top of page
HUMUS 2022.png
revista_inspiraçoes_2.jpg

Ao refletirmos sobre o que nos inspira, nossos pensamentos são direcionados para ideias e possibilidades dinâmicas de transformações, despertando a vontade de criar ou realizar atividades diferenciadas. As pessoas se inspiram naquilo que as atrai, que desperta admiração e valorização. Por isso, pode-se dizer que a inspiração pode influenciar comportamentos e ações.

Sabemos o quanto os líderes educacionais têm buscado inspiração e novos caminhos para uma educação cada vez melhor. Constatamos nos programas da HUMUS e da Mind Lab, nos cursos de capacitações e em nossas delegações internacionais, onde visitamos escolas de vários países, a procura incessante dos educadores brasileiros por exemplos diferenciados e por referências exitosas. Buscam, nas práticas pedagógicas que vivenciam, novos caminhos e inspirações que possam propiciar a obtenção de melhores resultados acadêmicos dos alunos.

Desta maneira, ao idealizarmos a segunda edição da Revista Inspirações, buscamos práticas bem-sucedidas de 18 escolas brasileiras. São 9 instituições privadas e 9 públicas, cada uma com suas particularidades e níveis de excelência admiráveis, que colocam em evidência aspectos da brasilidade pedagógica e que nos chegam de todas as regiões do país. De capitais como Belo Horizonte, Brasília, Florianópolis, João Pessoa, Maceió, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, São Luís e São Paulo; e também de cidades do interior e do litoral, como Portão (RS), Santana de Parnaíba (SP), Santo André (SP), São Sebastião (SP) e Taboão da Serra (SP).

Com todas as diferenças entre si, são escolas que podem, por meio de alguns dos seus projetos e ações, inspirar líderes, professores e educadores em geral a implementarem experiências que comprovadamente já foram bem-sucedidas na comunidade acadêmica em que atuam. São práticas que, independentemente dos recursos disponíveis, abundantes ou escassos, podem ser reaplicadas na realidade de outras instituições, criando valor aos estudantes e às equipes envolvidas.

Esperamos que, na viagem pelas práticas que se seguem, você possa trilhar um percurso inspirador por caminhos repletos de emoções e ações que nos mostram como incluir todos no processo de aprendizagem, de fazer, de experimentar, de transformar a prática pedagógica em experiências ricas de afeto, de partilha, de crescimento, entendendo a escola como local que acolhe e respeita as diferenças.

É preciso investir sempre na pessoa humana para que valores como ética, fé, otimismo, gratidão e confiança estejam presentes e norteiem o trabalho e as relações nas equipes. É preciso, também, incluir a família como peça-chave nesse processo, envolvendo mais e mais a comunidade escolar na árdua e sempre edificante tarefa de formar seres humanos responsáveis, solidários, autônomos, conscientes, felizes, comprometidos com o crescimento do outro. Nosso trabalho, como educadores, é transformar vidas.

Essa, sem dúvida, será sempre nossa maior inspiração. Uma boa leitura a todos!

mind-lab.jpg
bottom of page