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Gestão Educacional

Plataformas Educacionais

A utilização de plataformas educacionais deixou de ser uma inovação e atualmente é condição essencial às instituições de ensino. Nas linhas abaixo, descrevo de forma sucinta o que são as plataformas, seus pontos positivos, negativos e diferentes formas de utilização.

Uma plataforma é um ambiente na internet, de interação entre professores e alunos – podemos definir como uma sala de aula virtual, onde aulas podem ser apresentadas e discutidas. Diferentemente de portais e sites, nas plataformas há interação entre todos, inclusive entre os próprios alunos - e até mesmo entre os pais, caso seja essa a estratégia da instituição.

O primeiro e mais óbvio motivo da necessidade das plataformas é do conhecimento de todos: nossos alunos nasceram em um mundo digital, muito distante do mundo em que foram educados os professores. A utilização dessas ferramentas nos aproxima dos estudantes, tornando as aulas mais atraentes e dinâmicas, próximas do dia a dia dos jovens. Os “smartphones”, tidos como inimigos no bom andamento das atividades e, muitas vezes proibidos, podem tornar-se aliados da educação – uma vez que também são compatíveis com dispositivos móveis. 

  

São inúmeras as possibilidades na utilização das plataformas, o professor pode disponibilizar vídeos, links, indicar sites, inserir avaliações, recados, indicar textos a serem lidos previamente em casa e discutidos em sala de aula. Estas diferentes possibilidades fazem-me lembrar do meu professor de biologia no início dos anos oitenta e sua caixa de giz colorida, perdendo preciosos minutos para desenhar o citoplasma – tentava criar efeitos tridimensionais e utilizar todas as cores possíveis para facilitar nosso entendimento.

Professores que já utilizam algum tipo de tecnologia – mesmo que mínima, como uma aula em “power point”, por exemplo – terão muita facilidade na utilização dessas tecnologias. Os que ainda resistem aos novos tempos e novas facilidades são as principais barreiras na implementação destas ferramentas nas escolas. A solução é o comprometimento das áreas pedagógicas e muito treinamento e capacitação - identificando os diferentes “níveis tecnológicos” de cada docente e implementando treinamentos específicos para cada grupo.

As plataformas não são soluções mágicas para a melhoria do processo de aprendizagem, é sabido que tecnologia sem pedagogia efetivamente não traz resultados.  Entretanto, os tempos de professores como o meu antigo mestre de Biologia se foram: a caixa de giz colorida deve ser substituída pelas Plataformas Educacionais!

 

Frederico Venturini Barbosa é Diretor Administrativo Financeiro da Educarte Escola e Tre-Le-Lê Creche Escola.