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As inscrições para o PNGE 2020 já estão abertas!

Não perca a oportunidade de destacar as práticas realizadas pela sua instituição!!!

 

O case vencedor divulgado nesta edição é da categoria de Responsabilidade Social e foi classificado como Bronze no segmento da Educação Superior! Veja abaixo como a Centro Universitário IESB se destacou no Prêmio Nacional de Gestão Educacional - PNGE 2019.

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IESB EM AÇÃO

1.1 Histórico da Prática Eficaz

 

O IESB em Ação é um Programa de Responsabilidade Social inserido no âmbito da Extensão Universitária do IESB, que se traduz em como a Instituição desenvolve suas atividades, fomentando a participação no desenvolvimento da sociedade onde está inserida.

No IESB, a responsabilidade social é desenvolvida e estimulada dentro e fora da sala de aula. Por meio de atividades como rodas de conversa, pesquisa científica e prestação de serviço, os alunos colocam em prática conhecimentos adquiridos nos cursos de forma responsável e solidária em situações reais.

Lançado em 2000, o IESB em Ação conta com projetos nos campos de orientação jurídica, comunicação comunitária, alfabetização de jovens e adultos, apoio pedagógico na formação escolar, atendimento psicológico individual e comunitário, além de cursos e oficinas de curta duração.

O envolvimento e o comprometimento do IESB com a comunidade ganharam maior intensidade em 2005, com a criação da Diretoria de Responsabilidade Social e Extensão. Desde  então,  o  Programa  IESB  em  Ação  desenvolve  projetos  contínuos, como  os  de incentivo à educação e à geração de renda, realizados na comunidade do  Varjão. Desde 2010 as ações do Programa vêm priorizando a comunidade de Ceilândia.

1.2.Objetivos da Prática Eficaz.

 

O Programa IESB em Ação atua com a associação do ensino com a extensão e o voluntariado, agregando alunos, professores e comunidade, independentemente de período ou curso, todos com o objetivo de atrelar a teoria à prática em prol da construção de uma sociedade melhor.

As ações desenvolvidas no âmbito do Programa de Responsabilidade Social são organizadas em torno de áreas temáticas em consonância com a Política de Extensão e a Política de Desenvolvimento Institucional do IESB: Comunicação, Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação, Meio Ambiente, Saúde, Tecnologia e Produção e Trabalho.

 

1.3.Público Alvo Atingido

 

O Programa integra alunos de diferentes cursos e reúne iniciativas que geram benefícios para a comunidade na qual a Instituição está inserida, firmando um elo de segurança e comprometimento entre colaboradores, docentes, discentes e população.

Para ler o case completo, clique aqui!

O Colégio Santa Mônica também se destacou, obtendo o prêmio Bronze no PNGE 2019, na categoria Gestão Administrativa e de Comunicação da Educação Básica.

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O esporte como ferramenta de redução do ciclo de rematrículas e promoção institucional

 

Histórico da Prática Eficaz

O Programa Esportivo e Cultural, cujo cerne é a prática de atividades extraclasse e objeto deste trabalho, existe desde sempre na escola, com o objetivo de incentivar os alunos às práticas esportivas e culturais, juntamente com a comodidade de poderem ser desenvolvidas dentro da escola, no contraturno curricular, o que proporciona às famílias mais tranquilidade e satisfação em ver seus dependentes aprendendo a nadar, atuando em jogos de desporto etc. Atualmente, a Prática é realizada por cerca de 3200 alunos.

  • O programa foi se estruturando a partir de uma procura maior e criando uma estrutura administrativa e pedagógica independente para suprir a demasiada procura das famílias.

 

Exemplo:

  1. CSM com extraclasse pago na secretaria da escola - ANO 1994.

  2. CSM com extraclasse pago com funcionário administrativo independente e coordenação pedagógica independente - ANO 1996.

  3. CSM com extraclasse pago com funcionário administrativo independente, secretaria independente e coordenação pedagógica independente (secretaria e coordenação dividindo o mesmo espaço) - ANO 1996

  4. CSM com extraclasse pago com funcionário administrativo independente, secretaria independente e coordenação pedagógica independente (secretaria e coordenação dividindo o mesmo espaço) + Gratuidade de uma modalidade do maternal ao quinto ano nas unidades do município do Rio de Janeiro (TQ, CH e Bons) - ANO 2002

 

  • Atendemos ao público externo (não aluno da escola), o que pode ser revertido em novos alunos para escola, a partir do extraclasse, pela ambientação natural dos familiares.

  • O benefício principal é a antecipação de matrícula e a fidelização prematura dos clientes e isso é o foco de nossos esforços para essa apresentação.

  • O quantitativo do alunado do PEC – Programa Esportivo e Cultural é bastante expressivo, o que corrobora o grande mote que as práticas esportivas e culturais representam no que se refere à antecipação de matrículas, conforme ilustrado abaixo, ano base de 2018:

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  • O quadro de antecipação de matrículas na escola a partir da implantação da gratuidade no extraclasse é uma excelente maneira de convencer gestores escolares sobre as vantagens dessa estratégia administrativa e de marketing.

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 2006 – Início da gratuidade Extraclasse do Maternal ao Quinto Ano.

Setembro – Evolução do número de inscrições no período de renovação a escola (duas semanas).

Gratuidade – Aumento considerável do número de alunos no segmento da gratuidade extraclasse.

Objetivos da Prática Eficaz

O objetivo é antecipação de receita e matrícula e fidelização prematura de alunos na escola, nos meses de setembro/outubro. Esta prática é importante para Rematrícula (retenção dos antigos).

A oferta de uma modalidade extraclasse gratuita do maternal ao quinto ano fundamental, é crucial para a matrícula (captação de novos).

Relatório de desenvolvimento.

Documento que apresenta o desenvolvimento da prática realizada pelo aluno, entregue semestralmente às famílias.

 

Público Alvo Atingido

O público alvo é composto maciçamente por alunos (clientes), responsáveis de alunos funcionários, docentes, filhos de funcionários e público externo (comunidade).

Especialmente na hidroginástica, temos um case muito forte que agrega muitos avós dos alunos, que nos acompanham desde a implantação da atividade, o que gera uma boa fidelização familiar.

 

 

Para ler o case completo, clique aqui!

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