Gestão Educacional 37 | humus

ARTIGOS

Gestão Educacional

O programa internacional de Gestão Escolar que conquistou o coração dos educadores brasileiros!

Acabamos de retornar do 9° Curso Internacional de Gestão Escolar, e novamente estivemos na Finlândia. SIM, é a terceira vez que este programa de sucesso é realizado pela HUMUS nesse país que é referência em educação, e ainda temos muito a aprender por lá! Foram quase 24 horas de viagem até as terras finlandesas, mas valeu cada segundo, pois foram vivências cruciais para energizar os pensamentos e absorver as práticas aplicáveis em nosso âmbito educacional.

Mesmo com a programação imperdível que nos esperava na segunda-feira, não poderíamos deixar de aproveitar o final de semana, afinal, há muitos pontos a serem explorados em uma terra nórdica como esta:  Praça do Senado, Ilha de Suomenlinna, Catedral de Helsinki, Biblioteca Oodi, entre tantas outras belezas.

Depois de muito turistar por esse país esplêndido, na segunda-feira nós iniciamos a programação científica com o Curso de Gestão Escolar na University of Helsinki, primeira e maior instituição de ensino superior da Finlândia. Lá obtivemos informações sobre o sistema escolar finlandês, seu currículo e formação de professores, técnicas modernas de gestão escolar, entre outros assuntos relevantes.

A partir do segundo dia iniciamos uma intensa jornada de visitas às instituições de ensino que são exemplo mundo afora.

A primeira escola visitada foi em Espoo City. A Saunalahti Comprehensive School tem seu prédio como uma referência arquitetônica na educação da Finlândia, com a construção de 10.000m2 pensada estrategicamente com o olhar de especialistas em pedagogia.

O terceiro dia também foi agitado! Visitamos duas escolas em Porvoo Town: a Toukovuori Kindergarten, única creche pública da cidade e  que atende alunos 24h por dia, sete vezes na semana, sendo muito funcional para pais que trabalham em turnos, e a Linnajoki Comprehensive School Upper, dedicada a alunos do 7º ao 9º ano e que  têm aulas de sueco e finlandês, que são obrigatórios, e também em alemão, inglês e russo. 

 

Em Helsinki, capital da Finlândia, fizemos visitas a duas instituições na quinta-feira: a Kulossari Comprehensive School Lower Level, que é uma instituição pública bilíngue e dedicada a estudantes do Ensino Fundamental I, e a Kulossari Secondary School, escola privada internacional, com alunos de 40 nacionalidades nos Ensinos Fundamental II e Médio. Terminadas as visitas, seguimos para a Embaixada do Brasil em Helsinki - Centro Cultural Brasil-Finlândia (CCBF), onde é promovida a cultura brasileira.

 

E, por fim, na sexta-feira encerramos o programa com a visita à Mansikkamäen School, em Kouvola. Ela é uma instituição de ensino construída dentro do novo plano de ambientalização do aprendizado e especializada em esportes e crianças autistas. Após a visita, voltamos ao hotel para um delicioso jantar de confraternização entre os participantes.

 

O programa, como sempre, foi excepcional... As instituições escolhidas foram pensadas com muito carinho para transmitir o melhor da cultura educacional finlandesa para os gestores brasileiros, e, sem dúvida foram dias incríveis! Aproveitamos o final de semana para descansar, curtir um pouco mais da linda cidade e seus arredores, e aguardar a próxima aventura, que, inclusive, já tem data marcada!

 

Saiba mais informações sobre o 10º Curso Internacional de Gestão Escolar: www.humus.com.br/singapura-2020 - Próximo destino, SINGAPURA!!!

 

E conheça os depoimentos de participantes das últimas edições