
ARTIGOS
Gestão Educacional
Do Lead ao Diploma: O ciclo completo do Sucesso do Aluno

Antes de falar do ciclo completo do aluno, que cobre a jornada desde o momento que uma pessoa se torna um lead da sua instituição até ela finalizar um curso e obter o diploma ou certificado, é importante definirmos alguns conceitos que dão suporte a este ciclo. E assim temos trabalhado com Captação e Permanência de alunos desde 2014 e esse tempo de experiência, estudos, pesquisas e experimentação nos permitiu chegar a alguns conceitos importantes.
Definição de Gestão da Permanência
O primeiro conceito que iremos trabalhar é o da Gestão da Permanência. Em nossa visão, Gestão da Permanência, resumidamente, é:
“Apoiar os alunos para que tenham sucesso em sua jornada acadêmica, tendo uma equipe disponível para ajuda-los em suas dificuldades e, principalmente se antecipando a elas.”
Quando criamos esta definição, nos baseamos em três pilares já consolidados em outros mercados:
– Customer Success (CS)
– Customer Experience (CX)
– Customer Relationship Management (CRM)
Como a própria palavra “sucesso” na frase evidencia, a busca por apoiar os alunos para que tenham sucesso em sua jornada acadêmica tem como pilar o conceito Customer Success. Já o termo “jornada acadêmica” foi emprestado do pilar Customer Experience, e tem como objetivo fazer com que a jornada e os pontos de contato do aluno com a instituição, tenham como foco o aluno e não na própria instituição. Por fim, os termos “ajuda-los em suas dificuldades” e “se antecipando a elas” tem como base o Customer Relationship Management.
E claro, tudo isso apoiado por muita tecnologia e humanização. Tecnologia para tornar os processos mais digitais, ágeis e conectados e humanização. Porque educar é transformar, e precisamos de pessoas conectadas com pessoas para apoiar este processo.
Objetivos da Gestão da Permanência
Do ponto de vista do aluno, o principal objetivo da Gestão da Permanência é ajuda-lo a chegar ao diploma ou certificado do seu curso. Mas do ponto de vista da instituição de ensino, além de cumprir o objetivo acima, é também diminuir as taxas de evasão de sua instituição. Aqui cabe lembrar que, segundo o censo da educação superior de 2018, os cursos presenciais tem, em média, 28,5% de evasão. Enquanto os cursos de ensino a distância chegam a média de 34,5% de evasão.
