2014
Gestão pedagógica em Portugal e Espanha
A vivência experiencial da gestão educacional em países europeus
Objetivando proporcionar uma vivência de gestão pedagógica, por meio de experiência prática aos gestores educacionais brasileiros, no período de 26 de setembro a 04 de outubro a HUMUS levou a Portugal e Espanha um grupo de educadores de diversos estados brasileiros, ávidos por novos conhecimentos e em trazer ao Brasil uma visão inovadora, praticada em países de primeiro mundo, a fim de promover mudanças significativas em sua instituição e na vida sociocultural de seus alunos do presente e do futuro.
Desta forma, iniciou-se a Missão Internacional da HUMUS, com a promoção de intenso conteúdo pedagógico, por meio do Curso “O Desafio para as Escolas: A Melhoria Contínua dos Processos de Ensino e Aprendizagem (em Barcelona)”, liderado pelo Prof. Antoni Zabala – referência internacional na educação, e visitação às famosas e conceituadas instituições educacionais: Escola da Ponte e Colégio Sagrado Coração de Maria – Portugal e Escola Garbí Pere Vergés e Àgora Sant Cugat International School – Espanha.
O grupo de gestores pedagógicos chegou a Lisboa para a primeira etapa da viagem com muita energia. Nos dois primeiros dias no exterior (sábado e domingo), eles tiveram a oportunidade de realizar um belíssimo turismo, riquíssimo de cultura e beleza, facilitando ainda mais pela excelente localização do hotel escolhido.
Iniciando a programação científica da viagem, em 29/09, a priori, o grupo foi levado pela HUMUS a uma visita institucional a Escola da Ponte (em Santo Tirso) – idealizada pelo educador português José Pacheco - conhecida mundialmente por sua prática diferenciada de ensino. Os alunos se agrupam de acordo com seus interesses para desenvolver pesquisas. Existem ainda os estudos individuais e depois compartilhados com o grupo, sendo que o aluno pode pedir auxílio a qualquer professor da escola e, se este não consegue lhe responder, encaminha-o a outro que possa. Nesta escola tão diferenciada, é desenvolvida a autonomia, a responsabilidade, o respeito e a solidariedade, e todos, professores e alunos, levam este compromisso com muita seriedade.
Nesta primeira noite, o grupo foi reunido para um deliocioso jantar, tendo consigo a honra das presenças de Helena Gil - Diretoria de currículos do MEC de Portugal e Rosário Abreu - sócia-fundadora da OMEP - Organização Mundial da Educação Pré-escolar em Portugal. O encontro seguiu-se com muita interação, riquíssima troca de experiências e conhecimentos. Todos se deliciaram entre o prazer da companhia dos presentes e o divino jantar!
No dia seguinte, a HUMUS seguiu com o grupo para conhecerem o Colégio Sagrado Coração de Maria, pertencente ao Instituto das Religiosas do Sagrado Coração de Maria – em Lisboa. Uma escola bastante tradicional, que conta com a união de alunos, pais e professores objetivando sempre prestar auxílio a alguém com doações, entre outras ações. Trabalham com o ideal de despertar em seus alunos uma visão humana, da história e do universo, por meio de valores cristãos segundo o Evangelho.
Na sequência, o destino foi Barcelona, onde, no dia 01/10, as atividades se iniciaram com o Curso “O Desafio para as Escolas: A Melhoria Contínua dos Processos de Ensino e Aprendizagem”, aberto brilhantemente por Joaquim Prates – Prof. Catedrático de Didática da Universidade de Barcelona, abordando “O Sistema Educacional na Espanha”.
Na sequência ao Prof. Joaquim Prates, seguiram-se as ilustres presenças e palestras de:
- Eulália París – Responsável pela Direção Pedagógica das Escolas de Catalunya, abordando “Desenvolvimento de Habilidades para a Vida – Ação Tutorial / Acompanhamento de Alunos”.
- Pere Pujolàs – Prof. Catedrático da Universidade de VIC, tratando de “Metodologia: A Aprendizagem Cooperativa, a Atenção à Diversidade e a Participação dos Alunos na Construção do Conhecimento”.
- Lidia Samara e Marta Llop – Técnicas da Equipe de Suporte e Acompanhamento da Execução do Plano Estratégico para a Renovação e Melhoria do Sistema Educacional Andorrano, discorrendo sobre “Projetos Integrados e Oficinas”.
O segundo dia de curso foi iniciado com a belíssima palestra de Artur Noguero - Prof. Catedrático da Universidad Autónoma de Barcelona, falando sobre “Metodologia para o Desenvolvimento das Competências Básicas”. Após a sólida e muito bem embasada apresentação, houve grande interação do grupo, com importantes questionamentos seguidos de satisfatórios esclarecimentos.
E, finalmente, foi chegado o momento do curso mais esperado por todos: a palestra com Antoni Zabala – responsável pela maior transformação do sistema de ensino espanhol, pós-ditadura de Franco, tornando-se uma referência internacional na educação. Abordando majestosamente o tema “Inovação Educacional - Valores de Referência para a Tomada de Decisões sobre a Prática Educativa”, o grupo de gestores educacionais foi agraciado com uma intensa e significativa aprendizagem, trocas de experiências e muitas perguntas seguidas de respostas de uma visão educativa altamente diferenciada.
Finda a apresentação de Antoni Zabala, o grupo continuou a beber da fonte de um rico conhecimento sobre “Avaliação da Aprendizagem”, agora com a docente Neus Sanmartí - Prof. Catedrática Emérita do Departamento de Matemática e Ciências Experimentais da Facultad de Ciencias de la Educación da Universidad Autónoma de Barcelona.
Araceli Vendrell, Diretora de Comunicação do Colégio Montesserat, veio para finalizar o curso, discorrendo sobre a proposta pedagógica de sua conceituada escola, conhecida como o “colégio em que todos aprendem, escola tradicional e de referência na Espanha, com metodologia voltada para projetos, onde os alunos aprendem a planejar, trabalhar em grupo e estimular o raciocínio.
Na manhã seguinte, o grupo seguiu para à Escola Garbí Pere Vergés, com uma visão pedagógica muito interessante que foca na continuidade do projeto educacional fundado pelo professor e educador Pere Vergés i Farrés, buscando ensinar as pessoas a viverem valores e critérios de forma reflexiva, formando o aluno como indivíduo e parte integrante de uma comunidade, visando a promoção e avaliação das habilidades de cada um para superar suas limitações. Experiência belíssima!
E, para finalizar a parte prática do curso, a última escola visitada pelo nosso grupo de gestores educacionais na Espanha foi a esplêndida Ágora Sant Cugat International School, onde o ensino é voltado para a individualidade e cada dificuldade é trabalhada de forma personalizada para um melhor desenvolvimento dos alunos. Foi uma rica experiência, fechando com chave de ouro esta Missão Internacional da HUMUS na Europa!
Nesta última noite, para condecorar o sucesso da viagem, os gestores e a coordenção seguiram ao Palacio del Flamenco para assistir a um encantador show de Flamenco, seguido de um delicioso happy hour.
O Curso de Gestão Pedagógica em Portugal e Espanha, em definitivo, validado pelas avaliações do grupo, foi resultante de uma riqueza inestimável de conhecimentos e trocas de experiências. Todos já esperam ansiosos pela próxima edição, em 2015!