaverso, além de diretor de planejamento e performance na 80 20 Marketing, explica que a tendência para essas aplicações é uma evolução constante, à medida que as tecnologias de IA se tornem mais sofisticadas e mais integradas às atividades cotidianas. “As empresas que souberem aproveitar esse potencial poderão proporcionar experiências ainda mais relevantes e atraentes para seus clientes, fortalecendo assim sua presença de mercado.” diz.


O papel da IA no Marketing de Resultados

Atualmente, alguns dos usos mais relevantes para a Inteligência Artificial nessa área são:


1. Personalização: A IA permite oferecer experiências personalizadas para o cliente, direcionando conteúdo e ofertas relevantes baseado em seu histórico de interações, suas preferências e comportamentos.


2. Análise de Dados: A IA pode analisar grandes volumes de dados a partir de diversos pontos de contato do cliente com a marca, gerando insights sobre tendências de mercado, padrões de comportamento do consumidor e o desempenho de campanhas de marketing.


3. Automação do Marketing: A IA está sendo usada para automatizar diversas tarefas de marketing, desde a segmentação de públicos-alvo, disparo de emails, até a otimização de anúncios. Isso libera tempo para os profissionais de marketing se concentrarem em tarefas estratégicas.


4. Otimização de SEO: A IA também está sendo usada para melhorar o SEO, ajudando a identificar melhores palavras-chave, otimizando estratégia de backlinks e até sugerindo melhorias no conteúdo para aumentar a visibilidade nos motores de busca.


Com todas essas aplicações, Kenneth explica que a personalização dos serviços em grande escala e análise de dados avançada são benefícios que acompanham esse uso cada vez mais contínuo de IA. Com a análise em tempo real e a previsão de dados automatizada, os gestores de marketing têm em mãos informações valiosas que auxiliam na tomada de decisões estratégicas, seja para ajustes em uma campanha em andamento ou para o planejamento futuro.


Conteúdo personalizado

Ao permitir a hiper-personalização, Kenneth prevê que as Inteligências Artificiais irão desempenhar um papel cada vez maior no marketing de resultados, proporcionando uma jornada do cliente e possibilitando um uso mais sofisticado de ferramentas como assistentes virtuais e chatbots. Com o aprendizado de máquina (machine learning), as IAs podem prever o comportamento do consumidor e gerar conteúdos, além de garantir a privacidade e conformidade com as regulamentações de dados.


Os benefícios da personalização por IA, segundo Kenneth, incluem maior engajamento dos usuários, por serem oferecidas ofertas e conteúdos mais relevantes, e com isso, aumento de vendas e ofertas direcionadas para clientes que já estão interessados.


“A tendência é que essas aplicações continuem a evoluir, à medida que as tecnologias de IA se tornem mais sofisticadas e mais integradas às nossas atividades cotidianas”, diz ele.


Kenneth Corrêa lembra que, apesar de todos os benefícios e resultados, é essencial entender como ela pode entregar valor real para a organização, e não esperar que mude tudo da noite para o dia. É uma ferramenta poderosa, mas sua implementação requer tempo, estratégia e planejamento, e uma expectativa irreal pode ser um desafio de implantação da ferramenta em instituições.




Kenneth Corrêa estará na Jornada de Marketing Educacional do GEduc 2024.


O GEduc é o maior Congresso de Gestão Educacional do país. Realizado pela HUMUS, empresa que desenvolve capacitações para gestores de universidades e escolas, o evento reunirá mais de 60 palestrantes e conteúdos inovadores para discutir o tema “Educação por essência: construindo trajetórias”. Serão três dias – de 03 a 05/04 – de imersão às novidades e tendências da área educacional. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo link.

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A Pandemia do Novo Coronavirus e as Estratégias Educacionais
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