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ARTIGOS

Marketing e Comunicação

A hora da matrícula chegou! a sua escola está preparada?

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Ano após ano continuamos insistindo na mesma tabuleta pendurada na porta da escola com a frase de impacto:

MATRÍCULAS ABERTAS.

 

Lamento informar, mas não existem fórmulas acabadas, nem tampouco passe de mágica.

 

Qualquer ação de marketing envolve planejamento, investimento e tempo.

 

Se alguém bater na sua porta e afirmar que pode resolver o seu problema de hoje para amanhã, fuja ou chame a polícia, muito provavelmente você estará diante de um oportunista.

CONSIDERAÇÕES

O que fazer para conquistarmos alunos? Como cativá-los para que permaneçam na minha escola? Como me relacionar com os pais?

Todas essas perguntas têm origem num mesmo elemento, ou seja, a ROTINA.

Aprendemos a fazer de um jeito e não largamos o osso.

Precisamos compreender de uma vez por todas que nada adianta fazer o feijão com arroz.

Quando um cliente entra em contato com um funcionário do colégio, ele está falando com alguém que representa o dono do colégio, alguém que representa a imagem do colégio. O funcionário não pode ver o cliente como "aquele chato" que vem pedir informações.

O colégio é um lugar que tem a função de servir e os seus profissionais tem de estar preparados para isso.

A Concorrência está cada vez maior. Está se aprimorando. E o seu cliente, será que ele também não está se aprimorando? Será que ele também não está ficando mais exigente? Será que a mídia, o Código de Defesa do Consumidor, o Estatuto da Criança e do Adolescente, não estão influenciando o comportamento do seu cliente?

 

AS ESCOLAS SÃO EMPRESAS

Não adianta esperarmos por dias melhores. Precisamos fazer os dias melhores.

Os Diretores precisam assumir definitivamente o papel de EMPRESÁRIOS.

As empresas vitoriosas são, por excelência, dirigidas por pessoas que acreditam que podem fazer sempre mais e melhor.

 

SURPREENDA O SEU CLIENTE

Entregar ao cliente aquilo que ele espera, ou aquilo que ele contratou, não representa nada demais. As pessoas estão em busca de experiências que marquem suas vidas.

Portanto, precisamos compreender de uma vez por todas que nada adianta fazer o feijão com arroz. É preciso ENCANTAR, EMOCIONAR, SURPREENDER o seu cliente.

 

PREPARANDO A SUA INSTITUIÇÃO DE ENSINO PARA O ATENDIMENTO

Caros amigos, já sabemos da importância de criarmos elementos novos que surpreendam o nosso cliente. Mas como criar uma atmosfera favorável e encantadora para chegarmos ao nosso objetivo?

 Existem 3 pontos básicos para isso:

  • Organização do Espaço Físico;

  • Faça da sua recepção um ponto de venda & sala para matrículas;

  • A importância do material de trabalho.

 

Organização do Espaço Físico

Esse é um ponto vital para o sucesso na conquista de novos clientes. Não podemos insistir na ideia de que o aluno é um chato, que o pai só sabe reclamar e que escola não é empresa. Se o pai quiser, que fique esperando.

Sua escola é uma empresa, precisa funcionar como tal. E o local que você destina para receber o cliente precisa de uma atenção especial. Procure fazer com que a sua recepção esteja localizada o mais próximo possível da entrada. Lembre-se que os seus visitantes não conhecem o seu espaço físico e, portanto, precisam se sentir acolhidos imediatamente (nada mais constrangedor do que a sensação de estar perdido sem saber para que lado ir). Crie placas de sinalização interna identificando os setores e locais. Como fazer um cliente se deslocar de um local para outro sem que ele saiba onde está e como chegar ao seu destino. Preste atenção na iluminação usada. Tenha o cuidado de escolher a luz fria e procure abusar da luminosidade natural.

 

Faça da Sua Recepção Um Ponto de Venda & Sala Para Matrículas

Vamos agora transformar a sua recepção num ponto de venda. Para e pense. Quando você vai a qualquer lugar, quais as primeiras impressões que saltam aos olhos? Limpeza, organização, conforto e ATENDIMENTO.

Isso serve para qualquer serviço.

Você pode ter um excelente produto/serviço para oferecer aos seus clientes (pais e alunos), mas se eles cruzam a sua porta de entrada e enxergam de cara uma fila, pessoas reclamando e vários assuntos para serem tratados num mesmo local, certamente vão dar meia volta e tchau.

Portanto, nunca misture atendimento para novos alunos com outros assuntos, nem mesmo rematrículas.

Faça com que os novos clientes tenham um espaço só deles.

Reserve condições para que possam esperar com conforto (poltronas — eu disse poltronas. Nada de cadeiras duras iguais as que oferecemos aos nossos alunos). Disponibilize o café, a água, o suco. Todos nós gostamos de ter opções.

Coloque à disposição jornais e revistas atuais.

Dessa forma, o cliente tende a esperar com menos ansiedade, uma vez que está ocupando o seu tempo com algo produtivo como a leitura dos jornais do dia, por exemplo.

Faça com que a sua equipe use uniforme com crachá de identificação. Isso transfere segurança e credibilidade para o visitante.

Caso você possa investir um pouco mais, faça um vídeo institucional da sua escola, mostrando sua história, como começou, suas primeiras instalações, as mudanças que foram sendo realizadas e etc. e coloque na recepção para que os pais possam ir dando uma olhadinha e se familiarizando com você.

 

A Importância do Material de Trabalho

Procure ter a sua mesa e todo o local de trabalho limpo e arrumado.

Jamais coma nesse ambiente. O cheiro fica durante horas.

Ofereça ao cliente um press kit com as informações básicas da escola (folder institucional, caneta e bloco para anotações, além de alguma lembrança que ele possa levar e que seja útil). Pelo amor de Deus, nada de imã de geladeira. Procure brindes mais criativos e utilitários (canetas, agendas, marcadores de livros, calendários, etc.)

 

André Pestana é especialista em Gestão e Marketing Educacional e foi palestrante no Fórum de Captação e Permanência de Alunos – 5ª edição, realizado pela HUMUS no dia 23 de agosto de 2018.

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