A educação como alicerce para a descoberta de talentos
Por Wandreza Bayona, CEO do Instituto Ser+
A educação desempenha um papel fundamental no desenvolvimento dos jovens, ao proporcionar as ferramentas necessárias para a descoberta e o cultivo de talentos. Ela vai além de ser um simples processo de transmissão de conhecimento, pois é um pilar essencial para a formação de futuros profissionais de destaque, já que ajuda a identificar e apoiar o desenvolvimento de habilidades cruciais, preparando a juventude para um caminho promissor.
Convido os especialistas em responsabilidade social e os departamentos de recursos humanos das empresas a refletirem sobre o investimento na juventude. Integrar os jovens em seus planos estratégicos pode contribuir de forma abrangente para um mercado de trabalho que promova uma sociedade mais justa e inclusiva. No Instituto Ser+, nosso compromisso é capacitar e incentivar os jovens a alcançarem sucesso pessoal e profissional, e atuarem como protagonistas de suas próprias histórias. Ser um agente de transformação é necessário, especialmente diante dos dados alarmantes do Ministério do Trabalho e Emprego, que apontam que, no primeiro trimestre de 2024, cerca de 4,6 milhões de jovens entre 14 e 24 anos estavam fora da escola e do mercado de trabalho.
O autoconhecimento e a valorização das próprias capacidades são fundamentais para promover o desenvolvimento integral dos jovens. Quando esses elementos são integrados à educação e ao acesso a oportunidades, eles têm o poder de transformar vidas.
Programas de capacitação profissional e socioaprendizagem são ferramentas eficazes para manter os jovens engajados e preparados para o mercado de trabalho. A Lei da Aprendizagem, por exemplo, oferece aos adolescentes e jovens entre 14 e 24 anos a oportunidade de ingressar no mercado de trabalho por meio do programa Jovem Aprendiz, sem negligenciar seus estudos. Isso prepara os jovens para atuarem profissionalmente enquanto absorvem conhecimento teórico.
A colaboração entre escolas, instituições de ensino superior e empresas pode ampliar as oportunidades para os jovens se descobrirem e desenvolverem. Investir na juventude não apenas contribui para a sociedade, mas também resulta em um impacto positivo na formação de equipes altamente capacitadas, preparadas para a inovação e antenadas às tendências.
Investir em uma educação de qualidade, que valorize a individualidade e as potencialidades de cada aluno, colabora para construir uma sociedade mais justa e talentosa. Com o apoio adequado e acesso à educação, os jovens podem transformar seus sonhos em realidade, moldar seus projetos de vida e contribuir para o desenvolvimento do nosso país.
Sobre a autora:
Wandreza Bayona é CEO do Ser+, que desde 2014 atua na criação e desenvolvimento de oportunidades para a juventude, formada em Serviço Social pelo Centro Universitário FMU, com especialização em responsabilidade social corporativa e terceiro setor pela universidade FIA (Fundação Instituto de Administração) e LDR pela Saint Paul. Possui mais de 20 anos de experiência na área de Responsabilidade Social Corporativa, com foco em desenvolvimento e implantação de programas de RSC.
Comments