ARTIGOS

Inovação/Tecnologia

O mundo agora é digital

O mundo agora é digital, a transformação encanta jovens adultos; e veteranos são atraídos pela inovação como se isso tudo fosse a salvação de seu negócio, ou então uma grande virada na forma como gerir sua empresa.


Aos mais novos e aos veteranos cabe lembrar que qualquer negócio que se preze precisará de uma tríade formada por pessoas, processos e recursos. Alguns trocam recursos por tecnologia, como se outros recursos não fossem necessários ou possíveis, sem a tecnologia.

E por que trazer esse assunto à tona? Pergunto: Você faria sua casa a partir do telhado?

Ao pensarmos no mundo digital voltado para os negócios, precisamos lembrar das fundações, e para que estas sejam as mais adequadas será necessário conhecer o terreno, a carga que será depositada sobre ele e as estruturas para sustentar a construção, para só depois pensar no telhado.


A febre digital tem adotado a construção do telhado sem antes conhecer o terreno, ou ainda melhor, os processos de sustentação dos negócios.

Muitas empresas que não dominam seu ERP (Enterprise Resource Planning) de forma integrada e numa única base de dados, partem para a automação e digitalização das frentes de trabalho em inúmeros aplicativos, como se fosse uma colcha de retalhos, antes mesmo de cuidar das estruturas necessárias para sustentar tais soluções.


O bom e velho ERP, ou para os mais velhos o MRP2 (Manufacturing Resource Planning), ainda é o pré-requisito para qualquer avanço no mundo digital.

Agora, se você pretende construir sua casa com um belo telhado na areia movediça, embarque na onda dos produtos isolados e sem a adequada fundação: pessoas, processos e recursos, que você terá uma bela ilha afundando seus negócios.


As grandes empresas de ERP sabem disso e podem lhe ajudar.


Um bom engenheiro e arquiteto farão a diferença no seu processo construtivo. Não acredite em milagres feitos por soluções caseiras.

As boas práticas de governança também equacionam as questões voltadas para os avanços no mundo digital.

Hamilton Ibanes é Consultor Empresarial e será palestrante no IV Fórum de Governança Corporativa em Educação, que será realizado no dia 26 de março durante o GEduc 2020. Inscreva-se!

agenda-g20.png