ARTIGOS

Gestão Educacional

A nova era da educação e da gestão exponencial é o tema do GEduc 2021

sonia colombo.png

Maior congresso de gestão educacional do país acontece de 12 a 16 de abril, no formato online; evento vai discutir ensino híbrido, inovação, disrupções e outros assuntos que têm impacto no futuro do setor

A edição 2021 do GEduc, o maior congresso de gestão educacional do país, acontecerá de 12 a 16 de abril, no formato online. Com o tema “A nova era da educação e da gestão exponencial”, vai abordar as mudanças pelas quais a educação vem passando, que foram impulsionadas pela pandemia, e o futuro do setor.

 

“São dois focos totalmente integrados porque a educação se transformou totalmente e precisou se acelerar e se adequar a esse novo momento. Mesmo no pós pandemia, ela não será mais como antes. Vamos debater essa nova realidade e o que está por vir”, diz Sonia Simões Colombo, diretora e fundadora da Humus, empresa que realiza o GEduc e desenvolve capacitações e serviços para o aperfeiçoamento de gestores educacionais.

Paralelamente, também será discutida a gestão exponencial. “Para as instituições educacionais poderem crescer e se tornarem mais competitivas, elas precisam ter um direcionamento mais exponencial. Organizações com estruturas mais antigas, hierarquizadas e com baixa tolerância ao risco terão dificuldades para se manterem no mercado.”

 

A diretora explica que a organização exponencial tem como foco uma cultura de descentralização de poder, valorização da experimentação e da autonomia, o que permite ter um olhar mais global. Favorece, ainda, um modelo de negócio mais escalável, que se torna possível devido à utilização da tecnologia. Com isso, ganha-se em termos de quantidade e produtividade. A operação deixa de ser linear para se tornar exponencial, ou seja, consegue ter um crescimento acelerado e ganhar escala.

 

Programação

A partir desses grandes temas, neste ano, o GEduc trará cinco possibilidades de trilhas, uma para cada dia do evento. Os inscritos poderão participar dos cinco dias ou escolher uma ou mais trilhas independentemente.

 

No primeiro dia, o foco será nos grandes temas da gestão e, no segundo, no ensino híbrido, uma realidade que deve permanecer no pós pandemia. A terceira trilha discutirá como os líderes educacionais de hoje podem se tornar líderes exponenciais e quais são as competências necessárias para isso. “Vamos trazer um palestrante que está adotando essa liderança exponencial e inaugurando uma faculdade no Brasil”, conta Sonia.

 

No quarto dia, no contexto da inovação acadêmica, um dos destaques será a sala de aula do futuro e o professor em holograma, uma experiência totalmente nova, que surgiu em setembro do ano passado, na Universidade do Texas, em Austin (EUA).

 

“Queremos mostrar para os gestores essa nova tecnologia, que integra o presencial, o semipresencial e o online. Ela permite ao professor interagir com a sala de aula física e com a virtual em tempo real, com sua imagem sendo transmitida ao vivo, em corpo inteiro e em alta resolução. Vai ser uma discussão interessante, pois é algo que pode se tornar realidade”, pontua a especialista. Para fechar o evento, no quinto dia, o foco será o marketing -- novas estratégias, marketing exponencial e uso de dados.

 

Mais novidades do GEduc 2021

 

Uma novidade desta edição é que todos os inscritos nas conferências e painéis que acontecerão na parte da manhã, das 9h às 13h, terão livre acesso aos workshops e masterclasses, que ocorrerão no período da tarde. As inscrições estão abertas, por meio do site do GEduc (https://www.geduc2021.com.br/inscricoes).

 

Outra inovação deste ano é a feira do GEduc, que será realizada no formato virtual pela primeira vez. Ela contará com cerca de 20 empresas de produtos e serviços educacionais, que oferecem soluções acadêmicas, administrativas e financeiras para as instituições.

 

“Durante esses cinco dias, vamos trazer muitas novidades e debates em relação a esse novo tempo da educação, com a mesma excelência do que já fazíamos presencialmente, até porque agora já temos a experiência no online”, diz Sonia, lembrando que em 2020 o GEduc já aconteceu no formato virtual. “Queremos inspirar e instigar os educadores e gestores. Tivemos muitas mudanças na educação por conta da pandemia, mas novas disrupções precisarão ser feitas daqui para frente.”

 

Sonia Simões Colombo é Diretora e Fundadora da HUMUS, empresa que realiza o GEduc e desenvolve capacitações e serviços para o aperfeiçoamento de gestores educacionais. Garanta a sua vaga no GEduc 2021