top of page
CPA-BANNER-25.png
Inscrição 25

Patrocinador

sabre.png

Apoio

AMPESC (1).png
ANPI.png
  • LOCAL DO EVENTO

Hotel Meliá Ibirapuera

Av. Ibirapuera, 2534 - Indianópolis

  • PARA QUEM SE DESTINA

Presidentes/Coordenadores de CPA, Procuradores Educacionais Institucionais (PI), membros dos diversos segmentos que compõem a CPA, Reitores, Pró-Reitores Acadêmicos, Diretores, Assessores Educacionais, Coordenadores de Cursos e demais profissionais interessados no assunto.

15 de outubro – quarta-feira

8h30 – Retirada das Credenciais e Welcome Coffee

9h00 – Cultura data-driven decision making a partir dos resultados da CPA

Hélio Rubens Godoy Lechinewski.png

Prof. Me. Hélio Rubens Godoy Lechinewski

Presidente da CPA da UNINTER, passou a trabalhar com processos de avaliação institucional em 2007, tendo já participado de centenas de processos de reconhecimento e renovação de reconhecimento de curso, credenciamento e recredenciamento de IES, nos formatos de oferta presencial, semipresencial e a distância. É integrante do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis/INEP). Atua também como professor nos cursos de Ciência Política, Relações Internacionais e Gestão Pública da UNINTER. É doutorando em Políticas Públicas, Mestre em Gestão Urbana, Especialista em Tutoria em EAD e Bacharel em Ciência Política. 

10h00 – Coffee break e networking

10h20 – Indicadores qualitativos e narrativas Institucionais: novas abordagens na avaliação in loco

Ivanete Oliveira.png

Dra. Ivanete Oliveira

Reitora da UNIFOA. Presidente da Associação Nacional de Procuradores Institucionais (ANPI-IES). Doutora em Políticas Públicas (UERJ). Formada em Educação Física (UNIFOA) e Pedagogia (UNIRIO) é docente de cursos de graduação e pós-graduação lato e stricto sensu. Participa dos Programas da Capes desde 2009, tendo sido professora formadora, coordenadora institucional e representante dos programas em âmbitos estadual, regional e federal como membro do Diretório Nacional do Forpibid-RP. É Avaliadira Ad hoc do MEC.do MEC.

11h20 – Inteligência artificial automatizando processos da CPA - produtividade e assertividade

Flavio Anunciato.jpg

Prof. Flávio Anunciato

Avaliador do INEP desde 2018 com grande experiência em análise e aferição de evidências. Possui sólida atuação na implantação e gestão de CPAs em instituições de ensino superior. Formado em Matemática e Computação, além de Mestre em Administração (Gestão estratégica de organizações) com mais de 30 anos de atuação na área educacional, seja como professor e coordenador de cursos no ensino superior e pós-graduação.

12h30 – Intervalo para o almoço

14h00 – Rotina e comunicação do PI com a comunidade acadêmica

Larissa Dias Puerta de Miranda Freire1.jpeg

Dra. Larissa Dias Puerta de Miranda Freire

Coordenadora da Procuradoria Institucional e Procuradora Educacional Institucional da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Foi Coordenadora do Curso de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Foi membro da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (CONAES). Advogada com ênfase em Direito Educacional em São Paulo. Doutora em Direito Político e Econômico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie em regime de cotutela com a Universidade de Salamanca (Espanha), Mestre em Direito Político e Econômico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie

15h00 - A integração entre CPA, ENADE e Avaliações in Loco no novo ciclo avaliativo

Danilo Dupas Ribeiro.jpeg

Danilo Dupas Ribeiro

Foi Secretário da SERES (2020 -2021) e Presidente do INEP (2021-2022). Membro da Comissão de Avaliação da Feira de Ciências e Engenharia – FEBRACE, Professor orientador de TCC nos cursos da POLI USP PRO e Professor nas áreas de Gestão, Planejamento, Governança Corporativa e Inovação. Mestre em Administração na área de concentração em Finanças pela Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP), Economista e Especialista em Administração de Negócios pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.

16h00 – Coffee break e networking

16h20 – Relatos de experiências de sucesso - PI

Patricia Pucci.jpg

Patrícia Pucci Cavalheiro

Procuradora, Recenseadora Institucional e Coordenadora de Egressos do Centro Universitário Fundação Santo André. Integra a Comissão Própria de Avaliação Institucional (CPA) desde 2015, a Comissão de revisão e acompanhamento do PDI desde 2019 e a Comissão Multidisciplinar do Núcleo de Educação a Distância (NEAD). Também leciona a disciplina de Gamificação Corporativa no curso de Sistemas de Informação. Graduada em Administração com ênfase em Recursos Humanos e Marketing pelo Centro Universitário Fundação Santo André, com Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Capacitação Gerencial e Gestão de Pessoas pela mesma instituição e Mestranda em Docência Universitária.

17h30 - Encerramento do primeiro dia

16 de outubro - quinta-feira

9h00 – Gestão regulatória com estratégia e eficiência: O PI entre a sustentabilidade institucional e os desafios da EaD no Novo Marco Regulatório

Sueli Macedo.png

Sueli Macedo Silveira

Consultora Sênior em Regulação Estratégica da SABRE – Inovação e Consultoria Educacional. É uma referência nacional quando o tema é regulação, avaliação e gestão institucional. Pedagoga e especialista em Gestão da Educação, construiu sua carreira como servidora do INEP/MEC, onde ocupou posições estratégicas, como Coordenadora-Geral de Avaliação de Cursos de Graduação e Instituições de Ensino Superior e Diretora Substituta de Avaliação da Educação Superior (DAES/INEP). Reconhecida nacionalmente, recebeu, em abril de 2024, uma homenagem especial do MEC, CONAES e INEP durante a celebração dos 20 anos do SINAES, em reconhecimento à sua contribuição histórica para a construção das políticas públicas que asseguram a qualidade da Educação Superior no país.

10h00 – Coffee break e networking

10h20 – Perspectivas dos novos instrumentos de avaliação e as especificidades por área: impacto documental no âmbito dos cursos e atuação da CPA

aparecida-ber.jpg

Aparecida do Carmo Frigeri Berchior 

Consultora associada da HUMUS. Doutora e mestre em Letras. Possui mais de 20 anos de experiência em docência no ensino superior e mais de 15 anos em gestão acadêmica, exercendo funções de Coordenadora de Curso, Coordenadora de CPA, Diretora e Pró-Reitora Acadêmica. Atua na implementação de currículos por aquisição de competências; gestão e processos acadêmicos; pesquisa na área educacional; capacitação de docentes, na implementação de novas metodologias e avaliação por matriz de referência de competências.

11h20 – Do planejamento à execução: A sinergia entre o Procurador Institucional e o Coordenador de Curso

Euvas Santos.png

Euvas Santos

Procuradora Institucional da UniFECAF.  Mestre em Tecnologias Emergentes em Educação (Must University – EUA). Gestora e Docente no Ensino Superior. Especialista em Metodologias para EaD (UNIDERP) e em Gestão Universitária – MBA (Universidade São Marcos). Graduada em Gestão de Recursos Humanos (FECAF) e em Administração de Empresas (Faculdade Taboão da Serra).

12h30 – Intervalo para o almoço

10h00 – Coffee break e networking

14h00 – A Importância da CPA para a Gestão Estratégica da IES

Carlos Fernando Araujo Jr.png

Carlos Fernando Araújo Jr.

Executivo com sólida trajetória na Educação Superior, destacando-se pela liderança empreendedora e inovadora em projetos presenciais e a distância. Atuou por 20 anos na Cruzeiro do Sul Virtual, onde foi um dos idealizadores e ocupou cargos como Diretor Acadêmico, Pró-Reitor, Diretor Executivo e de Inovação. Atuou ainda como Pesquisador do Programa de Mestrado e Doutorado de Ciências e Matemática da Universidade Cruzeiro do Sul.

graduação, mestrado e doutorado em Física (UNESP/IFT) e MBA em Gestão Executiva pela Fundação Dom Cabral e Kellogg Business School.

15h00 –  Relatos de experiências de sucesso – CPA

Marcos  Giannotti.jpeg

Marcos Giannotti

Vice-presidente da CPA, Coordenador e Professor de cursos nas áreas de marketing e comunicação no Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Atuou por 30 anos nas áreas de marketing de grandes marcas, como Itaú Personnalité, BankBoston, BrasilPrev, Folha de São Paulo e Editora Abril.

Doutor e mestre em Comunicação Social, na linha de pesquisa de Comunicação mercadológica e institucional, pela Universidade Metodista de São Paulo. MBA pela universidade corporativa do BankBoston e Rotman School (University of Toronto). Graduado em comunicação social, com habilitação em propaganda e publicidade pela Universidade Anhembi Morumbi.

Valeska Nakad .png

Valeska Nakad 
Presidente da CPA da Belas Artes. Coordenadora do Curso de Design de Moda e do Curso de Pós-graduação - Moda e Sustentabilidade, do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Professora Curso de Pós-graduação – PUCRSOnline. Diretora de projetos da Empresa Retail to Engage e consultora de negócios nas áreas de Design Estratégico. Mestre em Comunicação Contemporânea. Especializada em Pesquisa de Comportamento do Consumo e em Gestão de Marketing, Negociação, Planejamento de Negócios, Vendas e Varejo. Professora dos cursos Design de Moda, Marketing e Produção Publicitária da BA. 

16h00 – Roda de Conversa: Avaliação institucional e a demanda de mudanças estruturais de organização acadêmica no ensino superior - o papel da CPA e do PI

Denise Sawaia Tofik .png

Profa. Ma. Denise Sawaia Tofik

Consultora Associada da HUMUS Consultoria. Foi Diretora Acadêmica na Faculdade Ideal Trends, Procuradora Institucional da Faculdade Zumbi dos Palmares e Coordenadora do Curso de Serviço Social - EaD da Universidade Salvador - UNIFACS. Administradora pelas Faculdades Hoyler. Assistente Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Diretora Acadêmico-Pedagógica da Universidade de Santo Amaro de 1999 a 2013. Mestre em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

17h00 – Encerramento

INVESTIMENTO E INSCRIÇÕES

Para grupos de 4 ou mais inscrições, entre em contato com a gente para descontos especiais!

WhatsApp.png
bottom of page