HUMUS - Semana de Planejamento Acadêmico
top of page

SEMANA DE PLANEJAMENTO ACADÊMICO

Capacitações online e sob medida

para sua equipe!

Selecione os temas conforme as necessidades de sua IES:

1

CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO: POSSIBILIDADES E INOVAÇÃO

  • Fundamentação legal

  • Formas de operacionalização no currículo

  • Extensão e inovação acadêmica

3

NÚCLEO PSICOPEDAGÓGICO E DE ACESSIBILIDADE E A CONTRIBUIÇÃO À PERMANÊNCIA DO DISCENTE NA IES

  • Estrutura e função do Núcleo psicopedagógico e de acessibilidade

  • Atendimento psicopedagógico: ações para evitar a evasão

  • Acessibilidade e inclusão: funções e atividades no âmbito de todo o corpo social da IES

  • Aprendizagem e permanência do discente

5

DCNS DA EDUCAÇÃO FÍSICA: REFLEXÕES E OPERACIONALIZAÇÃO

  • Currículo e distribuição de componentes, considerando etapa comum e específica da Res. CNE/CES Nº 6/2018

  • Currículo e operacionalização das atividades acadêmicas integradoras na etapa comum

  • Operacionalização da prática obrigatória e formação específica

  • Aspectos a serem considerados na elaboração do Projeto Pedagógico de Curso

7

METODOLOGIAS DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM PARA COMPONENTES NA MODALIDADE HÍBRIDA

2

AVALIAÇÃO IN LOCO PRESENCIAL E VIRTUAL: LOGÍSTICA, ORGANIZAÇÃO DOCUMENTAL E EVIDÊNCIAS

  • Instrumentos vigentes e padrão decisório

  • Logística e aspectos relevantes da avaliação virtual in loco

  • Organização documental e evidências na avaliação in loco

4

DCNS DAS ENGENHARIAS E ATENDIMENTO AO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS

  • Concepção de competências e de currículo com esta natureza

  • Destaques da Res. CNE/CES no. 2/2019 acerca de desenvolvimento de competências

  • Reflexões sobre possibilidades de expressão do currículo de acordo com as DCNs 

6

MODELAGEM MODULAR DE CURRÍCULOS HÍBRIDOS

  • Natureza de currículos híbridos

  • Modelagem curricular por módulos em currículos híbridos

  • Dimensionamento disciplinar e/ou por temáticas e distribuição de carga horária

  • Módulos temáticos e certificações intermediárias

8

METODOLOGIAS DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM PARA COMPONENTES NA MODALIDADE HÍBRIDA

9

COORDENAÇÃO DE CURSO E ACOMPANHAMENTO DA QUALIDADE DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Temas 1 a 9

aparecida-ber.jpg
  • Duração: 2h cada

  • Docente:
    Profª. Drª. Aparecida do Carmo Frigeri Berchior - Consultora associada da HUMUS. Doutora e mestre em Letras. Possui mais de 20 anos de experiência em docência no ensino superior e mais de 15 anos em gestão acadêmica.

10

NOVAS PRÁTICAS DE APRENDIZAGEM

  • O Podcast como estratégia para pausar as leituras indicadas para os alunos e Casos Reais do contexto e o locus de inserção da IES

Para os alunos que querem uma pausa na leitura, os casos de áudio permitem que ouçam os protagonistas do caso, ouçam sua paixão e entrem em seu mundo para entender as situações de tomada de decisão de acordo com sua perspectiva. Ouvir diretamente de um fundador / empresário / comerciante que trabalha sem parar para manter seu negócio, por exemplo, pode causar um impacto emocional que por vezes a leitura de um texto / artigo não conseguem passar.

 

  • Casos reais do contexto e o locus de inserção da IES de inserção de vídeo

Da mesma forma, os casos reais que podem usar vídeo, como clipes de proprietários, funcionários, clientes, estudantes, professores como por exemplo de um restaurante popular ou de uma escola básica, um outro tipo de empresa, para ajudar os alunos a entender os desafios do mundo real que são enfrentados por empresas e instituições.

Os professores podem adotar novas abordagens e planejar atividades de estudo de caso tornando os desafios de definição do problema, coleta de dados e política organizacional mais explícitos.

Propiciará aos alunos a oportunidade de dar sentido a situações desafiadoras, auxiliará a se tornarem mais reflexivos ao reconhecer as compensações e decisões que precisarão tomar durante suas carreiras profissionais.

Seguindo essas práticas, os educadores podem garantir que os estudos de casos utilizados – sejam em quaisquer formas que assumam - continuarão a preparar os alunos para liderar as organizações e melhorar o mundo ao seu redor.

11

AMBIÊNCIA ACADÊMICA

Passados 3 semestres da vivência / convivência em um modo excepcional, onde várias novas práticas foram levadas a efeito, sugere-se preparar o início do 2º semestre criando uma semana para ambientar a comunidade acadêmica apresentando de forma global as mudanças que foram necessárias para oferecer um ensino predominantemente online.

 

Apresentar:

As novas formas de atuação e o compromisso dos órgãos colegiados,

Os resultados das “escutas” realizadas junto aos professores, alunos e técnicos-administrativos e os novos serviços/atividades/ações criados para garantir o fortalecimento da IES, mesmo no período pandêmico;

As estratégias para atender o desafio de garantir a participação ativa do aluno e encorajar a participação virtual;

A avaliação da aprendizagem e da participação dos alunos, a oferta de oportunidades iguais para que todos os alunos participem ativamente do processo de aprendizagem;

O ambiente virtual – o que pode (e foi) melhorado.

Temas 10 e 11

Maria_Helena_Krüger_edited.jpg
  • Duração: 1h cada

  • Docente:
    Profa. Maria Helena Krüger  - Vice-Reitora no Centro Universitário Municipal de São José/SC. Gestora Educacional e Consultora Acadêmica. Mestre em Gestão Estratégica das Organizações pela ESAG/UDESC.

Solicite a sua proposta!

Central de Atendimento:

Tel: (11) 5535-1397 

WhatsApp: (11) 96855-0247

e-mail: janaina.lima@humus.com.br

PODEMOS AJUDAR?

bottom of page