top of page
cpa-pi-banner-24.png

AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL:
Um Olhar para a Excelência dos Processos e Projetos Desenvolvidos pela IES
- O papel da CPA e Procurador Institucional -

  • PARA QUEM SE DESTINA

Presidentes/Coordenadores de CPA, Procuradores Educacionais Institucionais (PI), membros dos diversos segmentos que compõem a CPA, Reitores, Pró-Reitores Acadêmicos, Diretores, Assessores Educacionais, Coordenadores de Cursos e demais profissionais interessados no assunto.

  • LOCAL DO EVENTO

Hotel Intercity

Av. Ibirapuera , 2577, Moema – São Paulo/SP

16 de outubro – quarta-feira

8h30 – Retirada das Credenciais e Welcome Coffee

9h00 – Como os insumos e microdados de aprendizagem do SINAES impactam a autoavaliação

Alexandre Mendes Nicolini.jpeg

Dr. Alexandre Mendes Nicolini
Doutor em Administração pela UFBA com estágio de doutoramento na Paris IX, Mestre em Administração Pública pela FGV e Administrador de Empresas pela UERJ. É especialista em Design Curricular e Avaliação da Aprendizagem, desenvolvendo metodologias de trabalho e programas de formação para implantação nas IES - que sintetizam sua experiência como pesquisador stricto sensu, orientador de doutorado e mestrado, gestor acadêmico (inclusive como Reitor), avaliador ad hoc do Ministério da Educação (MEC) e líder de pesquisa na ANPAD.

10h00 – Coffee break e networking

10h20 – Estratégias para engajamento e mobilização da comunidade acadêmica: Case PUC Minas

Tania Maria Ferreira de Souza.jpg

Dra. Tania Maria Ferreira de Souza
Presidente da CPA da PUC Minas. Integra o BASis - Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, desde 2007. Atualmente é Professora Adjunto IV do Departamento de Economia da PUC Minas Gerais. Exerceu o cargo de Diretora Acadêmica da Unidade Educacional Praça da Liberdade da PUC Minas, de 2016 a 2023, e o mesmo cargo na PUC Betim, entre 2010 e 2015. Possui graduação em Ciências Econômicas pela PUC Minas, Mestrado em Economia pelo CEDEPLAR/ Universidade Federal de Minas Gerais e doutorado em História Econômica pela USP, no âmbito do Programa PDEE/CAPES de doutorado-sanduíche junto a The London School of Economics and Political Science.

11h20 – Avaliação in loco: inovação na apresentação das evidências

Clarice Yoshioka.jpg

Clarice Yoshioka
Coordenadora de Regulação e Avaliação do Centro Universitário Antônio Eufrásio de Toledo de Presidente Prudente. Coordenadora da CPA. Procuradora Educacional Institucional. Pós-graduada em Direito do Trabalho. Possui experiência em gestão acadêmica, com destaque na área de regulação e avaliação e desenvolvimento de projetos/modelagem acadêmica. Foco: resolução de problemas, a partir da visão global da IES/empresa, postura inovadora e integradora e permanente conexão com os acontecimentos da área de atuação.

12h30 – Intervalo para o almoço

14h00 – Relatórios e resultados da CPA sob a ótica do avaliador do INEP

Flavio Anunciato.jpg

Prof. Flávio Anunciato
Avaliador do INEP desde 2018 com grande experiência em análise e aferição de evidências. Possui sólida atuação na implantação e gestão de CPAs em instituições de ensino superior. Formado em Matemática e Computação, além de Mestre em Administração (Gestão estratégica de organizações) com mais de 30 anos de atuação na área educacional, seja como professor e coordenador de cursos no ensino superior e pós-graduação.

15h00 - Gestão Acadêmica Ativa: O Impacto da Atuação do PI e da CPA nos Processos de Avaliação, Regulação e nas impugnações e contrarrazões dos relatórios de visita in loco

Hugo Musetti_edited.jpg

Prof. Hugo Musetti
Procurador Educacional Institucional e Recenseador Institucional da Universidade São Francisco (USF) Bragança Paulista – SP e do Instituto Teológico Franciscanos (ITF), Petrópolis – RJ. Coordenador da CPA da USF. Avaliador do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis - INEP). Tutor dos cursos de Capacitação para Ingresso de Docentes e de Formação Continuada do BASis – INEP. Coordenador do Subcolegiado de Negócios, Administração e Direito da Comissão Técnica de Acompanhamento da Avaliação (CTAA - INEP). Mestre em Psicologia em Construção e Validação de Instrumentos pela USF.

16h00 – Coffee break e networking

16h20 – Painel: Estratégias e boas práticas entre o PI e a Comissão Própria de Avaliação

Marcos  Giannotti.jpeg

Moderador: Marcos Giannotti
Vice-presidente da CPA, Coordenador e Professor de cursos nas áreas de marketing e comunicação no Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Atuou por 30 anos nas áreas de marketing de grandes marcas, como Itaú Personnalité, BankBoston, BrasilPrev, Folha de São Paulo e Editora Abril.
Doutor e mestre em Comunicação Social, na linha de pesquisa de Comunicação mercadológica e institucional, pela Universidade Metodista de São Paulo. MBA pela universidade corporativa do BankBoston e Rotman School (University of Toronto). Graduado em comunicação social, com habilitação em propaganda e publicidade pela Universidade Anhembi Morumbi.

Ivanete Oliveira.jpg

Dra. Ivanete Oliveira
Reitora da UNIFOA. Presidente da Associação Nacional de Procuradores Institucionais (ANPI-IES). Doutora em Políticas Públicas (UERJ). Formada em Educação Física (UNIFOA) e Pedagogia (UNIRIO) é docente de cursos de graduação e pós-graduação lato e stricto sensu. Participa dos Programas da Capes desde 2009, tendo sido professora formadora, coordenadora institucional e representante dos programas em âmbitos estadual, regional e federal como membro do Diretório Nacional do Forpibid-RP. É Avaliadira Ad hoc do MEC.do MEC.

Larissa Dias Puerta de Miranda Freire1.jpeg

Dra. Larissa Dias Puerta de Miranda Freire
Coordenadora da Procuradoria Institucional e Procuradora Educacional Institucional da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Foi Coordenadora do Curso de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Foi membro da Comissão Especial de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção de São Paulo. Advogada com ênfase em Direito Educacional em São Paulo. Doutora em Direito Político e Econômico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie em regime de cotutela com a Universidade de Salamanca (Espanha), Mestre em Direito Político e Econômico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.

17h30 - Encerramento do primeiro dia

17 de outubro - quinta-feira

9h00 – Análise de dados: a CPA como ferramenta para gestão de visitas

André Rinaldi Fukushima.jpg

Dr. André Rinaldi Fukushima
Gerente de Qualidade e Inovação do Grupo Cruzeiro do Sul. É um especialista com vasta experiência acadêmica e profissional nas áreas de Patologia Experimental e Comparada, Toxicologia e Farmacologia. Possui doutorado e mestrado pela USP e bem como pós-doutorado na mesma instituição. Foi coordenador geral de 77 cursos superiores presenciais, incluindo Medicina, no Centro Universitário das Américas (FAM), onde também supervisionou o Hospital Veterinário Universitário Nosso Vet. Coordenou a CPA da mesma instituição onde coordenou o CEP, CEUA, pesquisa e extensão.

10h00 – Coffee break e networking

10h00 – Coffee break e networking

10h20 – Gestão de inteligência regulatória: a evolução da função de PI

Rogerio Paes Costa_edited.jpg

Rogerio Paes Costa 
Coordenador Executivo de Internacionalização e Regulação do Insper Instituto de Ensino e Pesquisa. Experiência de mais de vinte e cinco anos na educação superior, com atuação em assuntos de regulação e avaliação (MEC e CAPES), processos de acreditação internacional (AACSB, AMBA, EQUIS, ABET e NASPAA), registro acadêmico digital, projetos de autoavaliação institucional (CPA), relações internacionais e gestão de indicadores de impacto social das IES. Master in Business Administration pelo Insper - MBA Executivo, pós-graduado em Direito Educacional, Gestão Empresarial, Ensino da Língua Inglesa e Tradução; licenciado em Letras (Inglês/Português) e bacharel em Ciência da Computação. Secretário-Geral, Procurador Institucional e Coordenador de Acreditações do Insper Instituto de Ensino e Pesquisa.

11h20 – Desafios e sucesso: transformando processos na evolução da CPA no UNASP

Ledimar Brianezi.jpeg

Dr. Ledimar Brianezi
Presidente da CPA e Coordenador de curso no UNASP. É doutor e mestre em Educação Física, Especialista em Fisiologia do Exercício e graduado em Educação Física. Membro da CPA desde 2009

12h30 – Intervalo para o almoço

14h00 – Painel: Êxito da Autoavaliação do Semesp

Fabio Reis.jpg

Moderador: Fabio Reis
Diretor de Inovação e Redes de Cooperação do Semesp, Presidente do Consórcio STHEM Brasil e Secretário Executivo da Metared TIC Brasil.

Daniel José Lopes Junior1.jpeg

Autoavaliação e Maturidade Institucional
Daniel José Lopes Junior
Pró-Reitor Acadêmico do Centro Universitário de Excelência ENIAC.
Diretor da Faculdade ENIAC 2001 – 2018. Professor de Ensino Médio e Superior. Integrante do GT da ANETT para implantação do SINAES nas IES. Integrante da Relatoria e Avaliador entre pares da Rede de Autoavaliação do SEMESP. Licenciado em Física pela Universidade Mackenzie. Especialista em Sistemas de Informação.

Paulo Sergio Macuchen Nogas.jpg

A PUCPR na Rede de Autoavaliação Institucional Semesp
Dr. Paulo Sergio Macuchen Nogas
Diretor de Regulação e Avaliação na Pró Reitoria de Desenvolvimento Educacional e Presidente da CPA - Comissão Própria de Avaliação da PUCPR. Coordenador da Rede de Autoavaliação no SEMESP. Desde 2015 é membro da Comissão responsável pelos processos de progressão e promoção na Carreira Docente da PUCPR. Atua em gestão universitária desde 2011. Doutor em Administração - PPAD-PUCPR, Mestre em Tecnologia - PPGTE-UTFPR, Graduado em Matemática pela PUCPR.

Patricia Pucci.jpg

Patrícia Pucci Cavalheiro
Procuradora e Recenseadora Institucional do Centro Universitário Fundação Santo André. Integra a Comissão Própria de Avaliação Institucional (CPA) desde 2015 e a Comissão Multidisciplinar do Núcleo de Educação a Distância (NEAD).
Também leciona a disciplina de Gamificação Corporativa no curso de Sistemas de Informação. Graduada em Administração com ênfase em Recursos Humanos e Marketing pelo Centro Universitário Fundação Santo André, com Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Capacitação Gerencial e Gestão de Pessoas pela mesma instituição.

15h30 – Mesa Redonda: Relato de experiências exitosas que consolidam as CPA’s e o papel do PI nas IES

denise.jpg

Moderadora: Profa. Ma. Denise Sawaia Tofik
Consultora Associada da HUMUS Consultoria. Foi Diretora Acadêmica na Faculdade Ideal Trends, Procuradora Institucional da Faculdade Zumbi dos Palmares e Coordenadora do Curso de Serviço Social - EaD da Universidade Salvador - UNIFACS. Administradora pelas Faculdades Hoyler. Assistente Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Diretora Acadêmico-Pedagógica da Universidade de Santo Amaro de 1999 a 2013. Mestre em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Marco Antonio Conti Carlotti Filho.jpg

Me. Marco Antonio Conti Carlotti Filho
Coordenador da CPA e professor da Faculdade Engenheiro Salvador Arena. É mestre em Processos Químicos e Bioquímicos pelo Instituto Mauá de Tecnologia, Especialista em Desenvolvimento de novos produtos pelo Instituto Mauá de Tecnologia. Graduado em Engenharia de Alimentos Universidade Estadual de Campinas. Membro da CPA desde 2010.

16h30 – Final Report - Foco no futuro: Quais as perspectivas da Comissão Própria de Avaliação e do Procurador Institucional

denise.jpg

Profa. Ma. Denise Sawaia Tofik
Consultora Associada da HUMUS Consultoria. Foi Diretora Acadêmica na Faculdade Ideal Trends, Procuradora Institucional da Faculdade Zumbi dos Palmares e Coordenadora do Curso de Serviço Social - EaD da Universidade Salvador - UNIFACS. Administradora pelas Faculdades Hoyler. Assistente Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Diretora Acadêmico-Pedagógica da Universidade de Santo Amaro de 1999 a 2013. Mestre em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

17h00 – Encerramento

Gostou? Compartilhe com os seus contatos

INVESTIMENTO

*Datas limites para confirmação (pagamento) das inscrições com os valores informados.

Apoio

semesp.png
ampesc.png
bottom of page