top of page
BANNER EVENTO  (6).png

REALIZAÇÃO

humus 2022 colorido.png

PATROCÍNIO OURO

Foreducation EdTech Oficial.png

Hotel Intercity – Av. Ibirapuera, 2577
São Paulo - SP

Âncora 1

13 de setembro – quarta-feira
das 9h às 17h30

8h30 – Retirada das Credenciais e Welcome Coffee

9h00 – A importância estratégica da Comissão Permanente de Avaliação

Danilo Dupas Ribeiro.jpeg

Prof. Danilo Dupas Ribeiro - Foi Presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e Secretário de Regulação e Supervisão da Educação Superior (SERES), do Ministério da Educação. Dentre os diversos projetos implantados, destaca-se a liderança na implantação da visita virtual in loco na avaliação das Instituições de ensino superior e dos cursos de graduação Conselheiro. Mestre em Administração na área de concentração em Finanças pela FECAP, Economista e Especialista em Administração de Negócios pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.

10h00 – Coffee break e networking

10h20 – Regularidade e qualidade: O papel da supervisão no processo regulatório

Valdnei Alves de Oliveira.jpeg

Valdnei Alves de Oliveira - Consultor em Gestão, especialista em Administração e Serviço em Saúde e Educação, com experiência de mais de 35 anos no mercado profissional, onde atuou como Diretor Geral no Hospital Presbiteriano Dr. Gordon, Gerente Administrativo do campus Alphaville/Tamboré da Universidade e Colégio Mackenzie, Gerente de Recursos Humanos no Banco GE Capital e na Divisão Financeira do Lloyds TSB Bank. Atuou, por nomeação, entre 2020 a 2022, como Coordenador-Geral de Supervisão e Diretor de Supervisão Substituto na SERES, e como Chefe de Gabinete da Presidência do INEP, ambos do Ministério de Estado da Educação.

Luciana Santos.jpeg

Profa. Luciana Santos - Doutoranda no programa Tecnologias da Inteligência e Design Digital e mestre em Gerontologia [PUC-SP]. Pedagoga e pós-graduada em Design Tecnologia e Produção Gráfica. Docente no ensino superior nas modalidades presencial e online, coordenadora educacional em projetos de Criatividade, Inovação e Tecnologias Educacionais, com ênfase na formação de professores, desenvolvimento de competências e habilidades, Learning Analytics e sistemas personalizados de aprendizagem. Professora Certificada pelo programa Google Certified Innovator. Pesquisadora na área de Processos Cognitivos e Ambientes Digitais.

11h10 – Potencializando a gestão acadêmica: Uma análise qualificada da experiência de dados da CPA

12h00 – Intervalo para o almoço

13h30 – Além do óbvio: Explorando o padrão decisório, desvendando os itens regulatórios implícitos e navegando nas decisões estratégicas que impactam a avaliação institucional e de curso

aline alves de andrade.jpg

Profa. Aline Alves de Andrade - Vice-presidente Executiva de Estratégia e Transformação nos Centros Universitários FMU e FIAM-FAAM, docente, mentora, avaliadora institucional e de curso pelo INEP/MEC e membro do Conselho Deliberativo da ANUP. Bacharel em Fisioterapia com especialização em Gestão Educacional e Mestrado em Administração – Governança Corporativa, atua na gestão de grandes instituições de ensino desde 1998, em posições, tais como Diretora Nacional de Regulação e Suporte Acadêmico em grande grupo educacional internacional, como Vice-reitora e Vice-presidente Acadêmica e de Inovação em renomadas Instituições de Ensino Superior.

14h20 – Indicadores de impacto social: uma proposta

Mônica de Carvalho.jpg

Mônica de Carvalho - Coordenadora da Comissão Própria de Avaliação da PUC-SP desde 2018. Socióloga, especialista em Sociologia Urbana, docente do Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais da PUC-SP e pesquisadora da Rede Observatório das Metrópoles-INCT, Núcleo São Paulo.

15h10 – Coffee break e networking

15h30 – Procurador Institucional: potencializando sua produtividade com estratégias para atingir o máximo desempenho com foco na qualidade

Gisele Kruger.jpeg

Gisele Kruger - Vice-presidente da Associação de Procuradores e Pesquisadores Institucionais - ANPI. É integrante da Comissão Técnica de Análise e Estudo da Regulação do Ensino Superior, e compõe o Banco de Docentes e Especialistas da Associação Brasileira de Direito Educacional. Possui mais de duas décadas em experiência na atuação como Procuradora Institucional e nas áreas de Regulação, Avaliação e Supervisão do Ensino Superior (MEC/INEP), Gestão Estratégica na área Regulatória com foco na Qualidade da Educação Superior, Censo e Avaliação Institucional. Mestranda em Organizações de Educação Superior, Especialista em Direito Educacional, Gestão em Pedagogia Empresarial e Educacional, e Gestão de Instituições de Ensino, Graduada em Pedagogia.

16h30 – A CPA como ferramenta de gestão e prevenção da evasão

daniel nascimento.png

Daniel Nascimento - Advogado, professor e consultor educacional. Atua no desenvolvimento de negócios nos segmentos de conteúdo, tecnologia e educação. Especialista em Gestão de Projetos. Especialista em Direito Civil – Contratos. Autor do livro: A função social do contrato: uma análise em microssistemas jurídicos.

17h30 – Encerramento do primeiro dia

14 de setembro - quinta-feira
das 9h às 17h

9h00 – Nova organização institucional para a visita online

francisco borges bd.jpg

Prof. Francisco Borges - Vice-presidente de Regulatório do Descomplica. Executivo do setor de educação, com mais de 25 anos de experiência no desenvolvimento e implantação de projetos educacionais atuando em todos os níveis da Educação. Atuou em grandes grupos educacionais como SENAI, ANIMA, SOMOS Educação e Grupo IBMEC. Mestre em Educação pela Universidade de São Paulo Mestre em Automação e Robótica pela Universidade de Salford Inglaterra. Engenheiro Elétrico pela Faculdade de Engenharia da FAAP. Físico Bacharel pelo Instituto de Física da USP. Experiência em projetos educacionais inovadores e disruptivos.

10h00 – Coffee break e networking

10h20 – Refletindo sobre os indicadores da avaliação interna e externa: comunicação e impacto dos resultados na IES

aparecida-ber.jpg

Profª. Drª. Aparecida do Carmo Frigeri Berchior  - Consultora associada da HUMUS para Gestão Acadêmica. Doutora e mestre em Letras. Possui mais de 20 anos de experiência em docência no ensino superior e mais de 15 anos em gestão acadêmica, exercendo funções de Coordenadora de Curso, Coordenadora de CPA, Diretora e Pró-Reitora Acadêmica. Atua na implementação de currículos por aquisição de competências; gestão e processos acadêmicos; pesquisa na área educacional; capacitação de docentes, na implementação de novas metodologias e avaliação por matriz de referência de competências.

11h20 – Como tem sido o entendimento dos avaliadores sobre Inovações?

Paulo H. Lopes Aguiar.jpeg

Prof. Dr. Paulo H. Lopes Aguiar  - Procurador Institucional do Grupo Oswaldo Cruz. É professor adjunto no curso de química e coordenador de projetos em educação a distância nas Faculdades Oswaldo Cruz. Faz parte do banco de avaliadores Ad Hoc do INEP/MEC para os atos de credenciamento EaD de instituições de ensino superior. Possui mais de dez anos de experiência em projetos de desenvolvimento e implantação de EaD na Universidade Federal do ABC (UFABC). Graduou-se em Química Industrial pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. É mestre e Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Nanociências e Materiais Avançados da UFABC.

12h30 – Intervalo para o almoço

14h00 – Análise evolutiva dos relatórios de avaliação

Michele Caçapava Vigueles.jpg

Michelle Caçapava Vigueles - Atua como Procuradora Institucional do Centro Universitário Senac e coordena o Setor de Regulação da Educação Superior da mesma IES. Faz parte da Associação Nacional dos Procuradores e Pesquisadores Institucionais das Instituições de Ensino Superior Privado (ANPI-IES) como vice-diretora regional do Sudeste desde 2020. Graduada em Turismo pela Universidade São Francisco, especialista em Administração e Organização de Eventos pelo Centro Universitário Senac e especialista em Comunicação Jornalística pela Faculdade Cásper Líbero. Mestranda no Programa de Hospitalidade da Universidade Anhembi Morumbi.

14h50 – O protagonismo da avaliação institucional para formação docente

Bianca Tatiane Araujo.jpg

Bianca Tatiane Araujo - Membra da CPA da FPP Curitiba-PR. Psicóloga, mestranda do Programa de Pós-graduação Stricto-Sensu em Ensino nas Ciências da Saúde, especialista em Metodologias para o Ensino Superior e EAD, graduação pelas Faculdades Pequeno Príncipe. Atuação com Avaliações Institucionais há 10 anos. Autora de capítulos de livros e palestrante na área de avaliações, formação docente e saúde mental.

15h30 – Roda de Conversa - Experiências e práticas relativas às CPA e PI

denise.jpg

Coordenação: Profa. Ma. Denise Sawaia Tofik - Diretora Acadêmica na Faculdade Ideal Trends. Consultora Associada da HUMUS Consultoria. Foi Procuradora Institucional da Faculdade Zumbi dos Palmares e Coordenadora do Curso de Serviço Social - EaD da Universidade Salvador - UNIFACS. Administradora pelas Faculdades Hoyler. Assistente Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Diretora Acadêmico-Pedagógica da Universidade de Santo Amaro de 1999 a 2013. Mestre em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

17h00 – Encerramento

Âncora 2

INVESTIMENTO

Âncora 3

INSCRIÇÃO

1. Efetue o pagamento no valor correspondente à opção desejada em favor de Humus Consultoria, nos Bancos:
Banco Itaú  (Agência 0745 - Conta Corrente 32696-7)
Banco Bradesco (Agência 2272-1 - Conta Corrente 14672-2)
CNPJ: 73.732.539/0001-09
2. Após, favor enviar comprovante de depósito para o e-mail , identificando o(s) nomes(s) do(s) inscrito(s) e o da instituição.
Atenção
- A inscrição somente será efetivada após o pagamento e envio do comprovante.
- Somente serão aceitas substituições com até 3 dias úteis antes da data de realização do evento. Em caso de desistência, será efetuada a devolução de 70% (setenta por cento) da taxa de inscrição, mediante o envio de solicitação por escrito até 5 dias úteis antes da realização do evento. A devolução desse valor será efetuada em 5 dias úteis após a realização do evento. Não haverá devolução da taxa de inscrição no caso de no show.
- A programação científica está sujeita a eventuais alterações.  Contamos com a sua compreensão.
Âncora 4
bottom of page