top of page

Educação e Informação

O futuro do trabalho: entenda como enfrentar as mudanças e desafios

Para sobreviver em um mercado instável e engajar equipes, os gestores deverão entender a atual realidade e prioridades dos profissionais


O século XXI trouxe diversos avanços tecnológicos que modificaram a forma como as pessoas se relacionam, comunicam-se, consomem e trabalham. O universo digital invadiu o meio corporativo e, hoje, seria impossível imaginar grande parte das empresas sem a atuação nos sites e redes digitais.


O que se imaginava distante, como profissionais do mundo todo fazendo reuniões sem sair de casa, é uma realidade. Pode-se dizer, portanto, que o futuro do trabalho já começou e mudanças, para as quais os profissionais precisam estar preparados, seguem ocorrendo.


Os efeitos da pandemia para o trabalho

“Um dos principais impactos da pandemia está na forma como as empresas passaram a organizar suas operações, favorecendo modelos de trabalho híbridos a partir de culturas remotas e rituais bem estabelecidos”, diz Luiz Eduardo Drouet, Presidente da Diretoria Executiva da ABRH-SP e fundador da Prosper Tech Talents.


A partir dessa mudança de processos e logística, o relacionamento das pessoas com o trabalho também foi alterado. Depois dos períodos de isolamento social e adaptação ao home office, existe um olhar mais atento à forma como cada indivíduo distribui o tempo no seu cotidiano.


“Diferente do padrão anterior, no qual as atividades profissionais ocupavam um papel central nas decisões, as pessoas têm procurado equilibrar melhor seus trabalhos com outras dimensões importantes na vida, como família e saúde”, afirma Drouet.


O futuro do mercado de trabalho

Sobre as principais mudanças no mercado de trabalho, Drouet aponta:


- Mais digitalização nas organizações

O avanço das ferramentas virtuais e tecnológicas deve mudar processos dentro das empresas, além de eliminar postos de trabalhos operacionais. Com isso, aumentará bastante a demanda por posições qualificadas ligadas à tecnologia, trazendo boa remuneração para a maioria desses profissionais.


- Crescimento no modelo de trabalho freelancer ou por projeto

O trabalho freelancer ou por projeto, isto é, a prestação de um serviço sem que haja um vínculo empregatício firmado entre as partes, também é uma tendência do futuro. O resultado desse modelo é que esses profissionais poderão colaborar simultaneamente com mais de uma organização, diversificando as suas experiências e tarefas.


Desafios do futuro

A respeito do futuro do mercado de trabalho, Drouet afirma: “O principal desafio é lidar com esse cenário de incerteza, provocado pelas constantes mudanças, que vêm transformando continuamente e, de forma cada vez mais rápida, a maneira como as organizações operam e competem no mercado.”


Para os gestores, em específico, aparecem outros dois desafios importantes:

- apoiar o desenvolvimento das suas equipes para que estejam prontas para se adaptar e aprender de forma ágil;

- engajar as pessoas do time.


Como os líderes corporativos devem atuar?

Para atuar com excelência no mercado de trabalho, os líderes corporativos devem ter em mente que a verdadeira chave para a mudança são as pessoas. Logo, dentro desse contexto de incerteza e mudanças constantes, o gestor deve primeiro reconhecer as próprias limitações e vulnerabilidades, para então olhar o todo.


“Em segundo lugar, está a busca constante por atualização, explorando as melhores ferramentas e modelos disponíveis do mercado e desenvolvendo uma agilidade de aprendizado que acompanhe as transformações. Por fim, mas não menos importante, é o aprofundamento sobre os perfis comportamentais e as motivações humanas. O gestor de negócios de sucesso do futuro deve ser um especialista em gestão de pessoas”, finaliza Drouet.


Luiz Eduardo Drouet discutirá o tema “O futuro do trabalho” no GEduc 2023




O GEduc é o maior Congresso de Gestão Educacional do país. Realizado pela HUMUS, empresa que desenvolve capacitações para gestores de universidades e escolas, o evento reunirá mais de 60 palestrantes e conteúdos inovadores para discutir o tema “Os novos caminhos da educação – resultados PARA a instituição e PELO Brasil”. Serão três dias – de 29 a 31/03 – de imersão às novidades e tendências da área educacional. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo link.

26 visualizações0 comentário

Comments

Couldn’t Load Comments
It looks like there was a technical problem. Try reconnecting or refreshing the page.
categorias
Categorias
Especial
A Pandemia do Novo Coronavirus e as Estratégias Educacionais
logho.png
Telefone:
(11) 5535-1397
Endereço:
Al. dos Pamaris, 308 - Moema - São Paulo - SP
CEP:
04086-020
WhatsApp:
(11) 96855-0247
bottom of page