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Nesta edição do HUMUS News temos o prazer em compartilhar a prática do Ensino Superior, classificada como prata, na categoria Gestão Acadêmica, da Faculdade FACTUM:

 

 

 

 

 

 

HISTÓRICO DA PRÁTICA EFICAZ: A Faculdade Factum é uma instituição de educação superior, que se propõe a integrar o Sistema Federal de Ensino, a partir do seu credenciamento junto ao MEC. É mantida pela Factum Centro de Ideias em Educação, denominação civil da sua mantenedora, que tem sua trajetória alicerçada na história da Escola Técnica Factum, fundada em 1996. Com seu posicionamento definido, a Faculdade Factum busca contribuir com um ensino diferenciado para a formação de profissionais nas áreas da saúde, ambiente, hospitalidade, lazer e cultura.

A Factum possui mais de 20 anos de experiência na formação de profissionais na área da saúde e mais de 18.000 alunos formados, com um corpo docente composto por especialistas, mestres e doutores com atuação ativa no mercado e experiência acadêmica. Sua missão é desenvolver o ser humano, tendo como princípios o respeito e a valorização de cada sujeito no seu processo de aprendizagem, proporcionando ao aluno condições de aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver e aprender a ser. Sua visão é ser referência em educação para toda vida, sustentada no compromisso contínuo com a comunidade e impulsionada por pessoas solidárias, criativas e inovadoras. Seus valores são Fomento Intelectual; Ação Social; Criatividade e Inovação; Trabalho; União e Solidariedade.

Em 18 de abril de 1996 foi autorizado oficialmente o funcionamento da Factum Escola Técnica. Em 1997 foi aberta a primeira turma de Técnico de Enfermagem e os anos seguintes foram marcados por um período de crescimento contínuo das matrículas e aperfeiçoamento das instalações da Instituição. Em 1998 foi realizada a I Semana de Enfermagem. Em 2001 foram abertas as primeiras turmas de Especialização Técnica em Instrumentação Cirúrgica e Saúde Mental. No dia 19 de julho de 2009 foi oficialmente inaugurada a nova sede da Factum.

Por meio da Portaria de Ministerial 309/2012, a Faculdade Factum é aprovada pelo Ministério da Educação. A Faculdade Factum abre seu primeiro processo seletivo para o curso de Bacharelado em Enfermagem e inicia as atividades acadêmicas em março deste mesmo ano. Em 2016, através do seu Programa de Acessibilidade, a Faculdade Factum inaugura o primeiro espaço de convivência sustentável de Porto Alegre. Neste mesmo ano a Faculdade começa a investir em uma mudança organizacional, que passa, necessariamente, pela transformação da sala de aula. Investe, inicialmente, então, em uma formação de professores em metodologias ativas. Entre 22 de outubro de 2016 e 14 de janeiro de 2017, em 8 sábados pela manhã, os professores tiveram encontros de 5 horas em que conheceram e colocaram em prática diversas metodologias. Após essa formação, os professores foram desafiados a colocar seus conhecimentos em prática durante o semestre e testar a aplicabilidade no seu contexto. O acompanhamento dos professores segue até a presente data, em que não apenas as práticas são aprimoradas, mas também os estudantes se beneficiam cada vez mais de diferentes abordagens pedagógicas em sua rotina de aprendizagem.

 

OBJETIVOS DA PRÁTICA EFICAZ: O objetivo geral é promover a mudança do paradigma de ensino na instituição, alicerçado em práticas metodológicas inovadoras, visando a sustentabilidade e a responsabilidade social.

 

PÚBLICO ALVO ATINGIDO: O nosso público alvo são os Professores, Acadêmicos, a Comunidade em geral, outros colaboradores e funcionários.

 

Para ler o case completo, clique aqui!

 

 

O Colégio Farroupilha também se destacou no PNGE 2018 e levou o prêmio prata com a prática “Caixa De Sapato no Colégio Mackenzie - Tamboré”, na categoria: Responsabilidade Social.

 

 

HISTÓRICO DA PRÁTICA EFICAZ: O Projeto Caixa de Sapato teve sua primeira edição em 2017 e foi uma ideia trazida por um pai mackenzista para a Capelania Escolar do nosso colégio, e que compartilhou a ação com a coordenação do Ensino Fundamental I (2º ao 5º ano) por acreditar que os alunos e equipe técnica do segmento teriam maiores condições de abraçar a causa.

Trata-se de um projeto já aplicado em diferentes países e que tem por objetivo presentear crianças na faixa etária entre 2 e 14 anos na época do Natal.

O projeto foi devidamente cadastrado no Mackenzie Voluntário 2017 e teve como participantes essenciais os alunos do 2º ao 5º ano.

A ideia é de preencher uma caixa de sapato com pequenos presentes, como brinquedos, material escolar, artigos de higiene pessoal, folheto evangelístico sobre o verdadeiro sentido do Natal e uma cartinha de quem está presenteando.

As caixas seriam encapadas como um presente, etiquetadas com a indicação se é para menino ou menina, bem como a faixa etária destinada.

O projeto durou o ano todo e as caixas foram recebidas até a primeira quinzena de dezembro, quando começaram a ser distribuídas para comunidades carentes em diversas cidades e estados.

 

OBJETIVOS DA PRÁTICA EFICAZ: O objetivo do Projeto Caixa de Sapato é presentear crianças carentes de diferentes faixas etárias com uma caixa de sapato recheada de presentes e entregar na época do Natal.

 

PÚBLICO ALVO ATINGIDO: A participação no projeto inclui alunos, familiares, funcionários, professores e Capelania Escolar.

 

Para ler o case completo, clique aqui!

 

As inscrições do PNGE 2019 já estão abertas!

Garanta a participação gratuita de sua instituição pelo site: www.humus.com.br/pnge

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