Educação e Informação

Como conseguir mais alunos: 10 dicas fundamentais para instituições de ensino

Como traçar ações realmente eficazes para conseguir mais alunos de forma sustentável?

O que levar em consideração na hora de planejá-las?

Primeiramente, é preciso reconhecer que o processo de captar alunos é complexo e exige ações de curto e longo prazo para o alcance de resultados duradouros.

Pensando nesse desafio enfrentado pelas instituições de ensino, reuni dicas fundamentais para te ajudar a potencializar a sua captação de alunos. Vamos conhecê-las?


1. Aposte em ações de geração de leads

Em resumo, a geração de leads é um processo essencial para a captação de alunos.

Como o próprio nome ressalta, geração de leads para IEs consiste em gerar contatos interessados para a base de dados da instituição. Esses contatos, posteriormente, serão classificados de acordo com o potencial de se tornarem alunos.

Esse processo baseia-se na utilização de informações importantes capazes de auxiliar a IE no mapeamento do perfil e comportamento dos seus potenciais alunos.

Dessa forma, torna-se possível oferecer o que é relevante ao potencial aluno, aumentando significativamente as chances de conversão.

2. Construa um eficiente fluxo de nutrição

Também chamado de fluxo de relacionamento, o fluxo de nutrição específico para instituições de ensino trata-se de uma comunicação direcionada aos interessados e/ou potenciais alunos. Em suma, o objetivo principal é levá-los a realizar uma ação específica.

Assim, é possível vincular informações relevantes para cada lead ou grupo de leads.



3. Invista em um processo de prospecção realmente direcionado

Resumidamente, a prospecção é a ponte entre as estratégias de crescimento da IE e a captação de novos alunos.

É primordial encará-la como uma forma de “abastecer” o Funil de Captação de Alunos da instituição. Isso porque, à medida que trabalha-se os potenciais alunos que estão percorrendo a Jornada de Compra Educacional, faz-se necessário conquistar novos leads. Desse modo, o funil continuará sendo alimentado e fluindo de forma natural.

Basicamente, a instituição pode prospectar de duas maneiras:

Prospecção Passiva (através do Inbound Marketing);

Prospecção Ativa (através do Outbound Marketing).

4) Preze pela cultura da excelência no atendimento

Que a cultura da excelência no atendimento é indispensável todos já sabemos. Mas como alinhar o time para isso é que pode ser o grande desafio.

Possuir ações práticas para manter um bom relacionamento com o aluno é imprescindível para o bom desempenho do seu time de captação.

Por isso, separamos 4 práticas para você:

- Invista em uma central de atendimento;

- Realize o atendimento humanizado;

- Construa relações empáticas;

- Crie soluções.

5) Pratique estratégias educacionais

A quinta dica de como conseguir mais alunos é investir em novas estratégias educacionais.

Se adaptar é fundamental e, muitas vezes sistematizar os processos de comunicação somente não é o suficiente, são necessárias mudanças nas ofertas. Ao colocar em prática novas estratégias educacionais, a instituição estará prezando pela melhoria de desempenho dos alunos, professores e demais funcionários. Além disso, estará criando ações eficazes de atração de potenciais alunos.

As estratégias de ensino-aprendizagem são dinâmicas e devem estar em constante evolução. Um bom exemplo é o ensino híbrido, no qual a instituição une o ensino presencial ao ensino a distância, maximizando, assim, a aprendizagem e as possibilidades de adesão pelos estudantes.

6) Conheça a realidade da sua instituição de ensino

Conhecer a realidade e o cenário no qual sua IE está inserida é essencial para exercer uma gestão educacional realmente efetiva. Ademais, através dessa análise, é possível identificar mais facilmente o que melhorar e quais as próximas ações a serem tomadas.

Portanto, tenha sempre em mãos informações importantes, tais como: a realidade dos seus alunos, localizações, situação familiar e faixa etária.

7) Transmita segurança

A segurança é um dos fatores que permitem trabalhar a permanência de alunos desde a captação, o que é muito importante para o futuro do aluno na instituição de ensino. Afinal, a captação é apenas um dos processos que demandam atenção.

8) Desenvolva uma abordagem para cada etapa do Funil de Captação

É crucial que a instituição, por meio da equipe de marketing, consiga desenvolver uma abordagem direcionada.

Mas como fazer isso?

Mediante a utilização do Funil de Captação. Assim, será possível compreender o momento de cada lead em sua Jornada de Compra Educacional. Ou seja, direcioná-lo a uma abordagem que ele esteja mais receptível no momento.

Por exemplo, se o lead ainda está nos estágios iniciais do funil, você deve encaminhá-lo um conteúdo mais abrangente e genérico. Dessa maneira, ele começará a ter as percepções iniciais da sua necessidade.

Igualmente, você deve identificar quando ele estiver nos estágios finais do funil e, então, direcioná-lo uma abordagem mais comercial.

9) Crie um senso de urgência

Este gatilho estabelece um prazo limite para a tomada de decisão. Com isso, os interessados são influenciados a fecharem negócio com a IE mais rapidamente.

Uma forma simples de fazer isso é utilizar CTA’s estratégicos em seu site e em suas redes sociais.

Veja alguns bons exemplos de CTA’s que cumprem essa função:



10) Utilize as redes sociais a seu favor

Usar, de forma estratégica, as redes sociais da sua IE é bastante vantajoso quando o assunto é como conseguir mais alunos.

Além disso, a sua utilização não limita-se apenas à atração e à captação de alunos. Ela também permite ganhar maior autoridade e, consequentemente, maior competitividade no mercado.

Tenha acesso a mais informações em: https://rubeus.com.br/blog/.


Braulio Vieira, CEO da Rubeus

22 visualizações
 
Categorias
Especial
A Pandemia do Novo Coronavirus e as Estratégias Educacionais
logho.png
Telefone:
(11) 5535-1397
Endereço:
Al. dos Pamaris, 308 - Moema - São Paulo - SP
CEP:
04086-020
WhatsApp:
(11) 96855-0247