ARTIGOS

Gestão Educacional

Quer aumentar resultados? Alinhe Processos, Estrutura e

Compliance à Gestão Estratégica.

José_Antonio_Pereira_Gonçalves.JPG

Somando conhecimentos e ricas experiências profissionais variadas, acabamos de publicar na Amazon (www.amazon.com) na versão Kindle (mais acessível), impressa ou capa dura, uma série de quatro livros com o título acima, objetivando fornecer conhecimentos, para aumentar os tão desejados resultados de uma organização.

No 1º livro: Gestão Estratégica (referência do livro no site da Amazon B0B21Z4KGH) fornecemos conhecimentos para melhores resultados da Organização, na interação com seus clientes, parceiros comerciais e fornecedores.

O plano de Gestão Estratégica concebido deve ser adequadamente comunicado e detalhado nos níveis táticos e operacionais, em trabalho conjunto e integrado dos níveis estratégicos, táticos e operacionais e os ajustes necessários nos Processos, Estrutura e Compliance da organização, face à Gestão Estratégica concebida, em conformidade com as Normas Externas vigentes e Internas (Princípios, Valores, Políticas, Procedimentos, Código de Conduta, etc.). 

 

No 2º livro: Processos (referência B0B2794QBR) fornecemos metodologia para mapeamento, análise e melhorias dos processos, exercícios para aplicação dos conhecimentos, soluções e modelos de documentação dos processos, para adequação nas organizações, usando a metodologia PEACE, refinada em muitos trabalhos realizados.

A metodologia PEACE busca mais Participação dos gestores e colaboradores em um Time de Melhorias, com o apoio de profissionais de Informática, Automação, Robótica, etc. A participação dos Gestores e colaboradores tende a levar a um melhor Entendimento, menor resistência às mudanças, melhor Aceitação do novo processo, maior Comprometimento e Envolvimento com o novo processo que ajudaram a criar, aumentando a observância do novo processo definido. Tal comprometimento com o processo implantado aumenta a conformidade e reduz a necessidade de gastos com controles, por áreas externas como Auditorias e Compliance.

 

O 3º livro: Estrutura Organizacional (referência B0B27XT4SJ) aborda os principais critérios usados para a montagem de estruturas organizacionais, suas vantagens e desvantagens.

Fornecemos conhecimentos para ajudar a conceber a Estrutura Hierárquica da organização, que melhor suporte a execução dos Processos, atendendo à Gestão Estratégica concebida.

É fundamental que os Processos e Estruturas Organizacionais sejam definidos de forma conjunta, visando melhores resultados e funcionamento harmônico.

 

O 4º livro: Compliance (referência B0B27Z272B) fornece conhecimentos sobre a função, que visa à observância das Leis e Regulamentos externos e internos pela organização e seus colaboradores. Tal observância gera credibilidade junto a clientes, consumidores, parceiros comerciais e demais partes interessadas, evitando não conformidades, irregularidades e ilícitos, aumentam os resultados em operações recorrentes de clientes e parceiros comerciais satisfeitos, ajudando a cumprir a Gestão Estratégica concebida, pelos conhecimentos do primeiro livro.

 

O Compliance ganha importância relevante aqui no Brasil, a partir da Lei 12.846/13, regulamentada pelo Decreto 8.420/15 e Portarias 909, 910, Instruções Normativas 1 e 2 da Controladoria Geral da União.

 

Abordam-se impactos da Legislação Anticorrupção para a gestão e diretrizes para as organizações. A implantação de um programa de Compliance previne o não envolvimento em ilícitos e abranda punições legais previstas, caso praticadas.

 

Gestores das organizações e profissionais de Processos, TI, Auditoria Interna, Compliance, poderão se beneficiar muito dos conhecimentos transmitidos, praticando as metodologias recomendadas e adequando-as às particularidades de sua organização.

José Antonio Pereira Gonçalves é especialista em Compliance e Gestão Estratégica.