ARTIGOS

Inovação/Tecnologia

Desenhando o futuro das escolas com tecnologia Apple

Guilherme Camargo.jpg

O mundo está diferente. E será diferente amanhã e depois também. A transformação tecnológica assumiu tamanha velocidade que parece que tudo que está ao nosso redor é transitório. 

 

Por isso nos encontramos em um importante momento para a educação. Além de ensinarmos toda uma geração a aproveitar os impactos dessa tecnologia, seja no aspecto técnico, cognitivo ou socioemocional, é importante aproveitar o movimento para direcionar os esforços para a construção de um mundo melhor. 

 

Igualdade, bem-estar, senso de comunidade e autonomia são valores cada vez mais necessários à sociedade e experiências de aprendizagem mais conectadas, colaborativas, criativas e pessoais são a oportunidade de acolher essa mudança.

 

Líderes transformadores já começaram a desenhar o futuro das suas instituições e suas experiências positivas podem contribuir para inspirar a sua escola. Veja quais passos foram trilhados nesta busca por inovação:

DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DA EQUIPE.

 

A liderança é a responsável por cuidar do desenvolvimento da equipe, preparando-a para esse mundo em constante mudança. É importante considerar a formação de um grupo múltiplo, de entusiastas com novas ideias aos mais experientes, onde todos podem contribuir para uma nova escola.

 

Para ajudar em todos os aspectos do projeto tecnológico, pode ser necessário atender a novas prioridades e mudar a forma que equipes trabalham e se relacionam, adaptando e desenvolvendo competências. O líder deve oferecer soluções e condições para essas mudanças e para um aprendizado contínuo, que acompanhe o mundo conectado. 

 

O livro Elementos de Liderança da Apple traz ricas contribuições para esse processo.

 

DESENVOLVIMENTO DA CAPACIDADE PARA UM NOVO ENSINO.

 

Lideranças devem cuidar da qualidade de interação em toda a comunidade escolar e potencializar o conhecimento e a experiência de todos. É preciso entender os pontos fortes das pessoas e dos recursos para ajudá-las a serem proativas e promover transformações.

 

Toda mudança traz oportunidades de crescimento. É preciso conhecer a preparação atual das equipes, estabelecer os novos objetivos e oferecer estrutura e recursos para um desenvolvimento sustentável.

 

INOVAÇÃO E COLABORAÇÃO PARA A SALA DE AULA.

 

O futuro da educação é conectado, colaborativo, criativo e pessoal. Aulas que estimulam esses aspectos, desenvolvem autonomia e investem nas relações assumem um papel muito mais relevante na vida desses alunos. 

 

A aprendizagem, como já vimos acontecer, precisa ultrapassar os muros da escola, ser flexível e contextualizada. A tecnologia exerce um papel fundamental nessa nova forma de aprender e ensinar e as instituições devem repensar seus modelos para atrair maior engajamento de toda a comunidade e maximizar resultados com experiências inovadoras. 

 

O iPad, o Mac e todo o ecossistema Apple são projetados para experiências de aprendizagem em total sintonia com esses conceitos.

 

 

IMPLEMENTE TECNOLOGIA COM SEGURANÇA E ESCALABILIDADE.

 

Para uma nova escola, tecnologia é essencial. Hoje, uma educação de excelência oferece flexibilidade e capacidade para dar continuidade ao processo de ensino-aprendizagem em qualquer ambiente, dentro ou fora da sala de aula.

 

Investir em um desenho tecnológico educacional bem planejado fará toda a diferença e por isso a escolha de produtos, ferramentas e parceiros de confiança, que possuam os mesmos valores que a instituição, deve ser cuidadosa.

ENVOLVA A COMUNIDADE NO SEU PROJETO DE TECNOLOGIA.

 

Pessoas são diferentes e suas histórias podem torná-las mais ou menos preparadas para mudanças. Por isso, neste momento de grande importância para a educação, investir em comunicação é fundamental. 

 

Todos fazem parte do processo de inovação. É preciso que líderes, educadores, colaboradores, alunos e famílias entendam a sua importância. Comunique-se com clareza, envolva e incentive para que repliquem a visão da sua escola.

 

Apresente, atualize e engaje a sua comunidade com fluxos estáveis de comunicação

 

 

A SUA ESCOLA PREPARADA PARA O FUTURO COM TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS APPLE.

 

Depois de todos esses passos, gostaria de dizer que esse é, na verdade, o primeiro: planeje. Em um processo de transformação é essencial definir metas claras, assim como formas de avaliar e acompanhar os resultados. 

 

Identificar os êxitos, o que funciona ou não, compartilhar conquistas, aprimorar formas e ajustar práticas fazem parte da trilha de escolas que estabelecem uma cultura de inovação contínua. Planejamento é a chave.

 

Chegou a hora de desenhar um novo futuro para a escola. Inspire toda a comunidade a contribuir, ajudando a reimaginar novas formas de ensinar e aprender.

 

Experiências conectadas, colaborativas, criativas e personalizadas farão mais do que adaptar a escola às mudanças: elas serão capazes de moldar um novo futuro por meio da tecnologia e inovação. E a Apple tem um compromisso com essa transformação.

 

Veja aqui como escolas parceiras da Sejunta, por meio de tecnologias educacionais Apple, deram seus passos para construir um novo presente, muito mais preparado para o futuro.

 

Guilherme Camargo é Fundador e CEO da empresa de educação Sejunta Tecnologia. Ele foi palestrante no VII Fórum de Líderes Educacionais, durante o GEduc 2022!