As inscrições para o PNGE 2020 já estão abertas!
Não perca a oportunidade de destacar as práticas realizadas pela sua instituição!!!
O case vencedor divulgado nesta edição é da categoria de Responsabilidade Social e foi classificado como Bronze no segmento da Educação Superior! Veja abaixo como a Centro Universitário IESB se destacou no Prêmio Nacional de Gestão Educacional - PNGE 2019.
IESB EM AÇÃO
1.1 Histórico da Prática Eficaz
O IESB em Ação é um Programa de Responsabilidade Social inserido no âmbito da Extensão Universitária do IESB, que se traduz em como a Instituição desenvolve suas atividades, fomentando a participação no desenvolvimento da sociedade onde está inserida.
No IESB, a responsabilidade social é desenvolvida e estimulada dentro e fora da sala de aula. Por meio de atividades como rodas de conversa, pesquisa científica e prestação de serviço, os alunos colocam em prática conhecimentos adquiridos nos cursos de forma responsável e solidária em situações reais.
Lançado em 2000, o IESB em Ação conta com projetos nos campos de orientação jurídica, comunicação comunitária, alfabetização de jovens e adultos, apoio pedagógico na formação escolar, atendimento psicológico individual e comunitário, além de cursos e oficinas de curta duração.
O envolvimento e o comprometimento do IESB com a comunidade ganharam maior intensidade em 2005, com a criação da Diretoria de Responsabilidade Social e Extensão. Desde então, o Programa IESB em Ação desenvolve projetos contínuos, como os de incentivo à educação e à geração de renda, realizados na comunidade do Varjão. Desde 2010 as ações do Programa vêm priorizando a comunidade de Ceilândia.
1.2.Objetivos da Prática Eficaz.
O Programa IESB em Ação atua com a associação do ensino com a extensão e o voluntariado, agregando alunos, professores e comunidade, independentemente de período ou curso, todos com o objetivo de atrelar a teoria à prática em prol da construção de uma sociedade melhor.
As ações desenvolvidas no âmbito do Programa de Responsabilidade Social são organizadas em torno de áreas temáticas em consonância com a Política de Extensão e a Política de Desenvolvimento Institucional do IESB: Comunicação, Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação, Meio Ambiente, Saúde, Tecnologia e Produção e Trabalho.
1.3.Público Alvo Atingido
O Programa integra alunos de diferentes cursos e reúne iniciativas que geram benefícios para a comunidade na qual a Instituição está inserida, firmando um elo de segurança e comprometimento entre colaboradores, docentes, discentes e população.
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O Colégio Santa Mônica também se destacou, obtendo o prêmio Bronze no PNGE 2019, na categoria Gestão Administrativa e de Comunicação da Educação Básica.
O esporte como ferramenta de redução do ciclo de rematrículas e promoção institucional
Histórico da Prática Eficaz
O Programa Esportivo e Cultural, cujo cerne é a prática de atividades extraclasse e objeto deste trabalho, existe desde sempre na escola, com o objetivo de incentivar os alunos às práticas esportivas e culturais, juntamente com a comodidade de poderem ser desenvolvidas dentro da escola, no contraturno curricular, o que proporciona às famílias mais tranquilidade e satisfação em ver seus dependentes aprendendo a nadar, atuando em jogos de desporto etc. Atualmente, a Prática é realizada por cerca de 3200 alunos.
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O programa foi se estruturando a partir de uma procura maior e criando uma estrutura administrativa e pedagógica independente para suprir a demasiada procura das famílias.
Exemplo:
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CSM com extraclasse pago na secretaria da escola - ANO 1994.
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CSM com extraclasse pago com funcionário administrativo independente e coordenação pedagógica independente - ANO 1996.
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CSM com extraclasse pago com funcionário administrativo independente, secretaria independente e coordenação pedagógica independente (secretaria e coordenação dividindo o mesmo espaço) - ANO 1996
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CSM com extraclasse pago com funcionário administrativo independente, secretaria independente e coordenação pedagógica independente (secretaria e coordenação dividindo o mesmo espaço) + Gratuidade de uma modalidade do maternal ao quinto ano nas unidades do município do Rio de Janeiro (TQ, CH e Bons) - ANO 2002
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Atendemos ao público externo (não aluno da escola), o que pode ser revertido em novos alunos para escola, a partir do extraclasse, pela ambientação natural dos familiares.
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O benefício principal é a antecipação de matrícula e a fidelização prematura dos clientes e isso é o foco de nossos esforços para essa apresentação.
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O quantitativo do alunado do PEC – Programa Esportivo e Cultural é bastante expressivo, o que corrobora o grande mote que as práticas esportivas e culturais representam no que se refere à antecipação de matrículas, conforme ilustrado abaixo, ano base de 2018:
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O quadro de antecipação de matrículas na escola a partir da implantação da gratuidade no extraclasse é uma excelente maneira de convencer gestores escolares sobre as vantagens dessa estratégia administrativa e de marketing.
2006 – Início da gratuidade Extraclasse do Maternal ao Quinto Ano.
Setembro – Evolução do número de inscrições no período de renovação a escola (duas semanas).
Gratuidade – Aumento considerável do número de alunos no segmento da gratuidade extraclasse.
Objetivos da Prática Eficaz
O objetivo é antecipação de receita e matrícula e fidelização prematura de alunos na escola, nos meses de setembro/outubro. Esta prática é importante para Rematrícula (retenção dos antigos).
A oferta de uma modalidade extraclasse gratuita do maternal ao quinto ano fundamental, é crucial para a matrícula (captação de novos).
Relatório de desenvolvimento.
Documento que apresenta o desenvolvimento da prática realizada pelo aluno, entregue semestralmente às famílias.
Público Alvo Atingido
O público alvo é composto maciçamente por alunos (clientes), responsáveis de alunos funcionários, docentes, filhos de funcionários e público externo (comunidade).
Especialmente na hidroginástica, temos um case muito forte que agrega muitos avós dos alunos, que nos acompanham desde a implantação da atividade, o que gera uma boa fidelização familiar.
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