ARTIGOS
Marketing e Comunicação
Ponto de Partida
A escola passa hoje por um momento já vivido pelo segmento corporativo, onde a especialização e a diferenciação por nichos é condição mandatória para sobrevivência. Poucas organizações sabem por que fazem o que fazem. Não se trata de lucros materiais. Trata-se do propósito, da causa, da crença. Da razão porque a organização existe.
Para entrar no jogo, é preciso não só definir a essência da escola, sua oferta diferenciada, mas também comunicar a sociedade a que veio!
É importante reforçar a conexão de pessoas com as instituições com as quais elas se relacionam, afinal, as marcas e serviços que usamos estão cada vez mais associados ao que somos e pensamos.
Marca é um nome, uma referência formada na mente e no coração das pessoas. Mas é principalmente um jeito de ser, pensar e fazer, que cria relacionamentos por meio de produtos, serviços, procedimentos e, naturalmente, estabelecem-se os diálogos, a aproximação.
Quando as expressões e o comportamento de uma marca estão alinhados, essa marca é mais facilmente percebida por seu público, diferenciando-se de concorrentes ou similares.
É preciso encontrar um espaço que seja único da sua instituição de ensino, que represente suas histórias com autenticidade e singularidade. Por isso, cada vez mais, as instituições precisam buscar posicionamentos que traduzam a sua essência e o seu propósito.
Este é o ponto de partida.
Carla Peron - Parceira estratégica na Mercare Educação.
Mirella Scorza - Sócia Diretora da Mercare Marketing.
Carla e Mirella serão palestrantes no 4º Fórum de Captação e Retenção de Alunos