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As inscrições para o PNGE 2020 já estão abertas!

Não perca a oportunidade de destacar as práticas realizadas pela sua instituição!!!

 

O case vencedor divulgado nesta edição é da categoria de Gestão Administrativa e Administração e foi classificado como Bronze no segmento da Educação Superior! Veja abaixo como a Sociedade Unificada de Ensino Augusto Motta se destacou no Prêmio Nacional de Gestão Educacional - PNGE 2019.

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Como reduzimos 50% da inadimplência na UNISUAM

1. PRÁTICA EFICAZ DE GESTÃO EDUCACIONAL

1.1. Histórico da Prática Eficaz

Iniciamos há aproximadamente três anos o Redesenho do Processo de Contas a Receber.

Quando iniciamos o mapeamento dos processos da área do Contas a Receber na UNISUAM diagnosticamos a situação atual a partir do seguinte levantamento: como é realizado, quem são os responsáveis, quais as maiores dificuldades, fragilidades e as oportunidades de melhorias.

 

1.2. Objetivos da Prática Eficaz.

Reduzir inadimplência aplicando procedimentos de mercado e com regras já estabelecidas pela instituição.

 

1.3. Público Alvo Atingido

Clientes externos, colaboradores administrativos, parceiros externos, docentes e Reitoria.

 

Para ler o case completo, clique aqui!

O Colégio FECAP também se destacou, obtendo o prêmio Bronze no PNGE 2019, na categoria Gestão Acadêmica da Educação Básica.

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1. PRÁTICA EFICAZ DE GESTÃO EDUCACIONAL

O Ensino Técnico profissionalizante até 1980 era voltado para o tecnicismo, para uma formação direcionada estritamente para suprir as demandas da economia e exigências do mercado de trabalho, sendo pouco voltado à formação humanista e integral dos indivíduos.

As características da educação profissional e tecnológica sofreram mudanças com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) de 9394/1996, com as tecnologias e com a configuração mundial advinda da globalização e inserção do Brasil nos mercados internacionais. O perfil da formação dos indivíduos assume novos paradigmas. Devido às mudanças, o perfil demandado na economia, em geral, necessita de uma maior interação entre os grupos com foco no valor humano, na flexibilidade, na formação de indivíduos autônomos, mais críticos, reflexivos e capazes de agir e tomar decisões fora das tarefas rotineiras com iniciativa e, sobretudo, empreendedores na busca de novas oportunidades para abrir mercados e inovar.

Buscando um alinhamento na formação dos alunos, o Colégio Fecap implementa na grade curricular dos cursos técnicos há alguns anos, a disciplina de empreendedorismo com uma carga horária semanal de 2 aulas no 3º ano, buscando pelo desenvolvimento de comportamentos empreendedores como persistência, planejamento, iniciativa, comprometimento e o gosto pela pesquisa e pela experimentação.

O projeto oferecido aos alunos tem como objetivo fortalecer habilidades sociais, trabalho em equipe, independência intelectual e autoconfiança.

O Projeto Técnico Interdisciplinar (PTI) é o projeto de conclusão dos cursos do ensino técnico. Trata-se de um plano de negócio e um produto na área de seu curso 2 técnico, desenvolvido para clientes reais, posteriormente apresentado a uma banca com profissionais de mercado e especialistas acadêmicos na área.

No colégio Fecap a ideia fundamental na formação técnica do aluno é capacitá-lo para que ele seja capaz de criar seu próprio negócio.

O PTI incentiva o empreendedorismo e a inovação na prática. A ideia é aplicar soluções para problemas reais, utilizando os conhecimentos técnicos aprendidos no decorrer do curso.

 

OBJETIVO DOS PROJETOS TÉCNICOS POR CURSO

 

Administração 3

O projeto estimula ao aluno pesquisar com profundidade sobre a área interessada dando subsídio na elaboração de um plano de negócio com muita consistência e reflexão.

Comércio Exterior

O foco do projeto é proporcionar ao aluno uma aplicação prática dos conceitos estudados no curso através do desenvolvimento do plano de exportação de um produto para uma empresa de pequeno porte.

Meio Ambiente

Desenvolver um produto, serviço ou um conjunto de instruções que possa ser usado com vistas a melhorar a qualidade ambiental.

Hospedagem

Desenvolver uma empresa, uma consultoria ou uma prestação de serviços voltados à área da Hospitalidade (Eventos, Gastronomia, Hotelaria e/ou Turismo).

Informática

Levantamento de requisitos de uma solução em software para um cliente real e posterior implementação do projeto utilizando linguagem de programação, banco de dados e ambiente mobile, para que atenda todas as necessidades do cliente, proporcionando que o mesmo administre seu negócio utilizando tecnologia da informação.

Programação de Jogos Digitais

Criação de um protótipo de um jogo autoral inédito que contenha ao menos os requisitos: 3 minutos de gameplay, 1 fase\cenário, 1 personagem, modelos texturizados ou sprites de personagem e cenário, sons, efeitos sonoros e GDD (Game Design Document).

Multimídia 4

Os alunos deverão desempenhar todas as atividades de elaboração de um projeto que envolva as esferas de produção Multimídia. O melhor tipo de projeto para desempenhar essas funções foi definido como uma exposição e uma produtora cultural. Neste tipo de projeto será exigido trabalhos audiovisuais, textuais, design gráfico e digital, diagramação e editoração, 3D e pós-produção, eventos e materiais.

Publicidade

Desenvolver uma campanha completa para um cliente/produto real englobando todas as mídias (impressa, eletrônica e digital), num mínimo de 15 peças inéditas e autorais.

Produção de Áudio e Vídeo

Visando aplicar as diversas habilidades adquiridas ao longo do curso, os alunos deverão criar uma ideia de negócio e elaborar um produto audiovisual, sendo ficção ou documentário.

Os alunos das terceiras séries do ensino técnico são divididos em grupos de 3 a 4 alunos para o desenvolvimento do projeto, os professores técnicos acompanham a parte técnica e o professor de empreendedorismo dá suporte em gestão do negócio.

O desenvolvimento do projeto é dividido em três trimestres com entregas parciais para acompanhamento e eventuais correções (Anexo 1).

 

 

Para ler o case completo, clique aqui!

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