Sinergia entre educação básica, profissional e superior marca o GEduc 2025
Integração possibilita que líderes e gestores alinhem práticas educacionais, estabeleçam parcerias e compartilhem experiências, desafios e soluções
O GEduc 2025, que acontece de 26 a 28 de março, no Pro Magno Centro de Eventos, em São Paulo (SP), firma-se como o maior e mais importante congresso de gestão educacional do Brasil e o único que reúne gestores da educação básica, superior e profissional.
Sonia Simões Colombo, CEO da Humus e head de conteúdo do GEduc, diz que essa sinergia é um diferencial importante, gerando benefícios significativos para todos os participantes e para o cenário educacional como um todo. “Esse formato único oferece uma visão ampla e integrada do ecossistema educacional, permitindo que experiências, estratégias e desafios sejam compartilhados entre líderes de diferentes níveis e áreas de atuação”.
Segundo ela, uma das principais vantagens dessa convergência é a criação de um espaço onde gestores podem explorar práticas inovadoras, identificando abordagens e soluções aplicáveis em suas instituições. “O diálogo entre os níveis educacionais promove um aprendizado mútuo: desafios e soluções da educação básica, por exemplo, podem inspirar práticas na educação superior e profissional e vice-versa", salienta. “Essa troca contribui para o fortalecimento das trajetórias educacionais, resultando em uma experiência de aprendizado mais coesa e eficaz para os estudantes.”
Ecossistema integrado
Outro benefício dessa integração é a possibilidade de alinhamento das práticas educacionais, promovendo maior continuidade e coerência nos processos formativos. A sinergia permite que gestores construam uma educação em que os objetivos, as competências e as habilidades sejam desenvolvidas de maneira contínua, desde o ensino básico até a profissionalização. “Isso potencializa a formação de cidadãos bem-preparados para os desafios do mundo atual, prontos para transitar entre os diversos níveis de aprendizado e atuação profissional”, considera a head de conteúdo do GEduc.
Além disso, a rede de contatos estabelecida entre os diferentes gestores é valiosa, criando oportunidades para parcerias institucionais, projetos conjuntos e colaborações. “Ao integrar gestores da educação básica, superior e profissional, o GEduc estimula o desenvolvimento de um sistema educacional mais completo e inovador, que responde de forma eficiente e criativa às demandas do futuro”, aponta a gestora.
Temáticas que unem todos os segmentos
Um dos temas centrais que será abordado, de interesse de líderes e gestores dos diferentes níveis de ensino, é a integração das tecnologias digitais e da inteligência artificial. Os especialistas vão mostrar como essas ferramentas podem transformar a sala de aula e potencializar o aprendizado personalizado. “Essa tendência, que já se consolida em instituições de ensino internacionais, é essencial para adaptar os modelos de ensino às diferentes necessidades dos estudantes e às exigências do mercado de trabalho atual”, observa Sonia.
A crescente demanda por educação inclusiva e equitativa, um compromisso estabelecido globalmente pela Unesco e reforçado por instituições e educadores ao redor do mundo, também estará na pauta das discussões. "Ao debater a acessibilidade, a diversidade e a igualdade de oportunidades, o evento promove práticas e políticas que refletem uma visão mais humana e socialmente responsável da educação”, ressalta a CEO da Humus.
Outro aspecto que estará presente é a ênfase no desenvolvimento de habilidades do século XXI, como a colaboração, a criatividade e o pensamento crítico. De acordo com Sonia, alinhado ao que é observado em países que lideram as inovações educacionais, como Singapura, Finlândia e Estônia, o congresso vai empoderar os educadores para que possam preparar os alunos para desafios além do conteúdo acadêmico, formando cidadãos conscientes e resilientes.
“Com esses e outros temas estratégicos, o GEduc 2025 está comprometido em inspirar e orientar gestores e líderes educacionais a adotarem práticas que atendam às exigências de um mundo cada vez mais globalizado e dinâmico. Com isso, buscamos que as instituições de ensino do Brasil estejam na vanguarda das tendências que definirão o futuro da educação”, afirma a head de conteúdo do GEduc.
Comments