CURSOS INTERNACIONAIS

2011

As IES brasileiras rumo ao topo da educação mundial

Seminário Internacional no Reino Unido proporcionou aos gestores da educação superior brasileira a troca de experiências e o conhecimento de modelos de gestão e avaliação das instituições.

Durante o período de 03 a 11 de setembro, 35 gestores de instituições de educação superior de 07 estados do nosso país estiveram na Inglaterra para o I Seminário Internacional em Gestão Universitária e Avaliação, realizado pela HUMUS Consultoria, em parceria com o Centro Universitário São Camilo-SP.

Foi uma rica programação, incluindo dois dias de seminário no IOE (Institute of Education, da University of London) e visitas técnicas à University of Cambridge e à University of Oxford (respectivamente, 1ª e 6ª melhores universidades no ranking mundial).

A tradição e a experiência das instituições de Ensino Superior britânicas, priorizando, através dos séculos, o aprendizado e experiências, gerando assim resultados excelentes, de acordo com a Ouvidora Geral, Luciana Bertachini, foi o ponto alto da viagem.

O Seminário teve como objetivo apresentar às instituições brasileiras, os modelos de Gestão e de Avaliação Institucional de três das melhores universidades do mundo, propiciando assim a troca de experiências e o aperfeiçoamento da educação superior no Brasil.

A viagem contou ainda com um encontro com líderes da educação superior do Japão, que puderam compartilhar um pouco de suas práticas de sucesso.

Para a Assessora da Diretoria da Faculdade de Direito de Varginha (FADIVA), Brígida Paiva, esta foi uma grande oportunidade para agregar conhecimentos e realizar networking, além de visitar um país de primeiro mundo. “Poder frequentar os cursos e as visitas técnicas foram de grande validade, tendo em vista não somente o conteúdo acadêmico, mas a troca de experiências e análises entre as diferentes realidades fáticas, além da inesquecível oportunidade de convivência com o grupo, a relevante vivência cultural e os gratificantes, embora efêmeros, momentos de lazer. Valeu por cada minuto vivenciado! Contem comigo em 2012!” comentou.