Saúde mental na educação: uma escuta que pode transformar realidades
- HUMUS

- 6 de nov.
- 2 min de leitura

Quantas vezes um educador respondeu “tudo bem”, mesmo quando não estava?
A rotina das instituições de ensino é feita de múltiplas demandas, expectativas e responsabilidades — e, entre planos de aula, metas e resultados, a saúde mental de quem ensina muitas vezes fica em segundo plano.
Com o objetivo de compreender, com profundidade, como os profissionais da educação têm se sentido e quais fatores mais influenciam seu equilíbrio emocional, foi lançada a pesquisa “Panorama da Saúde Mental e do Bem-Estar nas Instituições de Ensino no Brasil”.
A iniciativa é uma parceria entre o Instituto SEMESP, a FENEP, a Happy Academy e a Humus Consultoria, e representa um passo inédito rumo à construção de um retrato real sobre o bem-estar de quem faz a educação acontecer.
Um retrato inédito sobre quem constrói o futuro
O estudo é quantitativo, anônimo e confidencial, e convida professores, coordenadores, gestores e profissionais administrativos das instituições da educação básica ao ensino superior a responderem um questionário que leva menos de 15 minutos.
Mais do que medir índices, a proposta é ouvir e compreender a realidade emocional dos profissionais da educação, traduzindo sentimentos em dados que possam orientar ações concretas nas instituições de ensino.
Cuidar de quem ensina é essencial para transformar a educação
Os resultados da pesquisa vão subsidiar políticas de cuidado, prevenção e promoção da saúde mental, fortalecendo o compromisso das instituições com o bem-estar de suas equipes e com a sustentabilidade humana do setor educacional.
A consolidação dos dados será apresentada durante o Fórum de Saúde Mental e Bem-Estar, que integra a programação do GEduc 2026 — o principal congresso de gestão educacional do Brasil —, em um espaço dedicado ao diálogo sobre uma educação mais saudável, empática e humana.
Como participar?
A pesquisa está disponível até 21 de novembro de 2025, e pode ser respondida de forma totalmente anônima.
Basta acessar o link:
Cada resposta é um passo para construir uma educação que também cuida de quem ensina.







Comentários