APRESENTAÇÃO
 

“É o valor, e não o volume, a força motriz da inteligência. A inteligência competitiva (IC) é a informação tão bem analisada que já pode servir de base para decisões fundamentais. Levar a informação a tal estágio é o que constitui o valor”, afirma Leonard Fuld, presidente da Fuld & Company, um dos pioneiros e fundadores da Strategic and Competitive Intelligence Society – SCIP, USA.

Empresas de Educação como de outros setores passam por um verdadeiro teste de gestão. Decisões precisam ser tomadas em um ambiente de fortes incertezas. Soluções baseadas em abordagens tradicionais, que não considerem a complexidade da situação atual, podem ter resultados não pretendidos.

A criação de um radar de sinais de incertezas e a adoção de uma abordagem analítica multidisciplinar, permitem uma melhor visão das mudanças de mercado e a identificação de riscos e de oportunidades.

  PARA QUEM SE DESTINA
 

Gestores em geral de IES e colégios, profissionais de marketing e da área comercial, analista de sistemas e de negócios, área acadêmica, estatísticos e outras áreas ligadas ao planejamento estratégico e gestão acadêmica. 



  PROGRAMAÇÃO

21 de outubro de 2015, das 9h00 às 17h30.

I - O Processo de Inteligência

  • Definindo Inteligência
  • Os vários personagens envolvidos no processo de inteligência
  • Os benefícios do processo de inteligência

II - Captação de sinais de mercado – Early Warning

  • Mapeamento de drivers, tendências e incertezas
  • Diferença entre riscos e incertezas
  • Criação de um radar de sinais de incertezas
  • Identificação de evoluções micro e macro ambientais: tendências e eventos
  • Triagem de grandes quantidades de informações para detectar tendências e incertezas emergentes
  • Seleção das áreas de vigilância pertinentes para o negócio
  • Exemplos das melhores práticas de Early Warning

III - Práticas de Inteligência
1. Exercício Análise da Concorrência
Como realizar uma análise da concorrência observando a posição da Organização, seja uma IES, escola de ensino fundamental e médio, considerando uma unidade, mais de uma unidade ou rede.

2. Exercício Early Warning ou Sinais de Mercado
São relatos de mudanças de autoridades governamentais no âmbito federal, estadual ou municipal que podem influenciar a organização. Mudanças a partir da LDB ou qualquer outra que impacte no negócio da educação.
Ou ainda a possível chegada ou entrada de um grupo estrangeiro no mercado brasileiro, ou até mesmo, algum grupo brasileiro interessado em entrar na área de educação.

3. Exercício Perfil Empresarial
Como elaborar perfis empresariais (análise da concorrência), perfil para visitar grupos educacionais (em outros estados ou em outros países) ou visitas técnicas em outros países com vistas a cooperação ou parceria (Coréia do Sul, China).

4. Exercício Análise Comparada Comunicação
Diante das campanhas de comunicação das IES´s e até mesmo de colégios de ensino médio, qual a mensagem, posicionamento das respectivas instituições?
O que pais e alunos estão estendendo? Estão entendendo o que as instituições estão querendo passar?
Como se faz uma análise de conteúdo e a importância de considerar os estudantes antes de levar uma campanha de comunicação para execução final.

IV - Técnicas e modelos analíticos

  • Encontrando o foco para a inteligência
  • Fatores críticos de sucesso
  • Analisando a própria empresa
  • Analisando os seus concorrentes
  • Análise da cadeia de valor

V - Perguntas e respostas

  DOCENTE

Prof. Dr. Alfredo Passos
É o primeiro profissional da América Latina a ser honrado com o SCIP Catalyst Award da Strategic and Competitive Intelligence Professionals, USA, pela contribuição e pesquisa sobre Inteligência Competitiva no Brasil. Colunista do “Portal Administradores” e Conselheiro da Rede Prestige Açores – Portugal. Professor Doutor, em Administração, com experiência na coordenação de cursos de pós-graduação, graduação e cursos tecnológicos (ESPM/FGV).

Tem experiência profissional em multinacionais como EDS, hoje empresa HP, na liderança de profissionais na América Latina, notadamente em países como Argentina e México. Ainda como executivo na Brasilit, empresa do Grupo Saint-Gobain.

Sua carreira profissional se iniciou na Rede Globo de Televisão. Tem 6 livros publicados, sendo o mais recente “Inteligência Competitiva Tecnológica: O Caso do Parque Tecnológico NONAGON, Açores, Portugal”, pela Novas Edições Acadêmicas, da Alemanha. Escreve um blog diário sobre assuntos ligados a Competição, Competitividade e Inteligência Competitiva, além de Editar a Revista Inteligência Competitiva, publicação trimestral digital, de cunho científico.

  LOCAL, DATA E HORÁRIO

21 de outubro de 2015, das 9h00 às 17h30.

Hotel Quality Moema
Avenida Rouxinol, 57 – Moema – São Paulo/SP
. Apenas 3km do aeroporto de Congonhas
. Fácil acesso a Marginal Pinheiros e Avenida dos Bandeirantes
. Apenas 1km da Avenida e Parque do Ibirapuera


  INVESTIMENTO
 
De 16/09 a
06/10/15
Após 06/10/15
1 participante
R$ 880,00
R$ 940,00
2 a 3 participantes
R$ 810,00
CADA
R$ 850,00
CADA
A partir de 4 participantes
R$ 750,00
CADA
R$ 805,00
CADA

Participe também do "Curso: Como elaborar projetos para captação de recursos?" que ocorrerá no dia 20 de outubro e tenha 10% de desconto!

Participe dos 3 eventos do mês de outubro e tenha 15% de desconto!
. I Simpósio Brasileiro de Coordenação de Cursos - SAIBA MAIS
. Curso: Como elaborar projetos para captação de recursos? - SAIBA MAIS
. Workshop: Como implementar a Inteligência Competitiva na sua Instituição?


Obs.: Descontos não cumulativos com outras promoções.

Clique em PESSOA FÍSICAse você for o responsável pelo pagamento de sua inscrição.

Clique em PESSOA JURÍDICAse o responsável pelo pagamento da inscrição for uma empresa.

1. As inscrições poderão ser efetuadas pelo site www.humus.com.br ou envio da ficha de inscrição preenchida para o fax: (11) 5531-5988.
2. Efetue o pagamento no valor correspondente à opção desejada em favor de Humus Consultoria, no Banco Itaú, Agência 0745, Conta Corrente 32696-7 ou no Banco Bradesco, Agência 2272-1, Conta Corrente 14672-2.
3. Após, favor enviar comprovante de depósito para o fax (11) 5531-5988 ou para o e-mail atendimento@humus.com.br, identificando o(s) nomes(s) do(s) inscrito(s) e o da instituição.
4. Incluso: pasta, material de apoio, certificado eletrônico e coffee breaks.
Atenção
- Os valores são líquidos. Quando cabível, os impostos serão acrescentados na NF.
- A inscrição somente será efetivada após o pagamento e envio do comprovante.
- Somente serão aceitas substituições com até 3 dias úteis antes da data de realização do evento. Em caso de desistência, será efetuada a devolução de 70% (setenta por cento) da taxa de inscrição, mediante o envio de solicitação por escrito até 5 dias úteis antes da realização do evento. A devolução desse valor será efetuada em 5 dias úteis após a realização do evento. Não haverá devolução da taxa de inscrição no caso de no show.
- A organização reserva-se o direito de cancelar o evento caso não atinja um número mínimo de participantes.
- A programação científica está sujeita a eventuais alterações.
- As fotos de todos os participantes e palestrantes poderão ser divulgadas na internet (site e mídias sociais da HUMUS), bem como forma impressa. No caso de discordância, o interessado deverá pronunciar-se expressamente na ocasião da inscrição.

  DICAS
 
A HUMUS preparou algumas dicas para que todos os participantes deste evento tenham o máximo de conforto e praticidade.
Confira!

  CONTATO
 
Nome:
Obrigatório.
E-mail:
Obrigatório.Formato inválido.
Telefone:
Assunto:
Mensagem:
Obrigatório.
 
Desejo receber os informativos da Humus Consultoria

  HOTEL E PASSAGEM
 

A HUMUS, em parceria com a agência IT Mice, disponibiliza tarifas especiais para que você se hospede no hotel do evento com todo o conforto e praticidade.

Acomodação
Tarifa Especial - Diária
Individual
Duplo
Superior
R$ 302,00
R$ 338,00
Luxo
R$ 341,00
R$ 377,00

- Os valores constantes no quadro referem-se à diárias e devem ser multiplicados pelo número de dias e de apartamentos a serem utilizados;
- Café da manha cortesia (quando servido no restaurante);
- Check-in às 14h00 / Check-out às 12h00;
- Acrescer 5% de ISS sobre o valor das diárias;
- Acrescer R$ 3,60 de taxa de turismo por apartamento/dia.

Importante: Para ter acesso a estas tarifas especiais a reserva deve ser realizada junto à agência IT Mice.
Os valores poderão sofrer alteração sem prévio aviso.

PASSAGENS AÉREAS E TRANSFERS
Consulte também a IT Mice sobre as melhores tarifas e opções de voos, transfer Aeroporto/Hotel/Aeroporto e aluguel de carro executivo.

Contato:
www.itmiceonline.tur.br
E-mail: edson@itmice.tur.br / erica@itmice.tur.br
Telefone: (11) 4133-5133
Contato: Edson ou Erica

 
 

Realização


www.humus.com.br

Apoio Institucional



 
HUMUS - Al. dos Pamaris, 308 - Moema - São Paulo - Fone: (11) 5535-1397 Fax: (11) 5531-5988