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ARTIGOS

Gestão Educacional

Curso e vivência: eficácia na gestão escolar e pedagógica / 2017

Com frequência fala-se de Gestão Escolar, no entanto, muitas vezes apenas identificando o que lhe cabe fazer. A intenção deste curso é ir além. Nossa proposta é apresentar suas implicações e articulações de distintas instâncias para a organização e análise do trabalho pedagógico, entendido como ação reflexiva e participativa. Bem como oferecer e colocar em debate uma (re) significação do Projeto Político Pedagógico.

Essa (re) significação se amplia quando se trata da gestão do coordenador pedagógico no âmbito escolar, lembrando que seu trabalho ultrapassa a formação dos professores porque atinge, a partir deles, alunos e famílias.

A questão que, de pronto, se coloca é sobre a importância da atualização, tanto de diretores quanto de coordenadores, e das alternativas possíveis para a atuação dessa equipe com os professores. Na verdade, trata-se de uma formação complexa, na medida em que exige uma ação inovadora, construtiva, dinâmica, coerente com as múltiplas questões dos dias de hoje. Sendo assim, o que pode ser feito dentro da Escola, e mesmo fora de seus espaços, de modo que possibilite encontros formativos que promovam resultados eficazes e promissores para ambos e seu corpo docente?

Todos sabem muito bem que não se pode mais agir como décadas atrás. No entanto, como é difícil mudar! Outras metodologias, distintas estratégias, formas de interagir, bem como pensar caminhos de inovação são necessários e precisam ser coletivamente construídos.

Se partirmos da ideia de que, como seres humanos, somos inconclusos, mais do que nunca, em tempos de aceleradas transformações socioculturais, científicas e com o incremento das tecnologias, temos que assumir nossa condição de incompletude também no âmbito educacional. Portanto, é de extrema importância que todos os protagonistas da escola abram espaço e tempo para se dedicar à formação continuada e se coloquem abertos ao aperfeiçoamento de suas competências e qualidades, não só no como saber dirigir, coordenar, ensinar, mas como ser mais humano.

Para que a equipe gestora possa efetivamente atuar com competência, liderança e atingir bons resultados é preciso que assuma a atualização dela própria como questão prioritária. Que dialogue, interaja, tenha olhar apurado e escuta atenta às necessidades também formativas de seus professores, o que, sem dúvida, representará uma construção coletiva e de saberes compartilhados.

Profª Ms. Lucilla da Silveira Leite Pimentel é Consultora da HUMUS e será uma das docentes na 3º turma do Curso e Vivência: EFICÁCIA NA GESTÃO ESCOLAR E PEDAGÓGICA.

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