Habilidades desenvolvidas nas escolas devem ir além dos benefícios profissionais
top of page

Educação e Informação

Habilidades desenvolvidas nas escolas devem ir além dos benefícios profissionais




Eduardo Mufarej, fundador do RenovaBR, ressalta a importância de as instituições investirem no desenvolvimento pessoal dos estudantes


Muitas escolas tentam a todo momento encontrar formas de serem melhores. Elas investem em novas metodologias e pesquisam o que há de mais inovador no mercado. Mas para realmente alcançar uma educação disruptiva é preciso ir um pouco mais além.


Segundo Eduardo Mufarej, fundador do RenovaBR, que busca selecionar e capacitar novas lideranças para a política brasileira, para uma verdadeira disrupção na educação, a maneira como medimos o sucesso de alunos e de instituições precisa mudar. Em resumo, para efetivamente gerar alguma diferença no setor educacional, a régua que mede o sucesso não pode se limitar apenas a um exame. “Você pode fazer um projeto pedagógico maravilhoso, mas se o resultado dos seus alunos no vestibular for um fracasso, infelizmente, não vão te creditar pelo trabalho em sala de aula”, afirma o especialista.


Mufarej explica que, mesmo assim, é fundamental desenvolver nos alunos competências e habilidades que vão ser mais adequadas para o sucesso não apenas na vida profissional, mas também na pessoal. Ou seja, estimular nas crianças e jovens o espírito de liderança, habilidades interpessoais, capacidade de formulação de raciocínio e empatia para entender o outro. “Essas são características essenciais para uma jornada de sucesso”, diz.


E os professores e gestores educacionais têm uma grande responsabilidade nesse sentido. Segundo Mufarej, muitos docentes acabam se envolvendo em atividades não pedagógicas que eles dominam pouco, deixando de lado aspectos fundamentais para desenvolver o estudante. “É preciso dedicar tempo ao que é crítico e relevante, que é a formação, e não se perdendo em atividades burocráticas”, afirma. Além disso, ele ressalta a importância de as escolas preservarem as suas redes de ex-alunos para entender o que podem melhorar, o que funcionou e o que deu errado.


Eduardo Mufarej estará presente no GEduc 2020, no Fórum de Líderes Educacionais.


O GEduc é o maior Congresso de Gestão Educacional do país. Realizado pela HUMUS, empresa que desenvolve capacitações para gestores de universidades e escolas, o evento irá reunir mais de 60 palestrantes e conteúdos inovadores para discutir a “Disrupção na Educação”. Serão cinco dias – de 27 a 31/07 – de imersão às novidades e tendências da área educacional. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo link.

30 visualizações
categorias
Categorias
Especial
A Pandemia do Novo Coronavirus e as Estratégias Educacionais
logho.png
Telefone:
(11) 5535-1397
Endereço:
Al. dos Pamaris, 308 - Moema - São Paulo - SP
CEP:
04086-020
WhatsApp:
(11) 96855-0247
bottom of page